Brasil,

O Perfil do (Novo) Paciente 2.0

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Camila Guesa
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

*Por Fernando Soares

Não é novidade para ninguém que o consumo mundial de produtos e serviços tem mudado, em resposta ao perfil do de um consumidor mais antenado, exigente e que se comunica muito mais. É uma evolução que tem reverberado em todas as trocas entre empresas e consumidores, tal como a relação das instituições de saúde com clientes e pacientes.

Mas antes de entender o que mudou nessa última relação, é preciso se lembrar de algo que perpassa todas as interações sociais no mundo moderno: a tecnologia. Sobretudo após a chegada da Web 2.0, com suas ferramentas e possibilidades, é nítido que as relações comerciais mudaram — e isso inclui o setor de saúde. Hoje, por exemplo, é muito comum que as pessoas procurem por avaliações e comentários sobre um hospital muito antes de chegar até ele, considerando as avaliações positivas e negativas da rede.

É também por essa ferramenta que eles chegam aos consultórios com informações sobre possíveis problemas de saúde na ponta da língua, fazendo com que o médico tenha um papel mais confirmador de seus quadros clínicos do que quem lhe dá um laudo formal. Assim, aos poucos, a autoridade maior vai deixando de ser o profissional e se tornam as páginas virtuais.

Isso porque os pacientes 2.0 são ágeis, curiosos e dominam como ninguém os aparatos tecnológicos. Fora do ambiente médico, atuam como verdadeiros prescritores de medicamentos – juntos, claro, dos sites de pesquisa – que, em cliques, acham soluções para suas dores de cabeça e demais sintomas. Tudo costuma acontecer nos mais variados portais, dos canais de medicina no Youtube aos grandes sites da saúde disponíveis na Web.

Dentro das instituições, o básico não os satisfaz. Nas salas de espera, a pressa pode resultar em situações desconfortáveis para ambas as partes. Já dentro do consultório, é provável que ele chegue dizendo algo como "doutor, eu dei uma olhada no Google e...". Filas demais e muito tempo esperando? Esqueça-os se quiser fazer deles seus fiéis clientes. Por outro lado, agilidade e abordagens humanizadas tendem a fazer dos pacientes modernos grandes usuários de seus serviços.

Mas, afinal, como chegar até o paciente 2.0 e conquistá-lo de vez? Talvez o primeiro passo seja justamente entender o que o diferencia do perfil tradicional, compreendendo essa mudança tão típica dos nosso tempos. A partir de uma classificação precisa sobre ele, a adaptação da sua instituição acontece de forma natural, por meio das trocas e interações do dia a dia. Neste ponto, é fundamental adaptar sua gestão tecnologicamente e investir em funcionalidades como as oferecidas pela CM Tecnologia: agendamento online, retirada de laudos à distância e tudo o que otimiza a interação paciente e hospital. Aliados a uma mudança da mentalidade institucional, tais recursos certamente serão valorizados por seus pacientes. Mas de nada adiantará se médicos, enfermeiros e demais profissionais de saúde não estiverem aptos a lidarem com o perfil 2.0.

Ser bem avaliado pelos novos consumidores, nesse sentido, mostra que sua instituição tem ido ao encontro da revolução digital na saúde. Em outras palavras, bons feedbacks revelam que o negócio assimila a tecnologia, entende a agilidade típica dos nossos tempos e se preocupa com as pessoas. O sucesso financeiro, portanto, é só a materialização de uma conquista simbólica.

*Fernando Soares é CEO da CM Tecnologia, health tech focada na conexão entre sistemas de saúde. Hoje, conta com softwares integrados que vão desde um gateway que organiza o acesso aos dados do seu ERP até ferramentas focadas na Jornada do Paciente — como marcações e resultados de exames online, confirmação de consultas à distância e verificação automatizada de convênios.

Sobre a CM Tecnologia

CM Tecnologia é uma startup de health tech, focada no desenvolvimento de softwares e soluções para conexão entre sistemas de saúde. Fundada em 2012, a empresa está em constante busca por inovação para aumentar a eficiência na elegibilidade na autorização de exames e consultas realizadas por planos de saúde, oferecendo módulos integrados no sistema de gestão (ERP), independente do sistema, a fim de entregar uma solução totalmente conectada.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar