Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Desengasgador para primeiros socorros evita mortes por asfixia em crianças

Dispositivo funciona por meio de uma exclusiva e patenteada válvula que cria o vácuo para a sucção do corpo estranho preso nas vias aéreas

Uma das principais causas de mortes acidentais em crianças é a asfixia por objetos ou alimentos. Fatores como o controle inadequado da deglutição, dificuldade de mastigação, além da falta de conhecimento ou curiosidade, tornam o público infantil mais propenso ao incidente. O ambiente escolar, restaurantes e residências são locais onde a asfixia infantil é mais recorrente.

Com o objetivo de reduzir o número de mortes causadas por engasgamento, chega ao Brasil o LifeVac, primeiro desengasgador para primeiros socorros que evita a asfixia por OVACE – Obstrução das Vias Aéreas por Corpo Estranho (objetos ou alimentos). O dispositivo, criado nos Estados Unidos, já foi aprovado e liberado pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

De aparência semelhante a um desentupidor, ele funciona por meio de uma exclusiva e patenteada válvula que cria o vácuo para a sucção do corpo estranho preso nas vias aéreas. LifeVac é de fácil manuseio, após a leitura do tutorial, que orienta passo a passo como e em qual momento usar, até mesmo uma pessoa leiga poderá utilizá-lo em uma emergência.

De acordo com os dados do Ministério da Saúde, relativos ao ano de 2010, ocorreram 3.412 mortes por esse motivo. Segundo o trabalho da autora Sara de Souza Rodrigues, ”Emergências Pediátricas em Obstrução de Vias Aéreas Superiores”, em 2012, 1,2 milhão de atendimentos pediátricos foram realizados devido a este tipo de incidente e, ainda conforme os dados do Ministério da Saúde, publicados no site da ONG Criança Segura, a incidência de óbitos causados por OVACE está na contramão dos demais índices que avaliam a segurança infantil: morte no trânsito, queimaduras e afogamentos apresentaram redução significativa ao longo dos últimos anos, enquanto a asfixia por OVACE não segue essa tendência.

O cenário é agravado com a demora da chegada do socorro, que pode levar em média, 36 minutos. Em casos de asfixia por OVACE, danos cerebrais permanentes podem ocorrer já a partir do quarto minuto, e o óbito em torno de 10 minutos. Nessa situação, prestar os primeiros socorros antes da chegada do serviço de emergência pode fazer a diferença na hora de salvar uma vida.

No Brasil, está em vigor, desde outubro de 2018, a Lei 13.722, que torna obrigatória a capacitação em primeiros socorros de professores e funcionários de estabelecimentos de ensino da educação básica e recreação infantil. Essa lei veio dar cobertura nacional à Lei 15.595 de maio de 2018, do município de Campinas (SP). Batizada como Lei Lucas, a norma faz alusão ao caso do menino Lucas Zamora, de 10 anos, vítima fatal de engasgo ao comer um cachorro-quente durante uma excursão escolar, em 2017.

“Além de ser uma inovação única, eficaz e segura, enxergamos LifeVac como uma possibilidade de alertar e divulgar sobre a importância da informação e treinamento em primeiros socorros no Brasil, o que ajudará a salvar muitas vidas. Esse será o foco do nosso trabalho de comunicação”, afirma Marcelo Sanglard, diretor de Marketing e Vendas da R9C Sterifarma, empresa responsável por comercializar o produto no Brasil.

De acordo com o coordenador de Treinamento em Emergências Cardiovasculares da Sociedade Brasileira de Cardiologia, Dr. Sérgio Timerman, o LifeVac será capaz de salvar muitas vidas devido à sua simplicidade. “Cada minuto que passa numa asfixia que leva a uma parada cardíaca, são 10% a menos de chance de se salvar a vítima de engasgo”, alerta.

O dispositivo já é comercializado no site www.lifevac.com.br e, em breve, nas grandes redes de farmácias do Brasil. O preço unitário do equipamento, com duas máscaras (uma infantil e outra adulta), está em torno de R$ 650,00, e pode ser parcelado na compra pelo site. Estabelecimentos comerciais e de ensino poderão realizar a compra diretamente com a empresa.

Sobre a R9C Sterifarma

A R9C Sterifarma é um novo grupo na área da saúde que já nasce com raízes bem fundadas: ele é o resultado da união entre duas empresas de um grupo tradicional na área hospitalar. A Sterifarma atua há mais de duas décadas no mercado hospitalar e inventou o conceito de “kits estéreis para cirurgia”, diminuindo consideravelmente a incidência de uma das maiores preocupações nos hospitais: as infecções. Já a R9C Saúde foi fundada há quatro anos com a missão de trazer ao mercado um portfólio inovador no tratamento da dor e na recuperação de lesões musculoesqueléticas. A R9C Sterifarma tem como principais produtos Genacol, Tanyx e Physicool no segmento de produtos de consumo, e HemaClear no segmento Hospitalar.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS