Brasil,

HSV implanta reuniões diárias para agilizar atendimento aos pacientes

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Érica Fabiola Barlera Gáspari
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

A ação faz parte do projeto “Lean nas Emergências”, se chama Huddle, visa agilizar alta médica e fortalecer a assistência humanizada. Reuniões ocorrem duas vezes ao dia, com equipe multidisciplinar e foco em problemas pontuais.

O Hospital São Vicente de Paulo (HSV) completa dois meses de atividades dentro do projeto Lean nas Emergências, do Ministério da Saúde. O objetivo é promover melhorias no atendimento hospitalar de urgência e emergência. Apesar de pouco tempo, já é possível comemorar os primeiros resultados.

Recentemente, foi implantada a ferramenta Huddle, que consiste em duas reuniões diárias, envolvendo profissionais dos setores de assistência, a fim de otimizar processos de trabalho com reflexos nas altas hospitalares e, consequentemente, maior giro de leitos.

A ferramenta Huddle foi proposta pelo Instituto Americano de Saúde com base no futebol americano, no qual os jogadores se reúnem rapidamente antes do início de uma partida para combinar a estratégia que será adotada. No HSV, essa breve reunião, ocorre às 10h e às 16h, dura cerca de 15 minutos. A proposta é que sejam discutidos problemas pontuais e não crônicos. Assim a equipe aborda o que está acontecendo e o que pode fazer para melhorar o dia a dia no Pronto Socorro. Com isso, os desafios são superados com maior eficiência e num curto espaço de tempo. “O Huddle ajuda muito no alinhamento e objetividade das ações diárias”, enfatiza o diretor clínico do HSV, Dr. Frederico Michelino de Oliveira.

As atividades, além da agilidade, visam a segurança do paciente. “Com menor tempo de internação, há um risco menor de infecção hospitalar. Outra vantagem é a maior rotatividade dos leitos, ou seja, é possível atender um número maior de pacientes que precisam do setor de emergência. Tudo isso, mantendo a qualidade e o atendimento humanizado”, destaca o superintendente do HSV, Matheus Gomes.

O Huddle passou a ser desenvolvido no HSV no dia 03 de setembro. Dados numéricos e que permitam comparação só serão possíveis no próximo mês, porém, para a operação do hospital os resultados já são visíveis. “Achei bem dinâmico, aprendemos a identificar os problemas e já pensar nas soluções durante a reunião. Cada profissional já sai da reunião com suas responsabilidades bem definidas”, elogia Janaína Ap. De Carvalho, enfermeira.

Projeto Lean

O projeto Lean nas Emergências é uma iniciativa do Ministério da Saúde, executado em parceria com o Hospital Sírio-Libanês. Atualmente conta a participação de 59 hospitais brasileiros. No estado de São Paulo, apenas o HSV e o Hospital Mun. Dr. José de Carvalho Florence, de São José dos Campos, fazem parte da ação.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar