Brasil,

Como manter os cabelos bonitos durante a malhação? Saiba quais cuidados capilares devem ser adotados no pré e pós treino

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Gabriella Visciglia
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Muitas vezes, a rotina corrida em conjunto com a prática de exercícios físicos diários pode fazer com que os fios fiquem opacos e sem vida

Ao fazer caminhadas, correr ao ar livre ou ir à academia, as mulheres possuem o hábito de prender os cabelos para diminuir a sensação de calor, facilitar a execução dos exercícios e evitar uma maior produção de suor. Para que os fios não se soltem ao longo do treino, muitas pessoas exageram no emprego da força para prender os cabelos e acabam puxando e agredindo suas raízes.

No entanto, existem outras maneiras de controlar os fios, sem que os mesmos fiquem danificados. Pequenas mudanças no pré e pós treino podem garantir que os cabelos não fiquem fracos e quebradiços com o passar do tempo.

A visagista e hairstylist do salão Maison Rocha, Rosângela Rocha, explica que no pré treino, é comum prender os cabelos com ‘gominhas’ de elástico ou presilhas. “O uso inadequado destes apetrechos causa a tração excessiva dos fios e podem resultar em quebra. Em casos mais graves, a prática pode contribuir para o surgimento da alopecia. O recomendado é fazer uso de tranças embutidas leves e não tão justas. Para as pessoas que não abrem mão do rabo de cavalo ou coques, a sugestão é prender os cabelos de forma mais suave e frouxa com o uso de elásticos forrados com tecidos e faixas de algodão, pois os mesmos evitam o contato dos fios com o suor e diminuem as possibilidades de quebra”, indica.

Rosangela aponta que geralmente o nosso corpo perde muito líquido durante as atividades físicas e isso faz com que as hidratações oral e capilar se tornem essenciais. “Ao longo dos exercícios, os cabelos perdem nutrientes e sofrem maus tratos devido a amarração inadequada e a exposição ao suor, sol, cloro e sal de piscina. Para quem faz academia ou pratica outros tipos de esportes, é indispensável que mantenham um cronograma de cuidados capilares, para que os fios fiquem nutridos, viçosos e não tão suscetíveis as agressões da rotina intensa”, afirma.

Segundo Rosângela Rocha, outro ponto muito importante a ser observado é a lavagem dos cabelos após a atividade física. “A limpeza dos fios pode retirar o suor seco dos cabelos e possibilitar que o couro cabeludo respire e receba uma maior quantidade de nutrientes. Para as pessoas que optam pelo uso de shampoo anti-resíduo, é preciso ficar atento a frequência com que este produto é usado. Digo isso porque o uso excessivo do mesmo, pode retirar toda a oleosidade dos cabelos e causar o ressecamento e fragilização dos fios. As fibras capilares possuem um tipo de oleosidade natural, que é produzida diariamente. Caso a mesma seja retirada constantemente, o bulbo capilar e a cutícula do fio ficam enfraquecidos, secos e de aspecto frizzado. Ainda aconselho o uso de condicionadores que contenham substâncias como o silicone, D-pantenol, proteína e poliquartenium”, ressalta.

A visagista também recomenda a umectação capilar para as pessoas que praticam esportes de forma contínua. “Caso, tais exercícios sejam realizados sob a exposição solar, esse tipo de tratamento se torna fundamental. Untar os fios de ponta a ponta com o uso de óleos vegetais, essenciais ou finalizadores, pode ser uma ótima maneira de proteger e tornar os cabelos mais flexíveis e fortes. Isso ainda pode evitar que as madeixas se rompam e quebrem quando estão presas”, conclui.

Giovanna Silveira

-------------------------------------

Prevenção de lesões: como a Vitamina E pode auxiliar na vida dos atletas de corrida

A suplementação do micronutriente combinada ao selênio pode potencializar a ação antioxidante no organismo

A prática de exercícios físicos vem ganhando cada vez mais espaço na vida de grande parte dos brasileiros. Isso fica evidenciado em um estudo feito pela Associação Internacional de Federações de Atletismo em 2018. Segundo eles, o Brasil teve um aumento de 20% da participação de mulheres nas provas de corrida de rua. E também mostrou que pessoas com idade elevada estão cada vez mais presentes nestas provas, na faixa etária de 40 a 50 anos, houve um aumento de 24,7% para 28,6%.

O aumento do interesse pelas práticas esportivas além de ser positiva para a saúde destas pessoas também levanta um alerta. Isto porque, quando a atividade é feita sem o devido cuidado e atenção corre o risco de gerar lesões. Elas são geralmente provocadas pelo estresse mecânico associado à alta intensidade do exercício que provoca a formação excessiva de radicais livres e um desequilíbrio na reparação do tecido, podendo ser articular, muscular ou ósseo. O que muitos não sabem é que estas lesões podem ser evitadas através da suplementação de micronutrientes.

Estudos comprovam que a suplementação de vitamina E atua na melhora o organismo do atleta. Este micronutriente age como um forte antioxidante, que ajuda a diminuir os danos causados pelos radicais livres ao longo do exercício e ainda a fortalecer a imunidade. Quando o esportista está suplementado com a vitamina E combinada ao selênio, o efeito antioxidante é potencializado, já que ele é um elemento fundamental na construção das enzimas que neutralizam os radicais livres.

Sugestão de produto

VITAMINA E 660UI + SELENIUM é um suplemento em cápsulas que reúne dois principais compostos com ação antioxidante: Vitamina E e Selênio. Esses nutrientes, em conjunto, potencializam o combate aos radicais livres, prevenindo e amenizando o envelhecimento precoce. Essa combinação destes nutrientes é indicada para minimizar efeitos prejudiciais do estresse oxidativo e de processos inflamatórios presentes em doenças crônicas e neurodegenerativas. Cada cápsula do produto possui 660UI de vitamina E e 100mcg de selênio, quantidades equilibradas de micronutrientes para desempenhar suas funções adequadamente no organismo.
Preço: R$84,00

Sobre a FDC

A FDC Vitaminas é uma marca norte-americana com quase 60 anos de mercado. Com produção nos próprios Estados Unidos, seus produtos são distribuídos pela América Latina, pela Ásia, pelo Oriente Médio, pela África e pela Europa. A empresa utiliza matérias-primas de qualidade para fabricar seu portfólio. Elas passam por rigorosos testes de qualidade para avaliar a pureza, testes microbiológicos, concentração de nutrientes e estabilidade a curto e longo prazo. Desde 1993, a Biowell América Ltda. é a representante exclusiva da Marca Vitaminas FDC no Brasil.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar