Em 7 minutos diários, capacete reduz queda capilar pós-parto e pode ser usado de maneira preventiva

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Guilherme Zanette
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde

Causado pela baixa nos índices de hormônios gestacionais que ocorre após o nascimento do bebê, eflúvio telógeno pós-parto pode ser diminuído com alimentação balanceada e equipamentos como o Capellux i9, que pode ser usado durante a gravidez de maneira preventiva.

Em gestantes, os hormônios são os principais responsáveis pelas alterações de humor, mas também são eles que deixam o cabelo mais bonito, brilhante e volumoso. “Durante a gestação, por conta do estímulo dos hormônios femininos, os cabelos ficam em fáse anágena, então são cabelos que são extremamente brilhantes, densos, proteicos, com grande crescimento acima da média. Toda gestante, a não ser aquelas com deficiência de ferro, anemia ferropriva, deficiência de ácido fólico ou ainda de vitamina D, tem uma qualidade capilar de excelência assim como um crescimento ungueal que acompanha a questão capilar”, afirma a dermatologista Dra. Claudia Marçal, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Academia Americana de Dermatologia. Isso acontece pois, na gestação, o aumento dos hormônios femininos provoca uma vasodilatação para o bulbo capilar, trazendo mais oxigênio e nutrientes, mantendo os fios na fase de crescimento por longo período, o que privilegia o crescimento, o aspecto saudável e a beleza dos fios, segundo a médica.

O problema é que, segundo a Dra. Cássia Coelha, dermatologista e tricologista, membro da American Hair Society, com o fim da gravidez e o nascimento do bebê ocorre uma baixa nos níveis destes hormônios gestacionais, o que faz com que todos os fios que estavam na fase anágena passem para a fase telógena e, consequentemente, caiam. Esta queda acentuada dos cabelos recebe o nome de eflúvio telógeno pós-parto. Com isso, a mulher que até o momento estava perdendo cerca de 50 fios por dia, sendo que a média de uma pessoa normal é perder em torno de 100 cabelos diariamente, passar a ter até 500 fios de cabelo caindo todos os dias, o que é muita coisa.

Mas uma nova tecnologia, baseado nas luzes de LED, tem efeito benéfico para evitar a queda acentuada dos fios (e pode ser usada inclusive na gestação). É o Capellux i9, um capacete que emite luz vermelha. “O Capellux I9 emite uma luz vermelha que fornece energia na medida em que a estrutura celular localizada nas membranas da mitocôndria é estimulada a produzir mais ATP nas células. Com mais energia e nutrientes, as células operam em condições otimizadas no desempenho de suas funções, o que promove um aumento da quantidade e volume dos fios, que também ficam mais grossos”, explica o angiologista Dr. Álvaro Pereira de Oliveira. “Além disso, as substâncias liberadas após a irradiação da luz (ATP, óxido nítrico e fatores de crescimento) se espalham para as regiões vizinhas, estimulando os folículos mais fracos a produzirem mais queratina, inibindo a queda, acelerando o crescimento, melhorando a espessura, qualidade, força e brilho dos cabelos.”

Segundo a Dra. Cássia, estudos apontam que aparelhos baseados em Ledterapia, como o Capellux I9 da Cosmedical, são capazes de garantir uma diminuição fisiológica desta queda que ocorre no pós-parto e podem ser usados já na gestação como forma de prevenção, pois não possui contraindicação. Sobre o momento mais oportuno para usar o aparelho, a médica explica que quanto mais precocemente você iniciar o tratamento, melhor. Logo, o recomendado é que você inicie a utilização do Capellux I9 já no final da gestação ou então assim que o bebê nascer, principalmente se você já possuir um histórico ou predisposição a queda. O uso diário por 7 minutos já é o suficiente para melhorar a qualidade dos fios e diminuir a queda.

Por fim, a Dra. Claudia Marçal lembra que é sempre importante consultar um dermatologista ou tricologista para que o médico indique a melhor conduta para o tratamento, que pode ser feito com a ingestão de suplementos alimentares e vitaminas específicas para os cabelos, aplicação de produtos tópicos e tecnologistas em consultório.

FONTES:

COSMEDICAL

A COSMEDICAL é uma empresa especializada em oferecer tratamentos seguros e inovadores aos seus clientes, desde terapia capilar à recuperação de musculatura pós esforço físico. Acostumados à alta tecnologia e a eficácia da fotobiomodulação através de LED’s, a empresa vem se tornando referência em equipamentos home device. A COSMEDICAL fabrica, comercializa e importa equipamentos para a saúde, há mais de 15 anos. A eficácia e a segurança dos produtos são medidas por testes clínicos rigorosos, realizados por grandes instituições europeias e brasileiras. www.cosmedical.com.br

Dr. Álvaro Pereira de Oliveira

Angiologista e cirurgião vascular

DRA. CÁSSIA COELHO

Graduada em Medicina pela Faculdade de Medicina de Petrópolis (FASE); Membro Titular da Sociedade Brasileira Dermatologia e Cirurgia Dermatológica; Especialização em tricologia pela Faculdade de Mogi das Cruzes (SP), Membro da American Hair Society (NAHRS), Membro da Sociedade de Tricologia, professora de Tricologia do curso de Pós-Graduação em Dermatologia da Policlínica do Rio de Janeiro.

DRA. CLAUDIA MARÇAL

É médica dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), da American Academy Of Dermatology (AAD) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD). É speaker Internacional da Lumenis, maior fabricante de equipamentos médicos a laser do mundo; e palestrante da Dermatologic Aesthetic Surgery International League (DASIL). Possui especialização pela AMB e Continuing Medical Education na Harvard Medical School. É proprietária do Espaço Cariz, em Campinas - SP.