Brasil implementa metodologia inovadora para o combate ao câncer

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Giulianna Muneratto
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde

Primeiras ações e resultados do City Cancer Challenge, iniciativa global inédita que visa planejar e implementar soluções para o enfrentamento da doença, serão lançadas no painel da FEMAMA no 6º Congresso TJCC

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o câncer é a segunda maior causa de mortes em todo o planeta – enfrentá-lo é um grande desafio, não somente para pacientes, mas também para governos, gestores públicos e privados, profissionais e instituições de saúde, universidades e o terceiro setor. Na busca por oferecer de forma mais eficaz, justa e sustentável os cuidados necessários às pessoas com câncer, o Brasil está entre os sete países a receber um projeto global inovador: C/Can City Cancer Challenge, criado pela União Internacional de Controle do Câncer (UICC). A iniciativa busca criar uma comunidade global de cidades e alianças estratégicas para atuar juntas no planejamento e implementação de soluções locais no combate à doença, desde o diagnóstico até o tratamento.

A capital do Rio Grande do Sul foi a terceira cidade da América Latina selecionada para fazer parte desta aliança e receber todo o apoio necessário. Porto Alegre tem 1,4 milhão de habitantes (IBGE, 2018) e uma incidência estimada de 8.000 casos de câncer por ano (INCA, 2018). Dados que impulsionaram a Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (FEMAMA), o Hospital Moinhos de Vento, e a Prefeitura – por meio da Secretaria Municipal de Saúde - a participar do projeto. Em 5 de setembro, a partir das 11h15, no 6º Congresso Todos Juntos Contra o Câncer (TJCC) em São Paulo, serão compartilhadas as principais ações, estratégias e aprendizados adquiridos a partir de um grande mapeamento realizado no município, durante o painel “Metodologias inovadoras no enfrentamento do câncer: a experiência City Cancer Challenge no Brasil”, organizado pela FEMAMA.

“Temos percebido uma mudança de paradigma a partir da chegada do C/Can em Porto Alegre em 2018. É a primeira vez que o Brasil recebe um projeto como esse, que influencia a forma como as partes interessadas, tanto do setor público quanto privado e representantes da sociedade civil colaboraram para melhorar o acesso ao diagnóstico e ao tratamento do câncer de forma equitativa e com qualidade”, afirma Maira Caleffi, presidente voluntária da FEMAMA e chefe do setor de Mastologia do Hospital Moinhos de Vento.

A meta é trabalhar duro para reduzir em 25% a mortalidade por câncer em Porto Alegre até 2030. "O câncer pode até ser um problema global, mas as soluções para vencê-lo são locais e elas dependem dos esforços de todos. A cidade poderá servir como modelo para a metodologia ser incorporada nacionalmente. Dessa forma, vamos conseguir melhorar a assistência em saúde a toda a população brasileira”, comenta a mastologista e líder do Comitê Executivo do C/Can em Porto Alegre.

Panorama geral do C/Can

Porto Alegre foi selecionada como Cidade-desafio em agosto de 2018. A candidatura do município foi bem-sucedida graças à união e mobilização da FEMAMA, do Hospital Moinhos de Vento e da Secretaria Municipal de Saúde, à época encabeçada por Erno Harzheim, atual Secretário de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde do Brasil, e hoje comandada por Pablo Stürmer.

A partir de então, foi feito um mapeamento das principais instituições e prestadores de serviços ligados ao câncer até fevereiro de 2019, com a identificação e convocação de 15 líderes locais de setores relevantes e a criação de um Comitê Executivo Multissetorial da cidade. O passo seguinte foi realizar um diagnóstico situacional de todo o município para identificar lacunas no tratamento do câncer e propor soluções. Entre março e maio deste ano, 168 profissionais de 33 instituições e 98 pacientes participaram da avaliação dessas necessidades, que foram base para a etapa de priorização e desenvolvimento de um plano de atividades com objetivos estratégicos, finalizada neste mês.

