Brasil, 17 de Julho de 2019

TOKIO MARINE SEGURADORA

Descubra quais são as causas da ‘dor nos cabelos’ e como tratá-la

Tricologista explica como prevenir o problema constantemente descrito como dor nos cabelos, mas que, na verdade, atinge o couro cabeludo e é causado principalmente pela falta de cuidados com os fios.

Dor nos cabelos. Apesar de estranha, esta é uma reclamação muito comum em consultórios e cabeleireiros. Mas, ao contrário da queixa de muitos, não é exatamente o seu cabelo que está doendo, mas sim a pele da área perifolicular, ou seja, a região em volta de cada fio, poro ou folículo. “Existem várias causas para a sensação dolorosa no couro cabeludo ou tricodínea e é sempre importante avaliar a queixa, pois ela pode preceder quadros de queda intensa”, afirma a dermatologista e tricologista Dra. Kédima Nassif, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

E o problema não para por aí, pois, segundo a especialista, o uso frequente de penteados como rabos de cavalos, tranças e até mesmo coques para dormir também podem contribuir para a piora da dor. “Quando usamos penteados que tracionam a raiz dos cabelos o resultado é uma inflamação ao redor dos pelos que, se for crônica, pode resultar em casos de alopecia definitiva. O mesmo ocorre com o uso de apliques muito apertados”, destaca.

Porém, é possível prevenir o problema através de cuidados básicos, como evitar usar elásticos para prender os cabelos, optando por penteados mais soltos, evitar o uso de apliques por mais que três meses consecutivos e sempre realizar o procedimento com mechas finas e manutenção frequente. Estados inflamatórios do couro cabeludo, como a dermatite seborreica, podem agravar ainda mais o problema e o excesso de oleosidade deve ser combatido.

Mas, afinal, de quanto em quanto tempo deve-se lavar os fios para evitar o problema? De acordo com a tricologista, tudo depende do seu tipo de cabelo. Cabelos mais finos e lisos, por exemplo, devem ser lavados mais frequentemente, já que produzem mais óleo, enquanto pessoas de cabelo crespo e grisalhos podem deixar um espaço maior entre uma higienização dos fios e outra. “De forma geral, pessoas de cabelo oleoso devem lavar os fios todos os dias ou em dia alternados. Já quem tem cabelos secos ou grossos deve realizar a higienização a cada dois ou três dias. No entanto, se o cabelo estiver sujo por suor, no caso dos praticantes de atividade física diária, ele deve ser lavado, ainda que com um xampu suave”, recomenda.

Mas existem também outras causas para o problema. “Temos quadros de ansiedade generalizada ou distúrbios psiquiátricos e o aumento da substância P, produzida no SNC (Sistema Nervoso Central) e relacionada aos mecanismos de dor; e hoje questiona-se se a rosácea em couro cabeludo não ocasionaria o quadro. Outros estados inflamatórios do couro cabeludo também estão relacionados, como a psoríase e dermatites. Diante de uma queixa tão complexa, a avaliação com especialista é fundamental”, finaliza a tricologista.

DRA. KÉDIMA NASSIF: Dermatologista e Tricologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica e da Associação Brasileira de Restauração Capilar. Graduada em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais, possui Residência Médica em Dermatologia também pela UFMG; realizou complementação em Tricologia no Hospital do Servidor Público Municipal, transplante capilar pela FMABC e em Cosmiatria e Laser pela FMABC. Além disso, atuou como voluntária no ensino de Tricologia no Hospital do Servidor Público Municipal de São Paulo. www.kedimanassif.com.br

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::