Brasil, 24 de Agosto de 2019

TOKIO MARINE SEGURADORA

Você sabe o que é Matting? Piora após tratamento de vasos é uma complicação que requer paciência

Também chamado de nuvem telangectásica, o problema se caracteriza por um processo de piora após o tratamento de vasos

Pesadelo dos consultórios vasculares, o Matting é uma complicação mais frequente do que se possa imaginar, afirma a cirurgiã vascular e angiologista Dra. Aline Lamaita, membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular. “Esse termo refere-se a uma piora importante dos vasos, após procedimento para tratá-los, podendo acontecer após retirada cirúrgica de varizes, escleroterapia, espuma e até no Clacs”, diz a médica.

O local mais frequente em que isso ocorre é na face lateral de coxa, mas pode ocorrer em outras regiões, segundo a médica. “Não sabemos ao certo porque isso acontece, mas existem duas teorias importantes: o Matting hemodinâmico, que ocorreria por uma reorganização do fluxo de sangue após fechamento de alguma veia, realizado durante o procedimento; e o Matting inflamatório, que aconteceria por uma intensa reação inflamatória ao produto aplicado. Nesse caso, existiria uma maior ocorrência com o uso dos detergentes (a famosa espuma), que tem um poder esclerosante muito forte”, diz a médica. Também chamado de nuvem telangectásica, essa piora se caracteriza por um conglomerado de microvarizes que dá uma aparência de mancha avermelhada.

Mas nem tudo está perdido. O Matting também tem tratamento e o primeiro passo é a paciência. “O Matting, principalmente o inflamatório, precisa de tempo para que haja a diminuição do processo de inflamação local, e a boa notícia é: há uma boa probabilidade de melhora espontânea, sem tratamento, em até três meses”, diz a angiologista.

Mas se não houver melhora, existem várias maneiras de tratá-lo, com medicações via oral, cremes e reabordagem da área com laser ou escleroterapia. “O melhor tratamento será decidido pelo seu cirurgião vascular. Mesmo em mãos experientes, as complicações existem e podem ocorrer, sendo assim, procure um profissional habilitado a tratar as lesões, evitar as complicações e tratá-las quando o pior acontecer”, finaliza a médica.

FONTE: Cirurgiã vascular e angiologista, Dra. Aline Lamaita é membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, da Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia, do American College of Phlebology, e do American College of Lifestyle Medicine. Formada pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, a médica participa, na Universidade de Harvard, de cursos de pós-graduação que ensinam ferramentas para estimular mudanças no estilo de vida nos pacientes em prol da melhora da longevidade e qualidade de vida. A médica possui título de especialista em Cirurgia Vascular pela Associação Médica Brasileira / Conselho Federal de Medicina. http://www.alinelamaita.com.br/


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

NEWSLETTER SEGS