“As soluções que serão implementadas foram definidas a partir das principais necessidades encontradas no município, e buscam garantir maior agilidade ao diagnóstico e tratamento, assegurar acesso a tratamentos essenciais e a cuidados paliativos, desenvolver capacidades de recursos humanos para o tratamento da doença, melhorar a vigilância do câncer e a utilização de dados, bem como aumentar a educação do paciente e o acesso à gestão do tratamento de câncer de qualidade”, explica Maira.

Essa rede única de parceiros locais, regionais e globais trabalhará em conjunto para levar inovação, assistência técnica, recursos e competências complementares para viabilizar soluções sustentáveis de tratamento do câncer. A execução de um conjunto de atividades na cidade está prevista para começar até o final do deste ano.

Painel no TJCC

Com a presença de membros do Comitê Executivo Multissetorial de Porto Alegre, Dra. Maira Caleffi, Rafael Vargas do Hospital Santa Casa, Marcelo Capra do Grupo Hospitalar Conceição, Tatiana Breyer da Secretaria Municipal de Saúde, Nyaya Nunes do Imama, o painel - que conta com o investimento social da Roche, Novartis e Varian - apresentará a iniciativa, os pilares e os principais aprendizados até o momento. A ideia é contribuir para fortalecer as discussões e reflexões sobre a importância da colaboração entre atores público e privado, como desenvolver técnicas para mensurar e desenvolver um plano de atividades com objetivos estratégicos visando alcançar o acesso em tempo oportuno, qualidade no tratamento e o fortalecimento do sistema de saúde.

As inscrições para participar do evento são realizadas pelo site do congresso e são abertas a todo o público. “Estamos presenciando um avanço nas tecnologias e tratamentos, mas mesmo assim, o número de mortes por câncer continua aumentando. O combate à doença precisa, urgentemente, se tornar uma prioridade. Porto Alegre é um exemplo para todo o Brasil. Com mobilização e apoio, é possível que outras cidades trabalhem por conta própria no enfrentamento do câncer, que deve ser visto como um problema de atenção primária”, conclui.

Painel “Metodologias inovadoras no enfrentamento do câncer: a experiência City Cancer Challenge no Brasil”
Data: 5 de setembro
Horário: 11h15 às 13h
Entrevistas com Dra. Maira individual: das 9h às 13h15
Local: 6º Congresso Todos Juntos Contra o Câncer | Teatro WTC Events Center
Endereço: Av. das Nações Unidas, 12551 - Brooklin Novo, São Paulo - SP
Inscrições: https://www.congresso.tjcc.com.br/

Sobre City Cancer Challenge

O City Cancer Challenge foi lançado em 2017 pela UICC - União Internacional para o Controle do Câncer como uma resposta integrada aos objetivos de desenvolvimento sustentável. A City Cancer Challenge Foundation tornou-se uma organização independente em janeiro de 2019 e está baseada em Genebra. Sua missão é criar uma comunidade global de cidades e parceiros trabalhando juntos para desenvolver, planejar e realizar soluções sustentáveis de câncer para salvar vidas. “Por meio do City Cancer Challenge, uma rede única de parceiros locais, regionais e globais trabalha em conjunto para levar assistência técnica, recursos e competências complementares para viabilizar soluções sustentáveis no tratamento do câncer, afirma Stephanie Shahini, gerente do projeto em Porto Alegre.

Sobre a Femama

A Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama é uma organização sem fins econômicos que trabalha para reduzir os índices de mortalidade por câncer de mama em todo o Brasil, lutando por mais acesso a diagnóstico e tratamento ágeis e adequados. Com foco em advocacy, a instituição busca influenciar a formação de políticas públicas para defender direitos de pacientes, ao lado de mais de 70 ONGs de apoio a pacientes associadas em todo o país. Conheça nosso trabalho: www.femama.org.br