Brasil,

Câncer de Pele, proteja-se!

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Fabricio González Villar
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

O câncer da pele é um tumor formado por células da pele que sofreram uma mutação e que se multiplicam de maneira desordenada e anormal, dando origem a um novo tecido (neoplasia). Entre as causas que desencadeiam esta transformação celular, a principal é a exposição prolongada e repetida à radiação ultravioleta do sol.

O câncer da pele atinge principalmente as pessoas de pele branca, que se queimam com facilidade. A maioria das lesões localiza-se nas áreas expostas ao sol, daí a associação da exposição solar ao surgimento do tumor. Por isso, a proteção solar é a principal forma de prevenção da doença.

São três os tipos mais frequentes de câncer de pele e eles se originam de diferentes células que compõem a pele: o carcinoma basocelular, carcinoma espinocelular e o melanoma, que diferem em aparência, grau de malignidade e tipo de tratamento.

- Carcinoma Basocelular

Originado das células da camada basal, é o mais frequente e o de menor potencial de malignidade. Seu crescimento é lento e muito raramente se dissemina à distância. Sua ocorrência é mais comum após os 40 anos de idade, em pessoas de pele clara, e seu surgimento tem relação direta com a exposição sistemática da pele à radiação solar durante a vida. A proteção solar é a melhor forma de prevenir o seu surgimento.

Manifestações clínicas

A maioria das lesões aparece na face. Em geral começa com uma pequena lesão elevada, de cor rósea ou translúcida e aspecto perolado, liso e brilhante, com finos vasos sanguíneos na superfície e que cresce progressiva e lentamente. Na sua evolução pode ulcerar (formar ferida) ou sangrar devido a pequenos traumatismos (como o roçar da toalha de banho), podendo, com isso, apresentar uma crosta escura (sangue coagulado) em sua superfície.

Tratamento

O tratamento do Carcinoma Basocelular é, na maioria das vezes, cirúrgico; para a retirada completa da lesão com margem de segurança. O tumor também pode ser tratado pela criocirurgia com nitrogênio líquido. Alguns tipos superficiais podem ser tratados pela terapia fotodinâmica ou com modificador da resposta imunológica local chamado imiquimod.

- Carcinoma Espinocelular

Originado das células da camada espinhosa, tem crescimento mais rápido e podem gerar metástases à distância. É bem menos frequente que o carcinoma basocelular. Pode surgir em áreas de pele sadia ou previamente comprometidas por algum outro processo, como cicatrizes de queimaduras antigas, feridas crônicas ou lesões decorrentes do efeito cumulativo da radiação solar sobre a pele, como as ceratoses actínicas. É comum o surgimento em áreas de mucosa aparente, como a boca ou o lábio. A proteção solar é a melhor forma de prevenir o seu surgimento, pois sua localização mais frequente é em áreas da pele expostas continuamente ao sol.

Manifestações clínicas

As lesões atingem principalmente a face e a parte externa dos membros superiores. Surgem pequenas, endurecidas e têm crescimento rápido, podendo chegar a alguns centímetros em poucos meses. Crescem formando lesões elevadas ou vegetantes (aquelas com aspecto de couve-flor). É frequente ocorrer ulceração (formação de feridas) com sangramento. O carcinoma espinocelular pode produzir metástases, quando células do tumor se deslocam para outros locais. É, portanto, fundamental o diagnóstico e tratamento precoce para evitar o comprometimento de outros órgãos, o diminui as chances de cura.

Tratamento

O tratamento do Carcinoma Espinocelular é cirúrgico, através da retirada total da lesão e deve ser realizado o mais precocemente possível, para evitar a ocorrência de metástases.

- Melanoma

Originado das células que produzem o pigmento da pele (melanócitos), é o câncer de pele mais perigoso. Frequentemente gera metástases para outros órgãos, sendo de extrema importância o diagnóstico precoce para a sua cura.

O Melanoma pode surgir a partir da pele sadia ou a partir de sinais escuros (os nevos pigmentados). Apesar de ser mais frequente nas áreas da pele expostas ao sol, o Melanoma também pode ocorrer em áreas de pele não expostas. Pessoas que possuem sinais escuros na pele devem se proteger dos raios ultravioleta do sol, que podem estimular a sua transformação em melanoma.

Manifestações clínicas

O Melanoma inicia-se como uma lesão escura que aumenta de tamanho em extensão e/ou profundidade, com alteração de suas cores originais, surgimento de pontos pigmentados ao redor da lesão inicial, ulceração (formação de ferida), sangramento ou sintomas como coceira, dor ou inflamação.

Na fase inicial, o Melanoma está restrito à camada mais superficial da pele, época ideal para realização do diagnóstico e tratamento, pois nesse período ainda não ocorre a disseminação de células tumorais à distância (metástase) e a retirada completa do tumor tem altos índices de cura. Algumas características das lesões pigmentadas sinalizam para a sua possível malignidade; é o ABCD do Melanoma:

• Assimetria: formato irregular
• Bordas irregulares: limites externos irregulares
• Coloração variada: diferentes tonalidades de cor
• Diâmetro: maior que 6 milímetros

Sinais escuros que começam a adquirir características como estas acima podem estar se transformando em um Melanoma, principalmente se estiverem em áreas de exposição contínua ao sol. A proteção solar é a melhor forma de prevenir o surgimento do Melanoma Maligno.

Além disso, as alterações em sinais antigos, como: mudança da cor para mais escuro ou mais claro, aumento de tamanho, sangramento, coceira, inflamação ou surgimento de áreas pigmentadas ao redor do sinal necessitam da avaliação por um especialista.

Tratamento

O tratamento do Melanoma Maligno é cirúrgico e deve ser realizado o mais precocemente possível. O diagnóstico e o tratamento precoce são fundamentais para a cura.

Faça uma visita anual ao dermatologista para avaliação da sua pele e tratamento de eventuais lesões pré-cancerosas.

A Dra. Anelise Ghideti (CRM 109.432), da AE Skin Center, é dermatologista formada pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo; Membro efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e Médica colaboradora no Ambulatório de Doenças das Unhas no Departamento de Dermatologia do Hospital das Clínicas da FMUSP.

www.aeskincenter.com.br


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar