Brasil,

Campanha: Junho Vermelho

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Débora da Mata
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Ação batizada de Junho Vermelho, em analogia à cor do sangue e ao Dia Mundial do Doador de Sangue, comemorado em 14 de junho, tem o objetivo de criar nas pessoas a cultura da doação e conseguir, assim, um número seguro de doadores regulares

Falar da importância da doação de sangue deveria ser desnecessário, já que o líquido é vital para o organismo e não há substituto para ele. Mas para a imensa maioria das pessoas, doar sangue não é algo que faça parte da rotina. Muitas nunca doaram, e outras doaram apenas quando um conhecido precisou. O fato é que a baixa nos estoques de sangue prejudica e impede, muitas vezes, que vidas sejam salvas. Foi pensando nisso que o movimento nacional "Eu dou sangue pelo Brasil" foi criado e vem recebendo apoio em diversas cidades do país.

Não à toa, junho foi escolhido para marcar a campanha. No dia 14 de junho comemora-se o Dia Mundial do Doador de Sangue. Além disso, a baixa na temperatura, típica desta época do ano, faz com que sejam menores as doações. Estima-se uma queda de até 40% nos estoques. A demanda, porém, não obedece à mesma equação. Com estoques caindo e cadeiras vazias, os Bancos de Sangue começam a se preocupar.

A OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda que de 3% a 5% da população seja doadora de sangue, mas no Brasil, o índice é de 1,9%, considerado muito baixo. O número de doadores precisa obedecer a um limite seguro, já que cada bolsa de sangue coletada é dividida em subpartes, como hemácias, plasma e plaquetas, e cada hemocomponente tem uma validade diferente. Outro motivo de alerta é que, com o período de férias escolares se aproximando, o número de acidentes envolvendo automóveis nas rodovias cresce, o que faz com que as bolsas de sangue tenham maior saída.

As campanhas são necessárias, mas ainda não são suficientes, é o que considera Silvia "Acredito ser por uma questão cultural mesmo. Em um país em que vivemos tantos problemas e temos uma falta de educação generalizada, tomar a iniciativa para doar sangue acaba ficando para depois. As pessoas precisam criar a consciência da importância da doação de sangue", coloca Silvia Maria.

Para Silvia Maria , a falta de informação da população é um dos principais entraves a serem vencidos. "O sangue não pode ser substituído por nenhuma medicação. Ele só é obtido pela doação, não existe outra forma. Pessoas precisam dele todos os dias, então precisamos de doações todos os dias", observa.

Para doar sangue, basta estar em boas condições de saúde, comparecer alimentado ao posto de coleta, ter entre 16 e 69 anos (menores devem consultar site Secretaria da Saúde e maiores de 60 anos devem ter doado ao menos uma vez antes de completar a idade), pesar mais de 50 kg e levar documento de identidade original com foto recente, que permita a identificação do candidato.

É recomendável evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e, no caso de bebidas alcoólicas, 12 horas antes. Se a pessoa estiver com gripe ou resfriado, não deve doar temporariamente. Mesmo que tenha se recuperado, deve aguardar uma semana para que esteja novamente apta à doação.

Outros impedimentos poderão ser identificados durante a entrevista de triagem, no dia da doação. Para tanto, basta acessar o site da secretaria de Estado da Saúde e consultar os pré-requisitos de doação.

Após a doação, é necessário seguir as seguintes orientações:

» permanecer no Banco de Sangue por mais 15 minutos para evitar que você se sinta mal com a doação; » manter o curativo por pelo menos 4 horas; » não ingerir bebidas alcoólicas; » não fumar por 02 horas; » evitar esforço físico exagerado por 12 horas, especialmente com o braço utilizado para doação; » beber bastante líquido; » se for dirigir veículo automotor ou ser transportado em motocicleta, parar imediatamente o veículo em caso de mal-estar.

Na ocorrência de febre, diarreia ou outro sintoma de doença infecciosa até 7 dias após a doação, comunicar imediatamente a Fundação Pró-Sangue pelos telefones 0800-55-0300 ou 4573-7500, ramais 7594 ou 7599.

Importante dizer, que a doação de sangue é 100% voluntária e não causa prejuízos ao organismo. Uma única doação pode salvar até quatro vidas, uma vez que o material é separado em diferentes hemocomponentes que podem ser utilizados em diversas situações clínicas.

Quem não pode doar sangue

- Ter idade inferior a 16 anos ou superior a 69 anos
- Ter peso inferior a 50 kg
- Estar com anemia no teste realizado imediatamente antes da doação
- Estar com hipertensão ou hipotensão arterial no momento da doação
- Estar com aumento ou diminuição dos batimentos cardíacos no momento da doação
- Estar com febre no dia da doação
- Levar uma criança menor de 13 anos para o hemocentro e sem a presença de outro adulto que possa acompanhá-la após a doação

Impeditivos temporários

- Resfriado: aguardar 7 dias após desaparecimento dos sintomas
- Gravidez: espere 90 dias após parto normal e 180 dias após cesariana
- Amamentação (se o parto ocorreu há menos de 12 meses)
- Ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação
- Tatuagem/maquiagem definitiva nos últimos 12 meses
- Situações nas quais há maior risco de adquirir doenças sexualmente transmissíveis: aguardar 12 meses
- Qualquer procedimento endoscópico (endoscopia digestiva alta, colonoscopia, rinoscopia, etc.): aguardar 6 meses
- Extração dentária (verificar uso de medicação) ou tratamento de canal (verificar medicação): por 7 dias
- Cirurgia odontológica com anestesia geral: por 4 semanas
- Acupuntura: se realizada com material descartável: 24 horas, se realizada com laser ou sementes: apto, se realizada com material sem condições de avaliação: aguardar 12 meses
- Vacina contra gripe: por 48 horas
- Herpes labial ou genital: apto após desaparecimento total das lesões
- Herpes Zoster: apto após 6 meses da cura.

Usar roupas vermelhas, lacinhos e, mais do que isto, doar sangue é um gesto de amor!

Mais sobre Silvia Maria de Souza Silva

Coordenadora e Docente dos Cursos Técnicos de Enfermagem, Cuidadores de Idosos do Instituto Cimas de Ensino.

Enfermeira graduada na Santa Casa em 06/2006 e com as seguintes pós graduações: Pedagogia em Saúde, Gestão Pública, Urgência e Emergência, Terapia Intensiva, Auditoria em Saúde, Medicina Ocupacional.

Mais sobre o Instituto Cimas:

O Instituto Cimas de Ensino conta com uma equipe altamente qualificada de profissionais da área da saúde, sendo eles médicos, enfermeiros, tecnólogos, especialistas, mestres e doutores. Conta também com salas bem estruturadas contendo equipamentos de data show, RX convencional e digital, mamógrafo, e disponibiliza aos alunos áreas como biblioteca para a realização de pesquisas, salas de informática com acesso a internet e sinal de wireless.

O Instituto oferece uma variedade de cursos nas categorias de: Pós-Graduação, cursos de especialização pós-técnico, cursos técnicos, cursos de aprimoramento, cursos livres, cursos preparatórios para concursos públicos nas áreas da radiologia e enfermagem e cursos de férias, além de oferecer palestras e workshops para o público interno e externo, que estão disponíveis em três períodos matutino, vespertino e noturno, o Instituto abre suas portas de segunda a sábado e aos domingos (conforme calendário acadêmico) e conta com duas unidades de ensino:

O Instituto abre suas portas de segunda a sábado e aos domingos e conta com duas unidades de ensino:

Unidade I - Metrô Paraíso Fone: 11 3892-5152 Rua Correia Dias, 318 - Paraíso São Paulo - SP - CEP: 04104-001
Unidade II – Guarulhos
Fone: 11 2656-1800
Rua Octávio Forghieri, 60, Centro de Guarulhos-SP.
www.institutocimas.com.br


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar