Brasil,

Instituto Nacional de Estudos do Repouso desvenda mitos e verdades a respeito dos colchões

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Louise Favaro
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

INER orienta a população sobre cuidados na hora de comprar e higienizar colchões e travesseiros

Uma pesquisa divulgada pela Associação Brasileira do Sono recentemente apontou que um em cada três brasileiros apresentam algum tipo de distúrbio do sono. Isso significa que mais de 73 milhões de brasileiros são afetados por casos de insônia, apneia, ronco, entre outras disfunções.

Apesar de se tratar de um problema comum a boa parte de nossa população, ainda há muito desconhecimento a respeito dos fatores que podem provocar distúrbios do sono. “A boa notícia é que muito está sendo debatido sobre as novas tecnologias, como smartphones, e o impacto que elas têm no sono. Por outro lado, fatores com alto poder de impacto continuam relegados a um segundo plano. Um bom exemplo é a escolha dos colchões e travesseiros”, explica Fabiana Manzano, diretora-executiva do Instituto Nacional de Estudos do Repouso, o INER, que é responsável pelo certificado Pró-Espuma.

Responsável por certificar mais de 31 milhões de colchões Brasil afora, o INER alerta o consumidor da existência de diversos mitos a respeito deste tipo de produto e reitera: não é aconselhável comprar colchões e travesseiros por impulso.

Confira abaixo alguns mitos e verdades sobre os colchões e seu impacto em uma boa noite de sono:

1) Colchões de mola são melhores que os de espuma

Mito. A escolha deve ser baseada em preferência pessoal, havendo inclusive modelos de colchões que reúnem benefícios das duas soluções, como os colchões de molas ensacadas. No entanto, ao escolher o modelo de espuma, é importante que se pesquise a tabela de biotipo, que define a densidade ideal do produto a ser comprado de acordo com altura e peso do consumidor.

2) É necessário virar o lado dos colchões a cada 3 meses

Verdade, quando o tipo de colchão permitir. No caso dos colchões de mola ensacada, por exemplo, apenas um lado pode ser usado para se deitar. Esse tipo de atitude aumenta a longevidade do colchão, prolongando as deformações comuns ao uso contínuo do produto.

3) Devo colocar o colchão no sol

Mito. Ao colocar um colchão em contato direto com o sol, pode-se estragar as camadas interiores do produto. É aconselhável apenas deixar o produto “respirar”, sem as roupas de cama e a capa protetora, preferencialmente em um ambiente bem ventilado. Esse tipo de atitude ajuda a evitar a umidade nos colchões.

4) Quanto mais duro, melhor para a postura

Mito. Um colchão duro demais pode, inclusive, provocar desconforto e até lesões na coluna. Culturalmente, o brasileiro tem preferência por colchões mais firmes, enquanto países na Europa e nos Estados Unidos, a preferência é por modelos mais macios. Para garantir que está adquirindo um produto de qualidade, o consumidor deve procurar o certificado Pró-Espuma na hora de comprar seu colchão. Essa é a melhor forma de garantir mais conforto e qualidade para o seu sono.

5) É possível lavar colchões

Verdade, mas deve-se adotar a lavagem a seco ou buscar um especialista para fazer isso. Em casa, a recomendação é passar o aspirador por toda a superfície do colchão, inclusive nos cantos e costuras. Após fazer isso dos dois lados do produto, pode-se aplicar um produto específico para estofados, de modo a garantir a limpeza e remoção dos ácaros. Caso o consumidor prefira uma solução caseira, é recomendável misturar água e vinagre em proporções iguais dentro de um balde e molhar uma toalha limpa, torcendo bem. Depois, é só passar sobre toda a superfície do colchão.

6) Colchões têm prazo de validade

Verdade. É fundamental lembrar que passamos, no mínimo, mais de 5 horas deitados nele por noite. O resultado disso é que, com o tempo, o produto se deforma. A recomendação é de se trocar colchões, no máximo, a cada cinco anos.

Sobre o INER

O Instituto Nacional de Estudos do Repouso (INER) foi criado em 1984 como uma iniciativa de um seleto grupo de fabricantes de colchões e de matérias-primas. Em 1984, foi responsável por desenvolver a primeira norma técnica para fabricação de colchões de espuma no Brasil e, em 2004, projetou a primeira norma técnica para colchões de mola. Por meio de seu certificado Pró-Espuma, que conta com rigorosas normas de qualidade, o INER já certificou mais de 30 milhões de colchões de espuma e mola e mais de 300 mil travesseiros e estofados.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar