Brasil,

Conheça 5 sinais que indicam a síndrome de burnout

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Tiago Varella
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Tristeza constante, descontentamento, problemas relacionados ao sono, sensação de incapacidade diante das demandas de trabalho. Além de sintomas já bem conhecidos da depressão ou da ansiedade, eles também podem indicar que alguém possa estar sofrendo com a síndrome de burnout.

O psicólogo da BP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo Caio Vianna explica que a síndrome pode afetar a todas as pessoas que desempenham uma atividade ocupacional. "Essa síndrome pode ocorrer por conta de um excesso de demandas, em pessoas que trabalham por longas jornadas ou em dois empregos ou até mesmo quando a atividade envolve grandes responsabilidades, excesso de cobranças ou em ambientes muito competitivos", explica.

Veja 5 sinais que precisam ser analisados com atenção:

Cansaço excessivo, físico e mental

Por muitas vezes, os sinais extrapolam o psicológico. Fique atento quando, além do cansaço mental, apresentar sinais como dores constantes e um esgotamento físico difícil de recuperar.

Problemas relacionados ao sono

Um dos sintomas da síndrome de burnout é a insônia ou o excesso de sono. A falta de sono pode aparecer durante a noite e, durante o dia, o sono pode aparecer em momentos de produtividade.

Depressão e ansiedade

É comum a sensação de que nada irá dar certo e deixar com que a negatividade tome conta dos pensamentos. Além disso, a sensação de ser sempre incapaz para a função desempenhada desencadeia sensações de estar sempre "devendo algo" ou a atitude de não conseguir se desligar de prazos.

Distanciamento da vida pessoal

O cotidiano da pessoa que vive com a síndrome de burnout é drasticamente afetado. Os sintomas como ansiedade, tristeza constante, irritabilidade, entre outros, fazem com que o indivíduo não se comporte mais como costumava e, consequentemente, acabe se afastando do círculo social.

Falta de prazer nas atividades

As práticas que antes eram desempenhadas com prazer e facilidade se tornam cansativas e difíceis de serem completadas.

Caio Vianna, psicólogo da BP, explica que procurar por ajuda profissional nos primeiros sintomas e dificuldades pode ser uma forma efetiva de prevenção. "Fazer uma reflexão sobre as prioridades da vida pode ajudar a prevenir crises mais intensas. Apesar de importantes, a vida ocupacional e de trabalho não deve ser o único campo da vida a ser cuidado", finaliza o profissional.

Para falar mais sobre este e outros assuntos, a BP possui um time reconhecido de profissionais atuantes em várias especialidades da área de Saúde. Não deixe de nos procurar quando necessitar de uma fonte para sua pauta.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar