Brasil,

Medicação na amamentação, pode?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Tiago Silva
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Por Giovanna Digiovani Rossetti

A gestação e a amamentação são períodos contraditórios para a mulher, porque trazem a mistura de sentimentos como alegria em ter o filho no útero e o medo da experiência ao mesmo tempo. Afinal, como lidar com tantas transformações? Neste momento, as prioridades da mulher mudam e ela precisa se dedicar quase que exclusivamente ao bebê. Com um turbilhão de mudanças, a mãe fica exposta a sinais de depressão, medo, angústia, alterações de humor, além de dores nas costas, edemas de membros inferiores, constipação intestinal, e ainda dores nos braços e ombros por carregar o bebê no colo. A maioria destes problemas é suportável e passageira. Mas o que fazer quando o problema persiste ou requer o uso de medicação?

O recomendado é procurar orientação médica. Durante a amamentação, os princípios ativos encontrados no medicamento ingerido pela mãe, podem ser ejetados no leite e repassados à criança. Nestas situações, as mulheres devem ficar atentas aos horários das mamadas e consultar o especialista para avaliar a concentração do medicamento no sangue. Em alguns casos, as mamas devem ser esgotadas e o leite descartado, afinal, todo cuidado é pouco!

Quando há necessidade de ingerir medicamentos ou chás fora da rotina ou comer algo diferente, é importante observar o comportamento do bebê. É possível que o remédio interfira na duração do sono da criança, deixe-o mais irritado e nervoso, além de provocar cólicas, diarreias, constipações e, inclusive, alteração na cor da pele e dos olhos, sintomas que geralmente estão relacionados à intoxicação medicamentosa. O ideal é que toda vez que houver necessidade de tomar um fármaco, a mãe prefira aqueles conhecidos de longa data e que possuem farmacovigilância amplamente reconhecida e com uma única substância na composição. Evite drogas com inúmeros princípios ativos porque, em caso de reações, fica mais difícil identificar qual componente foi o responsável.

Os cuidados também são válidos com relação aos anticoncepcionais. A amamentação provoca ausência de ovulação nos primeiros meses, mas chegando ao terceiro ou quarto mês do bebê, muitas mães voltam a tomar o medicamento para evitar nova gravidez. Neste caso, é importante consultar um ginecologista obstetra de sua confiança, para que ele recomende um anticoncepcional apropriado.

O leite materno é o melhor alimento para o bebê. Além de sais minerais, água, vitaminas, proteínas e lipídeos, contém anticorpos e funciona como uma vacina natural. É um momento valioso e único, no qual a mãe compartilha amor, carinho e saúde com a criança. Sendo assim, toda mãe não pode perder essa oportunidade. Procure profissionais de saúde que possam orientá-las com as melhores práticas, e lembre-se, cada gestação é única e a amamentação é resultado do milagre de vida. Não tenha medo e amamente!

Sobre o autor

Giovanna B. Digiovani Rossetti é farmacêutica bioquímica, professora e coordenadora do curso de Farmácia na Unopar de Arapongas.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar