Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Terapia artesanal promove desenvolvimento cognitivo e motor de pessoas com deficiência

Benefícios podem ser vistos no projeto Curta Cultura com a Gente – II Edição, que utiliza da arte para incentivar a evolução social dos participantes

O artesanato pode ser considerado um hobby para algumas pessoas, mas ganha um significado ainda mais especial para os atendidos no projeto Curta Cultura com a Gente – II Edição, que promove oficinas culturais e de arte para 260 alunos com deficiência intelectual e múltipla na Apae Guarujá. Representa uma terapia em prol do desenvolvimento motor, cognitivo e emocional de crianças, jovens e adultos. É o que ressalta Bárbara Sampaio, terapeuta ocupacional da instituição.

Segundo ela, a arte estimula a percepção do valor de cada indivíduo e, ao mesmo tempo, melhora o bem-estar físico e emocional. “Quando inserimos o artesanato como recurso na terapia ocupacional e associamos a outros esforços, como fisioterapia e psicologia, ele auxilia no desenvolvimento de habilidades físicas.” Com isso, como explica a terapeuta, permite uma evolução nas atividades com as mãos e o corpo que são percebidas nas pequenas ações do dia a dia, como segurar um copo, fazer um desenho ou até mesmo dar um aperto de mão.

Além disso, Bárbara reforça que atividades manuais estimulam o desenvolvimento da memória, concentração e, ainda, combatem sentimentos e pensamentos que desencadeiam quadros de depressão. “O ato de criar algo faz com que as pessoas entendam que há valor em si e também proporciona sentimentos positivos que auxiliam o quadro geral de bem-estar”, diz a especialista.

Os projetos sociais e culturais, como o Curta Cultura com a Gente – II Edição, são ferramentas importantes para somar esforços ao desenvolvimento de pessoas com deficiência intelectual e múltipla, uma vez que promovem oficinas que trabalham aspectos lúdicos e fomentam os desafios corporais dos alunos no dia a dia. “Quando inserimos a arte em um ambiente coletivo e de troca de experiências, também estimulamos as relações interpessoais, a interação e a inclusão social dos alunos”, orienta Bárbara.

No núcleo da Apae Guarujá, os atendidos no projeto Curta Cultura com a Gente – II Edição têm a oportunidade de aprender e, ao mesmo tempo, se divertir. Nas aulas de artesanato, a sala se transforma em palco para difundir as culturas das regiões do Brasil. “Por meio de materiais recicláveis, ensinamos grandes lições, entre elas, a cultura do regionalismo e a grandeza do nosso país”, afirma Erika Seabra, professora de artes da iniciativa. Com a produção de peças, desenhos e pinturas, os alunos compreendem a importância da preservação do meio ambiente e da reutilização de matérias-primas. “Por exemplo, aprendem que uma caixa de leite pode ser transformada em um lindo vaso.”

Ainda de acordo com Erika, todo dia no projeto a imaginação é incentivada. O trabalho da oficina de artesanato estimula constantemente a criatividade dos alunos e a consciência do próprio corpo por meio das experiências sensoriais com tinta, papel e argila. O Curta Cultura com a Gente – II Edição também promove o desenvolvimento dos participantes com atividades de dança, percussão, violão, teatro e contação de história.

“É um projeto que proporciona aos alunos ser parte de algo maior, de se sentirem incluídos e com autonomia. A arte tem o poder de ser democrática, por isso trabalhos para fazê-los entender e vivenciar essa realidade”, conta a professora de artesanato.

O Curta Cultura com a Gente – II Edição é aprovado via Secretaria Especial da Cultura, do Ministério da Cidadania, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, realizado pela ComTexto Cultural, produtora especializada na gestão de projetos culturais e sociais, e conta com o patrocínio da Cutrale, empresa que, pelo segundo ano consecutivo, reforça a importância das ações culturais para as comunidades.

Sobre a ComTexto Cultural

A ComTexto aliou sua experiência de 24 anos na área de Comunicação Corporativa a sua expertise com eventos e ações de fomento à cultura e criou o seu braço cultural. A empresa trabalha na formatação, produção e gestão de projetos em diversas áreas, como cultura, educação, sustentabilidade, esporte e responsabilidade social, por meio do Programa de Ação Cultural (Proac), da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, e da Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cidadania, entre outras leis de incentivo, como a do Esporte.

Mais informações: https://www.facebook.com/ctextocultural/


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo