Brasil,

Você sabia que 50% da população podem ter sintomas relacionados a hemorroidas?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Aline Thomaz
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Sociedade Brasileira de Coloproctologia lista mitos e verdades sobre o problema

Comer pimenta, sentar em locais quentes e andar de bicicleta podem provocar hemorroidas? Esses são alguns mitos sobre as veias que aparecem na região anal e podem dilatar formando varizes que dão origem à doença hemorroidária.

Estimativas mundiais apontam que até 50% da população em algum momento da vida podem apresentar sintomas anais relacionados ou não a hemorroidas. A doença hemorroidária atinge 5% da população, principalmente adultos na faixa dos 40 anos. Para desmistificar alguns mitos que envolvem a doença, a Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP) elencou uma lista de hábitos.

Sintomas e formas de prevenção

O sinal mais comum da doença hemorroidária é a presença de sangue na evacuação, mas também podem aparecer coceira, ardência e dor.

Para evitar a piora do quadro é recomendado ingerir bastante líquido e ter uma dieta rica em fibras como frutas, verduras, legumes e cereais. “As fibras ajudam a reter água nas fezes e são essenciais para o bom funcionamento do intestino a fim de evitar a prisão de ventre, que agrava o problema”, afirma Dr. Ronaldo Salles, membro titular da SBCP.

Confira alguns mitos e verdades sobre o tema:

Pimenta causa hemorroidas.

MITO

Não há estudo científico que comprove essa crença. Por ser um condimento irritante para tecidos inflamados, é recomendado evitar o consumo no período que estiver com o problema.

Sentar em lugares quentes provoca hemorroidas.

MITO

Esse hábito não possui qualquer relação com hemorroidas.

Hemorroidas podem virar câncer.

MITO

São duas doenças que não estão relacionadas.

Quem tem prisão de ventre pode desenvolver hemorroidas.

VERDADE

A constipação é um dos principais fatores de agravamento dos sintomas da doença hemorroidária.

Hemorroidas podem estar ligadas a fatores genéticos.

VERDADE

A causa das hemorroidas parece estar relacionada a uma tendência familiar, embora ainda não haja uma comprovação científica.

O uso do papel higiênico pode causar hemorroidas.

MITO

O atrito do papel na região anal não causa o problema.

A gestação propicia o problema.

VERDADE

Hemorroidas podem surgir devido ao aumento de peso e da pressão exercida na região pélvica durante a gestação, que dificulta a volta do sangue dos membros inferiores. Na amamentação é preciso redobrar os cuidados, pois a mãe perde muita água para a fabricação do leite materno, o que pode causar prisão de ventre.

Sexo anal pode provocar hemorroidas.

MITO

O ato sexual pode provocar fissuras e microtraumas na região anal, mas não hemorroida.

Andar de bicicleta ou cavalo pode ocasionar o problema.

MITO

Não há relação entre essas atividades e o aparecimento da doença.

Homens são mais propensos a ter hemorroidas.

VERDADE

A proporção de incidência é de dois homens para cada mulher.

A doença hemorroidária pode ser tratada com medicamentos.

VERDADE

O tratamento será de acordo com o grau do problema, sendo o mais comum a administração de medicamentos tópicos. Mas é importante não se automedicar, pois o especialista precisa verificar primeiro se se trata de uma hemorroida ou não.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar