Brasil, 26 de Maio de 2019

TOKIO MARINE SEGURADORA

Dia 26 de abril: prevenção e combate à hipertensão arterial

Dia 26 de abril: prevenção e combate à hipertensão arterial

A hipertensão arterial sistêmica, também conhecida como pressão alta, é uma doença bastante comum, na qual ocorre aumento dos níveis da pressão arterial. Quando não há o tratamento adequado, esse problema pode levar ao derrame cerebral, infarto, insuficiência cardíaca e renal, além de consequências à saúde ocular. Para alertar sobre esses riscos, acontece o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, em 26 de abril.

Conforme explica a Dra. Ana Carolina Arato, oftalmologista do HCLOE, empresa do Grupo Opty em São Paulo, com o aumento crônico da pressão, ocorrem degenerações vasculares em todo o corpo. “O principal processo, chamado de arteriosclerose, leva a um endurecimento das artérias que pode causar diversos problemas em nosso organismo, como infartos, diminuição da atividade dos rins, derrames cerebrais e lesões oculares”, conta.

“Nos olhos, o principal alvo da pressão arterial alta é a retina, que é a camada que reveste internamente o globo ocular e que é responsável por transformar a luz em visão. Essa alteração é chamada de retinopatia hipertensiva”, diz a especialista do Grupo Opty. Seu diagnóstico é feito por meio do exame de fundo de olho, no qual é possível observar a retina e os vasos retinianos e, assim, identificar e classificar pequenas hemorragias, áreas de inchaço (edemas) na retina, além de vasos debilitados. Esses achados decorrem da arteriosclerose, vazamento do conteúdo dos vasos e constrição vascular.

E se não tratar? – Com o passar do tempo, os pacientes hipertensos também ficam mais propensos a oclusões vasculares na retina e no nervo óptico, condições nas quais se observa o fechamento completo de vasos e que causam grave falta de suprimento de sangue para essas estruturas oculares. “Em aumentos muito extremos da pressão arterial, podem ocorrer desde inchaço do nervo óptico até descolamentos de retina”, afirma a Dra. Arato.

Prevenir – A prevenção e o tratamento para a retinopatia hipertensiva passam pelo controle clínico da hipertensão, seja com mudanças do estilo de vida, como atividade física e dieta equilibrada que privilegie alimentos naturais em detrimento aos industrializados, ou com o uso de medicamentos anti-hipertensivos, sempre com acompanhamento médico.

Vale lembrar que obesos, pessoas com alimentação rica em sal (sódio, responsável pela retenção de líquido, que aumenta ainda mais a pressão), sedentários, diabéticos e indivíduos com histórico de hipertensão na família têm mais chances de desenvolverem a pressão alta.

“Se você é hipertenso, faça consultas periódicas e converse com seu oftalmologista sobre a necessidade do exame de fundo de olho. Esses dados são fundamentais e auxiliam no tratamento da pressão alta pelo seu clínico”, comenta a especialista do Grupo Opty.

Não confunda!

Hipertensão arterial não é a mesma coisa que hipertensão ocular. Também é comum a confusão entre glaucoma e hipertensão ocular. Frequentemente são mencionados como sinônimos, mas, na verdade, são condições diferentes. Hipertensão ocular, como o próprio nome diz, é a pressão elevada nos olhos. Normalmente, a pressão ocular não ultrapassa o valor de 21mmHg. Quando isso ocorre, se está diante de pressão alta nos olhos ou hipertensão ocular. Ter a pressão elevada nos olhos não significa que a pessoa tenha glaucoma e sim que tem risco de um dia desenvolver a doença.

Glaucoma não é sinônimo de pressão alta nos olhos. Glaucoma é uma doença que acomete o nervo da visão e pode ser independente da pressão alta nos olhos. No glaucoma, ocorre a progressiva morte das fibras que formam o nervo responsável pela visão. Se não for diagnosticado e tratado, pode evoluir para cegueira. “No mês em que é promovido o Abril Marrom, campanha de saúde pública que destaca as doenças que causam cegueira, esse segundo alerta é igualmente necessário”, conclui a oftalmologista.

Sobre o HCLOE

Fundado há 30 anos, o HCLOE – Oftalmologia Especializada realiza investimentos contínuos em infraestrutura, treinamento e tecnologia de ponta, para garantir conforto, serviços humanizados e atendimento personalizado aos seus pacientes. São três unidades clínicas e uma cirúrgica na cidade de São Paulo, com profissionais altamente qualificados e suporte diferenciado nas diversas subespecialidades, tais como catarata, córnea e refrativa, estrabismo, oftalmologia pediátrica, glaucoma, plástica ocular, retina e vítreo, uveítes e visão subnormal. Por mês, em média, são realizados 7 mil consultas, 9 mil exames e 350 cirurgias em suas instalações. Para seguir crescendo, desde 2018, o HCLOE se uniu ao maior conglomerado de oftalmologia da América Latina, o Grupo Opty. Para mais informações, visite www.hcloe.com.br.

Sobre o Opty

O Grupo Opty nasceu em abril de 2016, a partir da união de médicos oftalmologistas apoiados pelo Pátria Investimentos, que deu origem a um negócio pioneiro no setor oftalmológico do Brasil. O grupo aplica um novo modelo de gestão associativa que permite ampliar o poder de negociação, o ganho em escala e o acesso às tecnologias de alto custo, preservando a prática da oftalmologia humanizada e oferecendo tratamentos e serviços de última geração em diferentes regiões do País. No formato, o médico mantém sua participação nas decisões estratégicas, mantendo o foco no exercício da medicina. Atualmente, o Grupo Opty é o maior grupo de oftalmologia da América Latina, agregando oito empresas oftalmológicas, 1400 colaboradores e 400 médicos oftalmologistas. O Instituto de Olhos Freitas (BA), o DayHORC (BA), o Instituto de Olhos Villas (BA), o Hospital Oftalmológico de Brasília, o Grupo INOB (DF), o Hospital de Olhos Santa Luzia (AL), o Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem (SC) e o HCLOE (SP) fazem parte dos associados, resultando em 19 unidades de atendimento.

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::