Brasil, 21 de Julho de 2019

TOKIO MARINE SEGURADORA

HMI lança Check List Parto Seguro para melhor segurança do paciente

Referência para a gestação de alto risco, sendo considerado como atenção de média e alta complexidade, o Hospital Estadual Materno-Infantil Dr. Jurandir do Nascimento (HMI), por meio do Núcleo Interno de Segurança do Paciente (NISP), lançou na manhã desta quinta-feira (13 de junho), o Check List Parto Seguro.

Dentre os hospitais Apice On Goiânia ( projeto do Ministério da Saúde constituído por uma rede de 97 hospitais com atividades de ensino em todo território nacional), a unidade é a primeira a implantar esse importante documento, com tarefas essenciais para oferecer um atendimento melhor e mais seguro às pacientes.

As listas de verificação da Organização Mundial de Saúde (OMS) são ferramentas úteis para organizar processos complexos e importantes. Elas têm sido muito utilizadas para auxiliar os profissionais de saúde a fornecer qualidade nos cuidados materno e neonatais, desde o momento da entrada em trabalho de parto até ao retorno para casa da mulher com o seu bebê em segurança.

Segundo a Organização Pan Americana de Saúde, no mundo, as mortes maternas e dos recém-nascidos normalmente ocorrem 24 horas após o parto, e todos os dias, aproximadamente 830 mulheres morrem por causas evitáveis relacionadas à gestação, como hemorragia pós-parto, infecção, trabalho de parto obstruído, pré-eclâmpsia e asfixia ao nascer.

A coordenadora da obstetrícia da unidade, Luciene Bemfica, fez a abertura do evento agradecendo a participação de todos os presentes e destacando esse importante passo para o HMI. “Esta ferramenta simples e de baixo custo pode fazer a diferença para as mulheres e crianças . Espero que todos tenham adesão ao documento que foi elaborado com muito carinho”, pontuou.

A coordenadora do NISP do HMI, enfermeira Lilian Maria Fernandes, explicou o passo a passo do Check List, como foi sua elaboração, que teve o envolvimento de todos os setores, tendo como base as diretrizes da OMS, com quatro pontos principais: quando a mãe é admitida, antes de empurrar o bebê no parto normal (ou antes da cesariana), uma hora após o nascimento e antes de mãe e bebê receberem alta.

A mediadora do projeto Apice On do MS, Diala de Carvalho R. Máximo, elogiou a iniciativa do HMI. “A unidade está de parabéns, por ter uma gestão participativa, que está junto com a equipe multiprofissional. O documento está rico e não só vai contribuir na garantia de segurança para a paciente como também do profissional que atende a diretriz do projeto Apice On de Parto Seguro”, avaliou a mediadora.

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::