Nutricionista revela porque o iogurte é mais recomendado do que a bebida láctea

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Bruna Valença
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde

Diferenças no valor nutritivo, consistência e ingredientes usados na produção certificam os benefícios do iogurte

Apesar de ambos serem produzidos a partir do leite, o iogurte e a bebida láctea apresentam diferenças importantes no valor nutritivo, na consistência e nos ingredientes usados. Segundo Andréa Esquivel, nutricionista clínica, consultora especializada em Nutrição & Qualidade de Vida, Alimentos Funcionais, Educação Nutricional e Gastronomia, a bebida láctea é mais líquida devido à presença de soro do leite, sempre é adoçada e pode conter polpa de fruta e outras substâncias. Já no iogurte, a base é essencialmente o leite.

“O iogurte é um produto feito basicamente de leite, que pode ser integral, semidesnatado ou desnatado, pode ser dessorado para ter seu perfil proteico mais alto, pode ou não ter a adição de frutas, açúcar ou outros alimentos. Ele é mais consistente e sua fermentação é realizada com culturas de bactérias específicas e benéficas ao nosso organismo (Streptococcus thermophilus e Lactobacillus bulgaricus), que transformam o açúcar do leite (lactose) em ácido láctico, por meio da fermentação”, explica Andréa.

O processo de fermentação garante ao iogurte uma consistência mais cremosa e sua composição nutricional é semelhante ao leite: é rico em proteínas de elevado valor biológico, cálcio e vitaminas A e do complexo B, fornece energia e tem uma composição lipídica equilibrada. No iogurte, os ingredientes não lácteos poderão estar presentes na proporção máxima de 30%. É obrigatório um mínimo de 2,9 g de proteína por 100 g do produto.

Além disso, iogurtes feitos com leite proveniente exclusivamente de vacas A2A2 não contém a beta-caseína A1, responsável por causar náuseas, dor de estômago ou inchaço abdominal – sintomas comumente confundidos com intolerância à lactose. Segundo estudo científico realizado pela Lincoln University, na Nova Zelândia, leite e produtos lácteos derivados de vacas com gene A2A2 oferecem naturalmente melhor digestão.

“Já a bebida láctea é constituída por no mínimo 51% de base láctea feita com soro do leite, tendo apena, no mínimo, 1 g de proteína a cada 100 g de produto. A mistura é aquecida e adicionada ao leite integral, aquecida novamente e resfriada até a temperatura de fermentação. É adicionado o fermento até formação de uma coalhada e colocado corante e aroma ou preparado de polpa de fruta. Como não é feita apenas de leite, é menos consistente, portanto, mais fraca que o iogurte”, compara a nutricionista. “Embora sejam alimentos altamente nutritivos, fontes de cálcio e proteínas e que ajudam a tornar o nosso organismo saudável e equilibrado, a melhor opção ainda é o iogurte”, afirma Andréa.

Iogurtes de leite tipo A

A Letti está ampliando seu portfólio e apresenta novidades: iogurtes de pitaya e blueberry. Assim como os outros sabores da linha, são os únicos iogurtes no Brasil feitos com leite tipo A, provenientes apenas de vacas A2A2 e com selo BDK, que certifica que todos os produtos – exceto o leite fermentado - são produzidos de acordo com as leis judaicas via instalação de câmeras que monitoram todo o processo, 24 horas por dia.

Primeira a produzir, em escala, o leite e derivados provenientes apenas de vacas A2A2, a Letti investiu cerca de 1,5 milhão de reais para a seleção natural do gado. O processo de seleção começou há cerca de dois anos e permite fazer o cruzamento correto, ou mesmo a fertilização in vitro, para que o rebanho lactante seja, até 2021, 100% composto por vacas com o gene A2A2.

Recentemente, a Letti foi a primeira a receber o selo “VACAS A2A2”, certificação que faz parte do Movimento #BEBAMAISLEITE, que tem como objetivo valorizar o leite e seus derivados frente a um mercado consumidor cada vez mais exigente. O selo indica que o leite é proveniente apenas de animais com genótipo A2A2 para a produção de beta-caseína, sendo indicado para pessoas sensíveis à caseína A1.

Sobre a Letti - A Letti foi lançada em 2007 pela segunda geração da família Jank, proprietária desde 1945 da Fazenda Agrindus, reconhecida como uma empresa de agropecuária familiar. Em 2018, a terceira geração da família iniciou um processo de renovação e melhoria dos canais de distribuição e marketing, em sociedade com a E2Estrategy, empresa do ex-vice-presidente de Marketing da TetraPak, Eduardo Eisler em conjunto com os filhos Einat e Amit Eisler. A marca produz leite tipo A, queijo frescal, creme de leite fresco pasteurizado, iogurtes, leite fermentado e coalhadas, entre outros produtos e também os distribui pelo e-commerce Mania de Leite.

Sobre a Agrindus - Dona do maior rebanho de vaca holandesa pura de origem registrado no Brasil, a Agrindus é uma das maiores referências em seleção genética do país. A fazenda tem hoje 1.700 vacas holandesas em fase de lactação, cuja produtividade é de 60 mil litros diários – o equivalente a 1,8 milhão ao mês ou 21,9 milhões ao ano, absolutamente naturais e muito acima da média nacional. O rebanho leiteiro vem sendo selecionado há 70 anos e as vacas são individualmente rastreadas, o que garante a origem e a qualidade dos nossos produtos.

Sobre Andréa Esquivel - Nutricionista com mais de 30 anos de experiência, formada pela Universidade de Mogi das Cruzes, pós-graduada em Marketing pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado. Especializada em Gastronomia e Gastrenterologia. Nutricionista da clínica CEDIG – diagnóstico e tratamento em gastrenterologia a mais de 18 anos. Diretora da Gastronomia Nutritiva, consultoria em gastronomia, nutrição e marketing, com mais de 22 anos de atuação. Cofundadora da Confraria do Bem Comer Porto Rubaiyat. Professora de nutrição em cursos de pós-graduação de diversas universidades no país. Professora convidada do SENAC para cursos de Gastronomia e Nutrição. Palestrante nacional e internacional. Colaboradora da Associação Paulista de Nutrição, Conselho Regional de Nutricionistas, do Sindicato dos Nutricionistas do Estado de São Paulo e da Associação Brasileira de Profissionais de Cozinha. Coautora de 6 livros técnicos na área de nutrição. Coautora do capítulo de fitoterapia no Tratado de Nutrição Clínica 4ª edição, autora de apostilas técnicas para o PRONATEC. Ex-coordenadora pedagógica do curso de pós-graduação em fitoterapia do Ganep Nutrição Humana. Coordenadora do curso de pós-graduação em fitoterapia EAD Plus. Consultora técnica da Casa Santa Luzia, Laboratório Baldacci, Laboratório Takeda e Estar Bem Alimentos.