Brasil,

HDT alerta sobre psoríase

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Patrícia Borges
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Foto: Divulgação Foto: Divulgação

Ainda sem cura e que atinge mais de cinco milhões de pessoas no Brasil, a psoríase é uma doença crônica, inflamatória, autoimune, que causa lesões avermelhadas e descamativas na pele. No dia 29 de outubro é celebrado o Dia Nacional de Combate à Psoríase, uma doença ainda desconhecida pela população e que necessita de compartilhamento de informações para incentivar a busca por auxílio médico.

A dermatologista do Hospital Estadual de Doenças Tropicais Dr. Anaur Auad (HDT), Mirian Castilho, explica que apesar da psoríase não ser uma doença contagiosa ela afeta a autoestima e a qualidade de vida do paciente. “A causa da enfermidade é genética, mas fatores ambientais e psicológicos, estresse, o uso de certos medicamentos, exposições ao frio e desequilíbrio imunológico acabam agravando a doença”.

Tipos de psoríase

Psoríase em placas – É a forma mais comum da doença, caracterizada por lesões de tamanhos variados, delimitadas e avermelhadas, com escamas secas esbranquiçadas ou prateadas que surgem no couro cabeludo, joelhos e cotovelos;

Psoríase invertida - Lesões mais úmidas, localizadas em áreas de dobras como couro cabeludo, joelhos e cotovelos;

Psoríase gutata – Pequenas lesões localizadas, em forma de gotas, associadas a processos infecciosos. Geralmente, aparecem no tronco, braços e coxas (bem próximas aos ombros e quadril) e ocorrem com maior frequência em crianças e adultos jovens;

Psoríase eritrodérmica – Lesões generalizadas em 75% ou mais do corpo;

Psoríase ungueal – Surgem depressões puntiformes ou manchas amareladas principalmente nas unhas das mãos;

Psoríase artropática - Pode estar associada a comprometimento articular. Surge de repente com dor nas pontas dos dedos das mãos e dos pés ou nas grandes articulações como a do joelho;

Psoríase pustulosa – Aparecem lesões com pus nos pés e nas mãos (forma localizada) ou espalhadas pelo corpo;

Psoríase palmo-plantar – As lesões aparecem como fissuras nas palmas das mãos e solas dos pés.

Tratamento

A médica destaca que a psoríase é uma doença que não tem cura e não possui uma forma de prevenção. “Existem tratamentos e formas de controlar a reincidência. Em casos leves e moderados, a doença pode ser controlada com uso de medicação local, hidratação da pele, e exposição moderada ao sol”.

A psoríase não acomete apenas a pele, pois em alguns casos pode comprometer as articulações, necessitando de um tratamento específico. Além disso, pessoas portadores de psoríase possuem uma chance maior de apresentar outras doenças, como diabetes, hipertensão arterial e obesidade.

Dra. Mirian Castilho ainda ressalta que a doença pode se agravar de acordo com fatores psicológicos e sociais. “É importante que o paciente não se desgaste emocionalmente, evite passar por estresse, mantenha uma vida social e sempre procure ajuda médica, além de manter um acompanhamento psicológico”.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar