Brasil, 14 de Outubro de 2019

TOKIO MARINE SEGURADORA

Saúde psicológica materna em pauta no HEMNSL

Nos dias 11 e 12 de setembro, o Hospital Estadual e Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (HEMNSL) promoveu a II Jornada Perinatal da unidade, organizada pelo setor de Psicologia. Aberta a profissionais, estudantes, estagiários e colaboradores da unidade, o evento movimentou o hospital com palestras sobre a saúde mental da mulher durante a gravidez, um momento delicado, cheio de dúvidas e mudanças, ministradas por profissionais multiprofissionais de Goiás e Minas Gerais.

A saúde mental na gestação e puerpério foi discutida pela mestre em Psicologia, Marina de Moraes, que também atua na Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), que abriu a programação, no dia 11. Segundo ela, “é preciso falar e debater sobre o tema pois é nesse momento que a mulher pode desenvolver muitos distúrbios psicológicos e enfrentar problemas pessoais e sociais”, frisou. Em seguida, a assistente social da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Goiânia, Mônica Magalhães, falou sobre o projeto “Consultório de Rua”, que acolhe a população moradora de rua. Mônica dissertou sobre o acompanhamento médico pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Já no dia 12, a psicóloga e doutoranda em ciências da saúde pela Universidade Federal de Goiás (UFG), Rafaela Marciano, abordou o processo do luto perinatal, detalhando suas fases e formas de se obter uma assistência especializada nesse momento. Uma mesa redonda sobre humanização do parto, entre a mestre em Saúde da Criança e do Adolescente pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Julia Horta; a pós-graduanda em fisioterapia em uroginecologia e obstetrícia pelo Instituto Mundo Fisio, Marcela Magalhães; e o coordenador da Obstetrícia do HEMNSL, Wilson Arantes, que debateram sobre a humanização do parto e nascimento, além da valorização da equipe envolvida durante essa assistência.

O plano de parto e o respeito à gestante foram os destaques da palestra ministrada pela doutoranda em Psicologia da Saúde pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC/GO), Andréa Magalhães. Fechando a jornada o renascimento da mulher após a maternidade foi abordado por Julia Horta. “Após o nascimento do bebê, nasce uma nova mulher. E esta precisa de tempo pois, além de ser um momento de transição e fragilidade, é quando a mulher se transforma, se renova”, apontou.

Ao final da palestra, as organizadoras da jornada agradeceram a presença das participantes e ressaltaram a importância de se discutir a temática. “Escolhemos fazer neste mês fazendo uma ligação com a campanha ‘Setembro Amarelo’. Logo, nada melhor do que discutir sobre saúde mental num momento dedicado às mulheres, para que possamos ser uma fonte de segurança não só para elas, mas como também para aquela nova família que se formou”, ponderou a psicóloga do HEMNSL, Viviane Ferro.

Para Rayane Neves Silva, estudante do 10° período de Psicologia na UFG, “todas as discussões foram realizadas com excelência. Trazer profissionais renomados foi de extrema importância pois a troca de experiências, para nós, estudantes, dá um campo de visão muito amplo”, constatou. Já para a psicóloga Patrícia Gramacho, a perinatalidade deve ser discutida o tempo todo, como já é feita no HEMNSL. “É possível ter, dentro de um serviço público, um trabalho psicológico de qualidade como esse que é realizado aqui nessa maternidade, prestando apoio à toda a família”, encerrou.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: Comentários com Link são bloqueados automaticamente (Comments with Links are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

NEWSLETTER SEGS