Brasil,

O uso de anticoncepcionais afeta a fertilidade da mulher?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Michelle Rosadini
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Dr. João Pedro Junqueira Caetano, especialista em reprodução assistida da Pró-Criar, esclarece alguns pontos importantes sobre o tema

Quando o assunto é fertilidade feminina, uma das dúvidas mais comuns em consultórios médicos diz respeito ao uso de anticoncepcionais. Afinal, o medicamento pode afetar as chances de uma gravidez futura? A resposta é não, conforme explica o especialista em reprodução assistida da Pró-Criar, Dr. João Pedro Junqueira Caetano. "Os chamados anticoncepcionais ou pílulas não causam infertilidade, independentemente do tempo de uso. Porém, o remédio pode mascarar algumas alterações que levam à infertilidade e, por isso, muitas pacientes só descobrem os sintomas quando suspendem o uso do medicamento para tentar engravidar", afirma.

O anticoncepcional impede que o folículo ovariano que contém o óvulo se desenvolva e libere o gameta feminino. Em outras palavras, ele inibe momentaneamente a ovulação e, portanto, a fertilidade. Esse efeito não é permanente e pouco tempo após parar de usar o medicamento, a mulher que estiver saudável e em idade reprodutiva voltará a ovular normalmente e estará totalmente apta a ter filhos.

O que acontece em muitos casos é que os anticoncepcionais podem disfarçar os efeitos mais evidentes de alterações, como a dificuldade de ovulação, a endometriose e a síndrome dos ovários policísticos (SOP) entre outras, que afetam diretamente a fertilidade de milhares de mulheres. Segundo Dr. João Pedro Junqueira Caetano, a recomendação para quem deseja ter filhos e tem histórico familiar dessas doenças, ou idade avançada, é procurar um médico para verificar seu potencial reprodutivo. “Nos casos em que há uma redução considerável de fertilidade, os tratamentos de reprodução assistida podem ser a opção mais eficaz para quem deseja engravidar”, completa o especialista.

Outros mitos e verdades da fertilidade

A culpa da infertilidade é sempre da mulher?

Não. Isso é um mito muito comum na sociedade, mas 40% das causas de infertilidade são relacionados a fatores femininos, outros 40% são relacionados à causa masculina e os 20% restantes são relacionados à infertilidade combinada do casal.

O relógio biológico é o maior inimigo da fertilidade?

Sim, é verdade. Após os 34 anos, as chances de gravidez mensal começam a diminuir de forma acentuada, principalmente por causa da redução na qualidade dos óvulos.

É possível fazer fertilização in vitro depois de ter feito laqueadura?

Sim. Aliás, esta é praticamente a única forma de uma mulher que fez laqueadura engravidar, a menos que ela faça uma cirurgia de reversão da laqueadura. No entanto, as chances de restabelecimento total da fertilidade são menores do que nos casos de reversão da vasectomia, que é feita no homem. A fertilização in vitro só é possível após a laqueadura porque, neste procedimento, o óvulo é fecundado pelo espermatozoide fora do corpo da mulher, ao contrário do que acontece na inseminação artificial, em que a fecundação ocorre diretamente na tuba. Dessa maneira, o sucesso da fertilização vai depender apenas de fatores externos, ligados à idade da mulher, à qualidade dos óvulos e dos espermatozoides coletados, bem como do endométrio da paciente.

Sobre a Pró-Criar

A Pró-Criar, especializada em reprodução assistida, está comemorando 20 anos. A clínica tem como objetivo primordial aliar procedimentos técnicos a um atendimento acolhedor àqueles que buscam tratamento de fertilidade. Fundada pelo Dr. João Pedro Junqueira Caetano, em fevereiro de 1999, a Pró-Criar é formada por uma equipe multidisciplinar de ginecologistas, embriologistas e psicólogos com larga experiência em todas as áreas da reprodução assistida. Em fevereiro de 2018 passou a integrar o Grupo Huntington de Medicina Reprodutiva.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar