Brasil, 18 de Novembro de 2019

TOKIO MARINE SEGURADORA

Cirurgia Minimamente Invasiva para Glaucoma: uma nova alternativa de tratamento

H.Olhos explica como o procedimento pode reduzir com eficácia a pressão intraocular

Causado na maioria dos casos pelo aumento espontâneo da pressão de dentro do olho, o glaucoma pode provocar lesões definitivas ao órgão, o que leva à perda gradativa da visão. A doença é a principal causa da cegueira irreversível no mundo. Segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), 60 milhões de pessoas possuem glaucoma, mas apenas 50% têm conhecimento disso. Estima-se que em 2020 esse número chegue a 80 milhões.

A novidade é que um procedimento inovador vem sendo realizado no Brasil, considerado um avanço no tratamento da doença: a Cirurgia Minimamente Invasiva para Glaucoma, ou MIGS, sigla em inglês que significa Minimally Invasive Glaucoma Surgery.

“É uma cirurgia alternativa aos procedimentos tradicionais, que são mais invasivos. Uma das modalidades de MIGS consiste em introduzir um dispositivo muito pequeno, chamado iStent, no ângulo da câmara anterior, localizado entre a íris e a córnea, onde o líquido de dentro do olho é drenado. Esse dispositivo permite uma maior drenagem do líquido, reduzindo a pressão intraocular”, comenta o Dr. Luiz Alberto Melo, oftalmologista e especialista em Glaucoma do H. Olhos.

Uso do colírio após a MIGS

O glaucoma é considerado uma doença silenciosa devido à ausência de dor ou outro sintoma agudo na maioria dos casos. No início, acomete a visão periférica, afetando o que o paciente enxerga nas laterais, tornando a percepção de perda da visão difícil de ser notada.

Após o diagnóstico, o controle da pressão intraocular é normalmente realizado pelo uso de colírios, que evita a progressão da lesão no nervo óptico. Em casos mais avançados, é necessário o uso de mais de um medicamento. Quando os colírios falham na regulagem da pressão, recorre-se ao uso de laser ou cirurgia.

“A MIGS, além de ter uma taxa menor de complicações que as cirurgias tradicionais, pode reduzir a necessidade do uso de colírios pelo paciente. Essas microcirurgias são melhores indicadas para casos iniciais e moderados de glaucoma”, afirma o médico.

Visitas anuais ao oftalmologista são essenciais para um diagnóstico precoce, principalmente para os pacientes de risco. A medição da pressão ocular e o exame de fundo de olho são feitos de maneira rápida, não invasiva e indolor. Quanto mais cedo o problema for identificado, maiores são as chances do tratamento evitar a perda da visão.

Sobre o Grupo H.Olhos

O Grupo H.Olhos é reconhecido no mercado há 35 anos, por promover assistência hospitalar especializada, segura e acolhedora, além de ser referência na prestação de serviços oftalmológicos, amparado em um conceito de medicina humanizada. O H.Olhos Paulista, localizado no Paraíso, e o H.Olhos ABC, localizado em São Bernardo do Campo, contam com pronto-socorro 24h, centro cirúrgico, centro de diagnóstico, centro de auxílio óptico e consultórios equipados com aparelhos de última geração voltados à saúde ocular. Fundada em 1984, a CERPO é uma das maiores redes de clínicas de oftalmologia de São Paulo, com cinco unidades.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: Comentários com Link são bloqueados automaticamente (Comments with Links are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS