Brasil,

Dezembro Laranja: tudo que você precisa saber sobre câncer de pele

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Grasiela Caldeira
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Quais os tipos? Como identificar os sinais? Tem tratamento? Como se prevenir? O dermatologista Felipe Yazawa, da Cia. da Consulta, explica

O câncer de pele é o tipo da doença mais incidente no Brasil, com cerca de 180 mil novos casos no ano. Por isso, desde 2014, a Sociedade Brasileira de Dermatologista (SBD) promove o Dezembro Laranja. Este ano, o foco da campanha são os principais sinais do câncer de pele para o diagnóstico e tratamento precoces.

É importante saber que existem vários tipos de câncer. Os mais conhecidos são o Melanoma, Carcinoma Basocelular (CBC) e Carcinoma Espinocelular (CEC). O dermatologista Felipe Yazawa, da Cia. da Consulta, explica que muitas vezes é difícil diferenciar as lesões. “Geralmente se apresentam como pintas que mudam de coloração ou sangram, machucados que não cicatrizam.” Além disso, os três tipos podem aparecer em qualquer lugar do corpo. “O CBC e o CEC tendem a surgir em regiões mais fotoexpostas, como rosto e braços, e o Melanoma em locais de trauma, mas todos podem fugir à regra.”

Para identificar um câncer de pele, independentemente do tipo, é importante ficar atento ao ABCDE dos sinais na pele: assimetria, bordas, coloração, dimensão e espessura. Uma pinta alterada tem uma metade diferente da outra, bordas indefinidas, várias cores, maior que 5mm e muda rapidamente de tamanho. “Toda vez que notar algumas dessas alterações, é importante buscar uma avaliação mais detalhada”, afirma Yazawa.

O Melanoma é o câncer de pele com maior letalidade e risco de metástases, isto é, processo em que a doença se espalha para outras partes do corpo. No entanto, todos os tipos de câncer, se diagnosticados precocemente, oferecem um bom prognóstico e um tratamento menos agressivo ao paciente. “Quanto mais cedo o diagnóstico é feito, melhor o prognóstico de tempo livre de lesões e muitas menos agressivo pode ser o tratamento.”

Segundo o médico, o tratamento depende do tipo de câncer e seu subtipo. “É como se cada câncer tivesse um sobrenome. O Melanoma, por exemplo, pode se apresentar como extensivo superficial, nodular, lentigo, maligno, entre outros. Essa avaliação, feita por uma biópsia, auxiliará o médico na decisão da conduta mais adequada.” Os tratamentos são diversos. “Podemos citar alguns, como remoção cirúrgica, curetagem, radioterapia e medicações biológicas.”

O especialista alerta sobre as formas de prevenção: “Muito cuidado ao de expor ao sol. Faça o uso adequado do protetor solar, e, se possível, vista roupas com tecnologia de bloqueio à radiação ultravioleta (UV).”

Sobre a Cia. da Consulta

A Cia. da Consulta é uma rede de clínicas independente que oferece serviços integrados com alta tecnologia e qualidade médica, relacionando consultas, exames e cirurgias em um único lugar. Disponibiliza mais de 38 especialidades médicas, como Cardiologia, Ginecologia, Dermatologia e Oftalmologia, além de 2000 exames laboratoriais e de imagem. A empresa já possui oito unidades na cidade de São Paulo e Região Metropolitana.

Site: http://ciadaconsulta.com.br/
Facebook: https://www.facebook.com/ciadaconsulta/
Instagram: @cia.daconsulta


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar