Brasil,

A fila anda - Centro de transplante de córneas do Hospital São Francisco completa um ano e contribui para reduzir a fila de espera no estado do Rio

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Alessandra Eckstein
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Do brilho dos holofotes nas quadras à escuridão total e de volta à luz. Assim foi a trajetória do jogador de vôlei Cilber de Lima Santos. Desde os 13 anos, ele sofria de ceratocone, doença ocular degenerativa que pode causar cegueira. Por volta dos 30 anos, quando atuava como atleta profissional de vôlei, precisou abandonar o esporte por conta do avanço da doença. Anos mais tarde, ele teve uma forte infecção que provocou cegueira nos dois olhos. Só um transplante de córnea poderia reverter o quadro, o que aconteceu prontamente no novo Centro de Transplantes de Córnea do Hospital São Francisco na Providência de Deus (HSF). Aos 50 anos de idade, Cilber foi paciente número um do centro transplantador que acaba de completar o primeiro ano de funcionamento.

Cilber é apenas um dos mais de cem pacientes que recuperaram a visão graças a um transplante de córneas realizado no HSF, unidade hospitalar que é reconhecida como referência para a realização de transplantes de rim e fígado. Empolgado com os resultados obtidos, o oftalmologista Gustavo Bonfadini, que coordena o serviço de transplantes de córnea do hospital, conta que a nova unidade vai contribuir para reduzir a fila de espera por transplantes. “Aqui no HSF atendemos tanto pacientes particulares como os atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Mas é importante ressaltar que a realização de transplantes está diretamente relacionada à doação de órgãos e há diversas questões de logística envolvidas, logo o número de transplantes realizados depende também destas questões”, relata o médico.

Eficiência e modernidade

Além de contar com uma equipe experiente e qualificada, o Centro de Transplantes de Córnea do HSF utiliza equipamentos de última geração, entre eles o topógrafo de córnea, para a realização de exames como aberrometria ocular e microscopia especular da córnea. Outro aparelho moderno que garante mais qualidade e segurança aos pacientes é o microcerátomo, que possibilita a realização de um transplante endotelial seletivo, ou seja, apenas das células doentes, separando-as das saudáveis. “Esse procedimento permite reduzir a chance de rejeição do órgão e aumentar o potencial de visão para quase 100%, além de acelerar a recuperação do paciente. Tradicionalmente, o período varia entre 6 meses e um ano. Com o novo aparelho esse tempo é de apenas de 1 a 3 meses”, explica Bonfadini.

Quando o transplante é necessário?

“As principais doenças que levam à necessidade de realização de um transplante de córnea são doenças progressivas e degenerativas como o ceratocone e a distrofia de Fuchs, além de traumas e infecções”, cita o especialista. Qualquer pessoa que deseje ser doador de órgãos pode ajudar a devolver a visão quem precisa. “Não existe restrição em relação a pessoas que tenham feito cirurgias oculares ou que tenham doenças como o glaucoma, por exemplo. Quem tem a intenção de doar os órgãos deve conversar com a família e comunicar essa decisão porque a doação de órgãos precisa ser autorizada pelos familiares”, esclarece o médico.

Aproximadamente 10 mil pessoas aguardam por um transplante de córnea no país, 1.100 delas no estado do Rio de Janeiro. Em 2018, foram realizados 923 transplantes de córnea no estado do Rio de Janeiro.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar