Brasil,

3 mudanças estéticas e funcionais que ocorrem após a cirurgia de rinoplastia

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Maria Claudia Amoros
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

3 mudanças estéticas e funcionais que ocorrem após a cirurgia de rinoplastia

Cirurgião plástico Dr. Mário Farinazzo explica o que esperar após o procedimento que visa alterar o formato, tamanho e aparência do nariz.

Uma das reclamações mais comuns em consultórios de cirurgia plástica é com relação ao nariz. Sendo assim, a rinoplastia figura entre as cirurgias plásticas mais realizadas no Brasil, seja para corrigir o formato do nariz ou tratar disfunções respiratórias, como o desvio de septo. “A rinoplastia é o procedimento que altera a estética do nariz através da manipulação de estruturas como cartilagem, osso e pele, visando proporcionar um aspecto natural e conferir harmonia à face. Com a rinoplastia, é possível alterar o tamanho ou formato do nariz, mudar a largura das narinas, realinhar o ângulo entre o nariz e o lábio superior e até mesmo resolver problemas respiratórios”, explica o cirurgião plástico Dr. Mário Farinazzo, membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e Chefe do Setor de Rinologia da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). No entanto, muitas pessoas ainda possuem receio de realizar a cirurgia por ficarem inseguros com a forma como o procedimento afetará sua aparência e estilo de vida. Para ajudar a diminuir tais inseguranças, o especialista apontou quais são os resultados estéticos e funcionais esperados após a cirurgia de rinoplastia. Confira:

- Harmonia facial: O objetivo do médico com a cirurgia de rinoplastia é obter maior harmonia facial. O nariz possui grande influência sobre a harmonia do rosto. Porém, outras estruturas da face, como a testa e o queixo, também podem alterar a harmonia facial e a forma como percebemos o nariz. Logo, o cirurgião plástico focará o procedimento na melhora da harmonia facial como um todo, levando em consideração não apenas o nariz, mas também queixo e testa. “Dessa forma, a rinoplastia é um procedimento individualizado que pode sofrer várias mudanças de caso para caso. Logo, não adianta levar ao consultório a foto de uma celebridade e pedir para que seu nariz fique exatamente igual ao dela. Nem sempre o nariz dessa celebridade é o ideal para o rosto da paciente. A foto é válida, mas apenas como ilustração. O recomendado é que você converse com o médico e, juntos, discutam as melhores formas de abordar o procedimento no seu caso”, completa o especialista.

- Nova forma nasal: A mudança mais esperada pelos pacientes está relacionada à forma nasal, que será alterada pelo cirurgião levando em consideração uma série de fatores, incluindo o desejo do paciente, a harmonia da face e as possibilidades cirúrgicas de acordo com cada caso. “Entre as alterações que podem ser realizadas durante a rinoplastia estão a redução do tamanho e largura do nariz, afinamento da ponta nasal, mudanças na asa nasal e narinas e aumento do nariz por meio do uso de enxertos e diminuição do osso do dorso nasal”, destaca o Dr. Mário. Porém, de acordo com o médico, essas mudanças são muito particulares e podem mudar de caso para caso, visto que estão diretamente relacionadas com o objetivo do procedimento e a maneira como a cirurgia será realizada. “Logo, é fundamental que tais modificações sejam debatidas entre o paciente e o cirurgião para garantir que as expectativas de ambos estejam alinhadas e, dessa forma, o paciente não se decepcione com a cirurgia.”

- Respiração: Além das mudanças estéticas, a rinoplastia também pode causar alterações funcionais, principalmente relacionadas à respiração. Tal mudança é especialmente perceptível quando a rinoplastia é associada à septoplastia, que consiste na correção do desvio do septo. “É comum que os pacientes acreditem que a rinoplastia causará uma maior dificuldade na respiração, o que não é verdade. O que acontece é que, após a cirurgia, as estruturas nasais e faciais ainda estão inchadas, prejudicando assim a passagem de ar. Porém, após esse período de inchaço, o normal é que o paciente comece a respirar ainda melhor do que antes”, afirma o cirurgião plástico.

Além dessas mudanças, o paciente também deve levar em conta que a rinoplastia, assim como qualquer outro procedimento cirúrgico, resulta em cicatrizes. Porém, a visibilidade dessa cicatriz dependerá da técnica utilizada pelo cirurgião para realização do procedimento. “Na rinoplastia aberta, onde o cirurgião ergue a pele do nariz para que as estruturas internas se tornem visíveis, a cicatriz é mais perceptível, principalmente no tecido que divide as narinas, chamado de columela, pois é onde a incisão é realizada. Já na rinoplastia fechada todos os cortes são feitos dentro do nariz e é através dessas incisões internas que o cirurgião esculpe e modela os tecidos, resultando então em cicatrizes menos perceptíveis”, destaca o médico. “Existe ainda a cirurgia de rinoplastia preservadora, técnica moderna que, além de não deixar cicatrizes aparentes, oferece a possibilidade da realização de retoques futuros sem a complexidade de outros métodos.”

E as mudanças não ocorrem apenas no sentido estético e funcional, devendo ocorrer também no estilo de vida do paciente, principalmente durante o período que procede a cirurgia. Isso por que, após a cirurgia, a região nasal fica sensibilizada, exigindo uma série de cuidados por parte do paciente durante o período de recuperação, que pode levar de 6 a 12 meses. “Após a rinoplastia, o paciente deve tomar cuidados como aplicar compressas frias na região por três dias, evitar alimentos ricos em sal e gordura, suspender a ingestão de cafeína e não assoar o nariz por duas semanas, evitar esforço físico e exposição solar desprotegida e dormir sempre de barriga para cima, além de comparecer às consultas de retorno e seguir atentamente as recomendações de seu médico”, finaliza o Dr. Mário Farinazzo.

MÁRIO FARINAZZO: cirurgião plástico, membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e Chefe do Setor de Rinologia da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Formado em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), o médico é especialista em Cirurgia Geral e Cirurgia Plástica pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Professor de Trauma da Face e Rinoplastia da UNIFESP e Cirurgião Instrutor do Dallas Rinoplasthy™ e Dallas Cosmetic Surgery and Medicine™ Annual Meetings. Foi coordenador da equipe de Cirurgia Plástica do Hospital Municipal Arthur Ribeiro de Saboya-SP até junho 2019 e opera nos Hospitais Sírio, Einstein, São Luiz, Oswaldo Cruz, entre outros. www.mariofarinazzo.com.br


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar