Brasil, 15 de Outubro de 2019

TOKIO MARINE SEGURADORA

Adoçantes: mitos e verdades

Os edulcorantes, como também são chamados os adoçantes de baixa caloria, dão o sabor adocicado a alimentos e bebidas sem aumentar as calorias do açúcar. Mas, ainda existe desconfiança em relação aos benefícios dessas substâncias à saúde.

“O uso de adoçantes não calóricos é uma opção para as pessoas portadoras de diabetes ou com problemas de obesidade mas tomando cuidado com as calorias que consomem”, explica Iara Pasqua, nutricionista e consultora da Salud em Corto.

Antes de serem disponibilizados no mercado para o consumo, os edulcorantes passam por um rigoroso processo de avaliação de segurança e eficácia, com base em provas clínicas. Eles são analisados e certificados pelo Comitê Misto FAO/ OMS de Especialistas em Aditivos Alimentares (JFECFA), um comité científico internacional administrado pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS). “No Brasil também passam por testes e, somente após comprovar que a ingestão dessas substâncias é segura para a saúde, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprova a liberação dos adoçantes”, acrescenta Iara.

A nutricionista esclarece alguns mitos e verdades sobre o consumo dos adoçantes:

Altera a flora intestinal

Mito. Um estudo recente da Universidade de Granada (Espanha)* confirmou que o uso de adoçantes não calóricos não causa nenhum desequilíbrio na flora intestinal, também conhecida como microbiota intestinal. Esse grupo de bactérias auxilia na digestão dos alimentos e no controle da proliferação de microorganismos que possam causar doenças.

Não provoca alergias

verdade Verdade. O consumo de adoçantes não está relacionado ao desenvolvimento de alergias nem a problemas gastrointestinais. Além disso, os adoçantes colaboram para a promoção da saúde por reduzirem a ingestão calórica.

Provoca cáries

Mito. Os adoçantes, na realidade, contribuem para a saúde bucal porque impedem o crescimento das bactérias que causam cáries.

Preservação da saúde

Verdade. Por não serem carboidratos, os adoçantes de baixa caloria não elevam os níveis de açúcar no sangue. Por isso, ajudam no controle do diabetes e da obesidade e evitam a inflamação de pequenas artérias que poderiam desencadear ataques cardíacos, insuficiência renal, alterações na visão e derrames.

*Angel Gil Hernández, et.al. Effects of Sweeteners on the Gut Microbiota: A Review of Experimental Studies and Clinical Trials. Advances in Nutrition, Volume 10, Issue suppl. 1º de janeiro de 2019.

Sobre Salud en Corto

Salud en Corto é uma organização não governamental formada por uma equipe multidisciplinar de especialistas em saúde e nutrição, cujo objetivo é disseminar a cultura de prevenção à saúde e a promoção do bem-estar da população latino-americana por meio de ciências médicas confiáveis.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: Comentários com Link são bloqueados automaticamente (Comments with Links are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

NEWSLETTER SEGS