Brasil,

Dia Nacional de Combate ao Fumo: 1h de narguilé equivale a 100 cigarros, aponta especialista

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Grasiani Jacomini
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Dia Nacional de Combate ao Fumo: 1h de narguilé equivale a 100 cigarros, aponta especialista

Hábito entre jovens é tema de campanha deste ano do INCA; previsão para o biênio 2018/2019 é de 1,2 milhão novos casos de câncer de pulmão no Brasil

Criado em 1986, o Dia Nacional de Combate ao Fumo estabeleceu a próxima quinta-feira (29) como a data anual para conscientização sobre o tema. Neste ano, um dos principais motes da campanha é chamar a atenção dos jovens sobre o uso do narguilé. Conforme aponta Guilherme Stelko Pereira, oncologista do COP (Centro de Oncologia do Paraná), o ato parece inofensivo, mas é um mal silencioso: 1h de narguilé vale pelo equivalente a fumar 100 cigarros.

“Trata-se de um número chancelado pela OMS (Organização Mundial de Saúde)”, diz o especialista. “Uma sessão de narguilé, com duração entre 20 e 80 minutos, pode corresponder à exposição aos componentes tóxicos presentes na fumaça de 100 a 200 cigarros. Mais que isso: o uso compartilhado do narguilé com outros usuários pode expor o fumante a riscos de doenças como herpes, hepatites virais e tuberculose”.

Este é um importante alerta: em 2008, a Pesquisa Especial sobre Tabagismo (Petab) mostrou que o Brasil tinha, há mais de 10 anos, quase 300 mil consumidores do cachimbo de origem oriental. Hoje, estima-se que o número só tenha crescido.

Apesar de Stelko ressaltar que o índice de tumores contraídos a partir do cigarro tenha diminuído, os números divulgados pelo Inca (Instituto Nacional do Câncer) para o biênio 2018/2019 ainda são alarmantes: estima-se que, só no Brasil, 1,2 milhão de novos casos de câncer de pulmão surjam no período.

Além do pulmão

Para as ações de 2019, o Inca escolheu o “Tabaco e saúde pulmonar – o uso do narguilé” a fim de advertir a população brasileira sobre os riscos de doenças pulmonares oriundas do consumo de tabaco e de seus produtos derivados, incluindo o narguilé. Porém, há outros tumores – além do câncer de pulmão – que são decorrentes do tabagismo, seja ele ativo ou passivo (viver próximo a fumantes).

“O câncer de bexiga – que não é comumente lembrado – é muito relacionado ao tabagismo”, afirma Stelko. “Outros tumores – como o câncer na região da boca e o de esôfago – tiveram seus índices reduzidos, uma vez que o tabagismo, em nível mundial, tem diminuído. Mas as campanhas têm sido essenciais para isso”.

Considerado a principal causa de morte evitável pela OMS, o tabagismo é responsável pelo desenvolvimento de aproximadamente 50 doenças: 4,9 milhões pessoas – ou mais de 10 mil por dia – morrem todos os anos em decorrência do cigarro, que contém cerca de 4.720 substâncias tóxicas, das quais pelo menos 70 são cancerígenas.

“Falamos até aqui apenas de tumores, mas existem inúmeras doenças relacionadas ao tabagismo: úlcera do aparelho digestivo, osteoporose, catarata, impotência sexual... falando apenas de Brasil, cerca de 157 mil pessoas morram precocemente devido ao cigarro”, lamenta Stelko.

Sobre o COP

Desde 1991, o Centro de Oncologia do Paraná (COP/PR) se dedica ao tratamento do câncer, priorizando um atendimento exclusivo, sempre atualizado e com ênfase no relacionamento médico-paciente. Conta com um corpo clínico qualificado, com profissionais especializados na área de cancerologia, incluindo cirurgia oncológica, vídeo-cirurgia, oncologia clínica, mastologia, oncologia pediátrica, e oncologia ginecológica. Possui uma equipe multidisciplinar com especialistas em dermatologia, ginecologia, mastologia, urologia, hematologia, farmacêuticos, nutricionistas e psicóloga.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar