Primeira “Praça da Cidadania”, doada pela EMS, é inaugurada em Santo André (SP)

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Gabriela Rossi
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde

Iniciativa do Fundo Social de São Paulo, do governo paulista, planeja construir espaços coletivos destinados a comunidades em várias cidades do Estado com a ajuda da iniciativa privada

A EMS, maior laboratório farmacêutico no Brasil, doou a 1ª “Praça da Cidadania”, construída pela empresa no município de Santo André e inaugurada no último domingo (27), como parte do projeto do Fundo Social de São Paulo (Fussp), do Governo do Estado. A iniciativa, que tem a sustentabilidade como conceito determinante, é direcionada à criação de espaços integrados de lazer, capacitação profissional e geração de renda para a população em diversas cidades paulistas, por meio de parceria público-privada. A cerimônia de inauguração contou com a participação da companhia; do governador João Doria; da primeira-dama do Estado de São Paulo e presidente do Conselho do Fundo Social de São Paulo, Bia Doria; do prefeito de Santo André, Paulo Serra; do presidente executivo do Fussp e idealizador do projeto, Filipe Sabará; de um representante da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU); e da população local.

O bairro Jardim Santo André foi o escolhido para receber a primeira obra, instalada em um terreno de 6 mil metros quadrados aproximadamente, que será utilizada por cerca de 30 mil pessoas, segundo a Prefeitura do município.

A “Praça da Cidadania” tem como pilar um novo conceito de convivência coletiva e revitalização urbana, pautado por questões sustentáveis que englobam os três “Es”: Ecologia, Educação e Empreendedorismo. Cada espaço entregue contará com quadra poliesportiva, vestiários, pista de caminhada, equipamentos de ginástica, horta social e jardinagem, e parque infantil, além dos cursos de qualificação profissional, de uma estação de gestão de resíduos, reservatório de água da chuva para reúso e biodigestores para tratamento de esgoto, que também são parte do escopo e contribuirão para que o funcionamento da praça seja ecologicamente correto.

Serão disponibilizadas 609 vagas para que pessoas com mais de 16 anos possam participar dos cursos, ministrados pelo Fussp, com previsão de início no próximo mês. Os alunos poderão escolher entre Moda, Beleza, Gastronomia, Bioconstrução e Informática e, mais do que aprender uma nova profissão, serão orientados sobre como empreender.

“Para nós, da EMS, saúde também se promove com acesso ao esporte e lazer. E é motivo de muito orgulho poder participar de uma ação tão significativa para a população, que vai trazer, a um só tempo, benefícios concretos para a qualidade de vida de crianças, adolescentes e adultos. Mais especial ainda é o fato de a primeira Praça da Cidadania ser na cidade de Santo André, onde foi instalada na década de 1950 a Farmácia Santa Catarina, que daria origem à EMS. Temos uma grande gratidão por esse município que tão bem acolheu o nosso fundador, Emiliano Sanchez, e o seu sonho de promover bem-estar”, afirma Marcus Sanchez, vice-presidente Institucional da EMS. “Seguimos, desde aquela época, com a missão de cuidar das pessoas e esperamos cada vez mais poder colaborar com propostas tão extraordinárias quanto essa, mantendo o nosso histórico de investimento em responsabilidade social pelo Estado de São Paulo, pelo Brasil e pelo mundo”, afirma Sanchez.

A gestão do espaço será de responsabilidade de um Conselho Gestor, formado por comunidade, Fundo Social de São Paulo, CDHU e Prefeitura local. Mais três espaços como esse devem ser inaugurados em 2020, pelo governo paulista, na capital e no interior do Estado.

Apoio a ações sociais

A EMS mantém um histórico de incentivo a programas sociais pela sua comunidade, pelo Brasil e também pelo mundo, atuando com diversos públicos, sempre com transparência, respeitando a sociedade e colaborando para a melhoria das condições sociais, culturais, esportivas e ambientais em suas parcerias, ampliando o acesso a experiências que promovam bem-estar, saúde e qualidade de vida. Em Hortolândia, onde está instalado o seu complexo industrial, a empresa mantém, por exemplo, a EMEI (Escola Municipal de Educação Infantil) Emiliano Sanchez, em parceria com a Prefeitura local, oferecendo educação de qualidade, em período integral, para 210 crianças de quatro meses a cinco anos de idade, incluindo filhos de colaboradoras e crianças da comunidade. Também na cidade, a EMS é patrocinadora do Projeto “JR’s Tênis para Todos”, que oferece, uma vez por semana, em espaços disponibilizados pelo município, aulas gratuitas do esporte a dois grupos de cerca de 50 crianças e adolescentes cada, regularmente matriculados em escolas públicas da cidade. No Nordeste, a EMS é parceira desde 2006 do Instituto Qualidade no Ensino (IQE), que beneficia diretamente milhares de estudantes de cidades de Recife por meio da capacitação de professores em Português e Matemática. Já o apoio ao Projeto Guri, um programa de iniciação musical gratuita para crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos, é mantido desde 2015. Ainda, a EMS firmou parceria, em 2017, com a Organização Mundial da Saúde (OMS) para a erradicação da bouba no planeta, levando para cada vez mais longe a sua missão de cuidar das pessoas.

Sobre a EMS

Maior laboratório farmacêutico no Brasil, líder de mercado há 13 anos consecutivos, pertencente ao Grupo NC. Com 55 anos de história e cinco mil colaboradores, atua nos segmentos de prescrição médica, genéricos, medicamentos de marca, OTC e hospitalar, fabricando produtos para praticamente todas as áreas da Medicina. Tem presença no mercado norte-americano por meio da Brace Pharma, empresa com foco em inovação radical. A EMS também investe consistentemente em inovação incremental, em genéricos de alta complexidade e é uma das acionistas da Bionovis, de medicamentos biotecnológicos – considerados o futuro da indústria farmacêutica. A empresa possui unidades produtivas em Jaguariúna (SP); em Brasília (DF); em Hortolândia (SP), onde funcionam o complexo industrial, incluindo o Centro de Pesquisa & Desenvolvimento, um dos mais modernos da América Latina, e a unidade totalmente robotizada de embalagem de medicamentos sólidos; e conta também com a Novamed, localizada em Manaus (AM), uma das maiores e mais modernas fábricas de medicamentos sólidos do mundo. A EMS exporta para mais de 40 países - www.ems.com.br.