Brasil, 19 de Janeiro de 2020

TOKIO MARINE SEGURADORA

Como evitar inflamação na gengiva?

Inchaço e vermelhidão na gengiva é mais frequente do que se imagina e atinge um a cada dois adultos

Conhecida como gengivite, a inflamação na gengiva é uma doença que afeta as estruturas adjacentes aos dentes, sendo uma das principais causas da perda dentária. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), estima-se que 90% da população mundial tenha problemas com inflamação na gengiva, geralmente ocasionados pela má escovação. Por isso, o Dr. Fábio Bibancos – ortodontista e consultor da GUM, marca americana de cuidado bucal, que chegou há pouco no Brasil – explica as causas e consequências da doença, além de dar dicas para evitá-la.

“Um dos fatores responsáveis por essa inflamação é a concentração de placa bacteriana que acontece quando restos de alimentos se acumulam no dente, que por sua vez estão em contato com a gengiva”, explica.

Além disso, a doença tem diferentes graus de gravidade: o estágio inicial é a gengivite, na qual a inflamação atinge somente a gengiva e o tratamento é simples. Nos quadros mais graves, a inflamação alcança os tecidos ósseos, passando a ser chamada de periodontite, nesse estágio o tratamento é a única opção para evitar a perda dentária.

Os sinais mais comuns para identificar uma inflamação na gengiva são:

Mucosas sensíveis e fortemente avermelhadas

Uma gengiva saudável tem uma cor mais próxima ao rosa claro, quando notar a região em tons mais avermelhados, provavelmente, é o início de uma inflamação.

Sangramentos ao escovar os dentes ou passar o fio dental

Muita gente pensa que o sangramento acontece por ter machucado a gengiva com a escova ou fio, mas geralmente ele ocorre como sintoma da inflamação, sinalizando a necessidade de melhor higienização neste local e passar em consulta com o dentista.

Dentes frágeis e com pouca sustentação

Dentes saudáveis não tem nenhuma mobilidade, por isso se algum dente apresentar possibilidade de movimento pode ser sinal de periodontite. Isso acontece porque o osso que circunda o dente já foi prejudicado.

Mau hálito

Mau hálito também pode representar um indício porque as bactérias acumuladas promovem mau odor.

Diante de qualquer desses sintomas é recomendado ir a um periodontista, para um diagnóstico completo. “É um mal silencioso, por isso a necessidade de estar sempre atento a saúde bucal”, alerta o Dr. Fábio Bibancos.

Para evitar a doença, o ortodontista indica atenção redobrada aos hábitos de higiene bucal, com escovação 3 vezes ao dia, uso do fio dental diariamente ou palitos interdentais e enxaguante bucal.

Dr. Fabio Bibancos – Consultor da GUM

instagram.com/fabiobibancos

Sugestão de produtos

Soft-Picks GUM

Os Soft-Picks auxiliam a eliminar bactérias e restos de alimentos entre os dentes, contribuindo para manter o sorrido saudável e livre de inflamações, como a gengivite. Estão disponíveis em embalagem com 15 unidades e 40 unidades, incluso um estojo portátil.

Sobre a GUM®

Lançada há 50 anos nos Estados Unidos, a GUM® é a principal marca de cuidado bucal da Sunstar, empresa de origem japonesa e sediada na Suíça, que está presente em mais de 90 países ao redor do mundo e é reconhecida pela fabricação e distribuição de produtos inovadores para saúde bucal. No Brasil desde 2014, o portfólio GUM® conta com linhas diferenciadas para cuidado bucal diário e especializado. A marca atua em quatro categorias: limpeza interdental, linha ortodôntica, adulta e infantil, e seus produtos podem ser encontrados nos principais mercados e farmácias do país. Na América Latina, a Sunstar possui ainda operação direta no México, Argentina e Colômbia, além de ampla distribuição nos demais países em que atua.

latam.gumbrand.com
instagram.com/gum.brasil
facebook.com/sunstargumbr



Publicidade



Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: Comentários com Link são bloqueados automaticamente (Comments with Links are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS