Brasil,

Hospital Amaral Carvalho faz campanha de vacinação contra o HPV em escolas públicas de Jaú

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Ariane Urbanetto
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e a Diretoria Regional de Ensino objetiva ampliar a cobertura vacinal de adolescentes entre 9 e 14 anos; atividade começa no dia 19 de setembro; vacina está disponível também no Sistema Único de Saúde

Pioneiro em ações preventivas e de detecção precoce do câncer do colo do útero em Jaú, o Programa de Prevenção do Câncer Ginecológico do Hospital Amaral Carvalho (HAC) promove, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e a Diretoria Regional de Ensino, campanha para ampliação da cobertura vacinal de adolescentes contra o HPV (Papiloma Vírus Humano), principal agente indutor da doença.

Uma equipe do serviço de Vigilância Epidemiológica irá percorrer as escolas públicas de Jaú pelo período de um ano para vacinar os adolescentes. A atividade começa no dia 19 de setembro, na Escola João Pacheco de Almeida Prado, no bairro Pouso Alegre (veja o cronograma de set/out). A estimativa é que sejam imunizados aproximadamente cinco mil alunos na primeira etapa. Após avaliação dos resultados, será proposta a expansão do projeto aos colégios privados.

A vacina contra o HPV é para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos, e deve ser aplicada em duas doses, com intervalo de seis meses. A Organização Mundial de Saúde no Plano de Ação para Prevenção e Controle do Câncer do Colo do Útero, orienta esforços para atingir a cobertura vacinal de 80% nesta faixa etária até 2030. A imunização faz parte do calendário oficial do Ministério da Saúde (MS) e está disponível nas unidades do Sistema Único de Saúde (SUS).

O MS revela que, no mundo, dos 2,2 milhões de tumores provocados por vírus e outros agentes infecciosos, 640 mil são causados pelo HPV. A vacina utilizada no Brasil previne contra vários tipos de câncer, como colo do útero, anal, de pênis, de vagina e de orofaringe, além de proteger contra o pré-câncer cervical em mulheres de 15 a 26 anos, associadas ao HPV16 /18.

De acordo com a oncoginecologista do HAC, Lenira Mauad, a vacina é segura e capaz de reduzir em mais de 90% a incidência de lesões precursoras do câncer do colo do útero. “A resposta imunológica na adolescência é melhor. O estimulo para produção de anticorpos nessa faixa etária é mais eficiente, por isso alertamos os pais sobre a importância da medida”, explica.

Futuro sem Câncer

Em julho e agosto, a equipe do Amaral Carvalho orientou mais de 100 jauenses, entre agentes comunitários, enfermeiros e professores da rede pública de ensino, sobre a campanha.

A iniciativa faz parte do projeto do HAC “Futuro sem Câncer”, criado em 2011 para conscientizar crianças e adolescentes. “Eles são o nosso futuro, por isso, há anos, trabalhamos da disseminação de informações importantes, como os sinais de alerta para diagnóstico do câncer e cuidados básicos com a saúde”, comenta Lenira.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar