Brasil,

HDT alerta sobre aumento de doenças infecciosas no outono

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  HDT
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Atual período do ano requer cuidados redobrados com as alergias e doenças respiratórias

O outono chegou há pouco mais de um mês e trouxe com ele aquela que é uma de suas principais características: a queda de temperatura. Neste período mais frio e geralmente acompanhado pela baixa umidade do ar, as pessoas tendem a ficar mais aglomeradas em ambientes fechados, intensificando complicações de saúde como doenças infecciosas, transmitidas por vírus e bactérias. Gripe, resfriado, faringite, sinusite, rinite e pneumonia são as patologias que mais aparecem nesta época do ano.

O sistema imunológico se torna mais frágil, pois o corpo precisa se adaptar às temperaturas baixas, gastando assim mais energia e facilitando o aumento das doenças. As infecções respiratórias, principalmente a gripe e o resfriado, são as que mais acometem a população e costumam ser confundidas.

O infectologista do Hospital de Doenças Tropicais dr Anuar Auad (HDT), Alexandre Costa, esclarece que a gripe é causada pelo vírus influenza, podendo acarretar em casos leves ou mais graves, já o resfriado é provocado por outros vírus. “Os sintomas da gripe, apesar de parecidos com os do resfriado, são mais abundantes e duram por mais tempo, entre quatro a sete dias. Estão entre eles a tosse, dor no corpo, dor de garganta, congestão nasal e coriza. A febre costuma aparecer apenas na gripe, sendo o sintoma mais relevante e que pode durar cerca de três dias ou mais”, esclarece.

A gripe e o resfriado diminuem a imunidade, deixando o organismo mais debilitado, podendo facilitar o aparecimento de doenças bacterianas. A pneumonia é a maior preocupação de agravo. Se trata de um processo inflamatório e infeccioso pulmonar, no qual a gravidade depende do agente etiológico (bactéria ou fungos) e ainda de outros fatores, como a idade, a comorbidade (associações de duas ou mais doenças que se manifestam simultaneamente) e o tipo de exposição do indivíduo.

Prevenção - O infectologista alerta que “para se prevenir dessas patologias nesta época do ano é preciso tomar alguns cuidados como evitar lugares aglomerados e/ou fechados, fazer exercícios físicos, realizar a higienização das mãos rotineiramente, além de estar em dia com a vacinação da gripe”. Vale lembrar que a imunização contra a gripe pela rede pública teve início no último dia 10 de abril e segue até 31 de maio deste ano.

Ainda de acordo com o médico, para aqueles que não conseguirem prevenir e contraírem as infecções virais, o indicado é repousar, ingerir bastante líquido e se alimentar bem. Também é importante ficar atento aos sintomas e procurar atendimento médico caso necessário.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar