Brasil, 17 de Julho de 2019

TOKIO MARINE SEGURADORA

Metade dos pacientes com dermatite sofrem com ansiedade ou depressão, alerta novo estudo

Pesquisa do British Journal of Dermatology, publicada no começo de março, afirma que o risco de ansiedade e depressão é dramaticamente maior em adultos com eczema do que naqueles sem a doença.

50% dos adultos com eczema (dermatite atópica) foram diagnosticados também com ansiedade ou depressão nos últimos 12 meses ou mostram sinais desses problemas de saúde mental, de acordo com nova pesquisa do British Journal of Dermatology. O estudo foi realizado nos Estados Unidos e faz um alerta importante: o risco de ansiedade e depressão é dramaticamente maior em adultos com eczema do que naqueles sem a doença, já que esse número cai para 27,3% entre adultos sem eczema. "Este estudo confirma o que as pessoas com essa doença sentem há muito tempo: as doenças de pele podem ter um impacto profundo na autoestima, podendo levar à ansiedade e à depressão, principalmente quando não são tratadas", afirma a dermatologista Dra Valéria Marcondes, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Academia Americana de Dermatologia.

A pesquisa foi realizada por dermatologistas e alergologistas nos EUA e também descobriu que a gravidade dos sintomas do eczema está fortemente ligada ao risco de ansiedade e depressão. “O estudo analisou um tipo comum de eczema chamado dermatite atópica, uma condição comum da pele que causa irritações na pele, coceira e vermelhidão. A condição geralmente começa na infância, no entanto, muitas vezes continua na idade adulta”, afirma a dermatologista. “A dermatite atópica é uma doença genética, crônica e, dentre os sintomas, estão: pele seca, erupções que coçam e crostas que se formam principalmente nas dobras dos braços e da parte de trás dos joelhos”, diz a dermatologista. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Dermatologia, a dermatite atópica é a 11ª doença dermatológica mais comum na população brasileira, afetando 2,4% da população em todas as faixas etárias.

O estudo incluiu 2893 adultos dos EUA, 602 dos quais tinham eczema. Os participantes completaram uma pesquisa on-line que foi projetada para revelar a gravidade de seu eczema se eles tivessem a condição e o estado de seu bem-estar mental. A gravidade do eczema foi definida por meio de três avaliações diferentes que consideraram fatores como distúrbio do sono, coceira e extensão da pele seca. Com base nos scores de avaliação, a gravidade da doença foi caracterizada de leve a muito grave. Já a avaliação da saúde mental foi concluída usando a Escala Hospitalar de Ansiedade e Depressão (HADS), que se traduziu em escores de ansiedade e depressão. Os participantes também foram perguntados se tinham sido diagnosticados com depressão ou ansiedade por um profissional de saúde no ano passado.

40% dos adultos com eczema relataram ter sido medicamente diagnosticados com ansiedade ou depressão no ano anterior à pesquisa, em comparação com 17,5 % das pessoas sem eczema. Usando a contagem da HADS, o eczema foi associado a uma chance significativamente maior de apresentar sintomas de ansiedade e depressão. Em combinação, 50 por cento dos adultos com eczema e 27 por cento dos adultos sem eczema tinham “pontos” (scores) anormais de ansiedade ou depressão ou relataram um diagnóstico de saúde para qualquer condição de saúde mental.

“Os scores de ansiedade e depressão aumentaram significativamente com cada categoria de gravidade do eczema, sugerindo que a gravidade da doença é um fator importante de ansiedade e depressão em pacientes com eczema. 100% dos adultos com eczema severo, pontuados em todos os três critérios de mensuração, apresentavam escores da ansiedade e da HADS limítrofes ou anormais”, afirma a dermatologista. “Existe uma forte ligação entre nossa pele e nossa saúde mental. Este estudo confirma a necessidade de garantir que os serviços de saúde mental sejam acessíveis aos pacientes com problemas de pele e, quando possível, integrem os cuidados mentais e físicos na primeira oportunidade”, diz a médica. “Compreender a causa da ansiedade e depressão em pacientes com eczema, como a gravidade dos sintomas, pode ajudar a melhorar os cuidados de saúde mental para pacientes com problemas de pele comuns”, finaliza.

Fonte: Dra. Valéria Marcondes – Dermatologista da Clínica de Dermatologia Valéria Marcondes, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia com título de especialista e da Academia Americana de Dermatologia. Foi fundadora e é membro da Sociedade de Laser. www.valeriamarcondes.com.br

LINK do estudo: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1111/bjd.17683

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::