Brasil, 17 de Novembro de 2019

TOKIO MARINE SEGURADORA

Cuidados paliativos levam qualidade de vida e alívio de dor a pacientes com câncer de mama

Neste Outubro Rosa, mês dedicado à conscientização da doença, o Hospital Santa Paula se destaca no tratamento do paciente de forma humanizada e cuidadosa; para mostrar seu apoio à campanha, também ilumina seus prédios na cor rosa

Ajudar a viver bem é o propósito da área de Cuidados Paliativos, um conjunto de práticas na área da saúde que busca proteger as pessoas do sofrimento trazido por doenças difíceis e que ameaçam a vida. Uma delas é o câncer de mama que, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), representa 29,5% da incidência da doença no país entre as mulheres e quase 60 mil novos casos ao ano. Neste mês de conscientização, conhecido como Outubro Rosa, esse tipo de ação mostra-se como aliada na luta contra a doença.

A área de Cuidados Paliativos atua no “Conceito de Dor Total”, contemplando as dores física, emocional, social e/ou espiritual em pacientes na fase final de vida ou em situação de dor e sofrimento em quaisquer estágios da doença, de acordo com a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Em pacientes com câncer de mama, por exemplo, a área atua nos casos de evidências metastáticas e com quem passou por mastectomia (retirada da mama), momento em que vários sentimentos aparecem, como medo, revolta, incertezas, negação e, até mesmo, a depressão. Dessa forma, o suporte psicológico é fundamental para trabalhar a adaptação ao tratamento e suas consequências, assim como os familiares.

No Brasil, esse conceito está ampliando. O Atlas Global de Cuidados Paliativos, da OMS, classificou o País no nível 3A, numa escala de 1 a 4. Uma das instituições que realiza esse trabalho no País é o Hospital Santa Paula, referência em humanização e acolhimento do paciente. A Equipe de Controle de Sintomas e Cuidados Paliativos (ECSCP), que iniciou em 2018, atende pacientes oncológicos (60%) e de múltiplas comorbidades (40%).

“Todo o atendimento é focado em trazer alívio da dor e aumentar a qualidade de vida do paciente. As ações incluem medidas terapêuticas para o controle dos sintomas físicos, intervenções psicoterapêuticas e apoio espiritual ao paciente que demanda um ritual de fé. Para os familiares, há apoio social e psicológico, além de abordagens frequentes sobre o enfrentamento da finitude e luto. Sabemos que a descoberta e o tratamento do câncer de mama são momentos de sofrimento e aflição, então reforçamos o cuidado durante todo o processo”, destaca Milena Reis, médica paliativista e coordenadora da área no Hospital Santa Paula.

Além dos cuidados paliativos, o Instituto de Oncologia Santa Paula (IOSP) possui uma ampla rede de cuidados para pacientes diagnosticados com câncer de mama. A rede social Coneccte, lançada em 2014, promove a troca de experiências entre pacientes oncológicos e familiares. Conta ainda com um suporte de informações sobre câncer, como o Blog dos Médicos e o Blog do IOSP, que possui conteúdo especializado para informar e esclarecer dúvidas.

Outro projeto do Hospital é o Lenços que Unem, que conecta pessoas que desejam doar lenços àquelas que desejam receber. Os lenços recebidos são cadastrados e armazenados no IOSP e todas as peças são higienizadas e colocadas em embalagens individuais. A distribuição é feita via correio e atende mulheres de todas as localidades. Desde o início do projeto, foram arrecadados mais de 40 mil lenços e doados mais de 30 mil para pessoas físicas, ONGs e instituição oncológicas.

O Hospital Santa Paula disponibiliza ainda em suas instalações um sino dourado onde cada paciente que conclui o tratamento oncológico é convidado a batê-lo por três vezes para fazer o som ecoar pelo prédio. A ação foi inspirada no hospital MD Anderson Câncer Center, da Universidade do Texas, nos EUA, e reforça a proposta de atendimento humanizado aos pacientes e acompanhantes.

Com o aumento do atendimento de pacientes com câncer de mama no Hospital Santa Paula, o que se deve ao reconhecimento da instituição como referência em oncologia, a instituição investiu em tecnologia de ponta. Um exemplo disso a aquisição recente em um equipamento para radioterapia, que reduziu o tempo de cada sessão em 20% e proporcionou agendamentos mais rápidos aos pacientes.

Sobre o Hospital Santa Paula

O Hospital Santa Paula, centro de excelência em saúde da zona sul de São Paulo, foi inaugurado em 1958. Com uma área de 19 mil m², dividida em três edifícios, atua em mais de 30 especialidades, com destaque para cardiologia, oncologia, neurologia e ortopedia. O Hospital Santa Paula conta com mais de 1,2 mil colaboradores e um corpo clínico aberto com 1,5 mil médicos. Possui 199 leitos, sendo 59 deles destinados especificamente à terapia intensiva. Além disso, dispõe de centro cirúrgico com nove salas de cirurgia e dez leitos de recuperação anestésica. Anualmente, o HSP realiza 9 mil procedimentos cirúrgicos, 14 mil internações e atende aproximadamente 100 mil pacientes no Pronto Atendimento. Em 2012 conquistou a certificação Joint Commission International (JCI) e em 2014 conquistou certificação Joint Commission International para tratamento de AVC. Em 2018, obteve o Selo Pleno do Hospital Amigo do Idoso, da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. Neste ano, recebeu a Certificação Internacional da Healthcare Information and Management Systems Society (HIMSS) estágio 7 (grau máximo), uma das associações internacionais de maior prestígio mundial no setor de saúde. A instituição foi a primeira de São Paulo a conquistar o nível máximo da EMRAM - Electronic Medical Record Adoption Model -, se consolidando como hospital totalmente digital (paperless).

Endereço: Av. Santo Amaro, nº 2468 - Vila Olímpia - (11) 3040-8000

Para mais informações acesse: www.santapaula.com.br


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: Comentários com Link são bloqueados automaticamente (Comments with Links are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS