Brasil, 23 de Abril de 2019

TOKIO MARINE SEGURADORA

+ F O N T E -

Lipoaspiração: saiba quais são os principais tipos deste procedimento e quando são indicados

Lipoaspiração: saiba quais são os principais tipos deste procedimento e quando são indicados

Cirurgiã plástica comenta as diferenças entre os cinco tipos de lipoaspiração mais realizadas e quais cuidados devem ser tomados antes e depois de cada um dos procedimentos.

Gordura localizada é um problema que afeta grande parte das pessoas, causando grande desconforto estético. Não é à toa então que, segundo o último levantamento realizado pela Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS), o Brasil aparece como o líder mundial em cirurgias plásticas, com a lipoaspiração sendo o procedimento mais realizado no país. De acordo com a cirurgiã plástica Dra. Beatriz Lassance, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e da Isaps (International Society of Aesthetic Plastic Surgery), existe uma série de procedimentos com nomenclaturas diferentes que não deixam de ser lipoaspiração, mas que se diferem entre si, sendo indicados de acordo com a necessidade de cada paciente. Para ajudar a entender melhor, a especialista explicou quais os principais tipos de lipoaspiração existentes. Confira:

- Lipoaspiração: A lipoaspiração é aquele procedimento em que a gordura é aspirada através de uma cânula. O que pode mudar neste tipo de lipoaspiração tem relação com a quantidade de gordura a ser retirada, variando o tempo cirúrgico, a anestesia e o porte da cirurgia, podendo implicar em mais riscos. Por exemplo, uma lipoaspiração pode ser feita com anestesia local e durar cerca de uma hora, mas a quantidade de anestésico total tem de ser respeitada, pois há um limite que quando ultrapassado pode causar até parada cardíaca. Já procedimentos que englobem um número maior de áreas, como uma lipoaspiração que inclua abdômen, costas e braços, podem demorar cerca de quatro horas e necessitam de anestesia geral ou peridural. “O pré-operatório para este tipo de lipoaspiração é o mesmo que para qualquer cirurgia, então deve incluir avaliação cardiológica, exames laboratoriais, a interrupção do uso de medicamentos anticoagulantes, tabaco e anticoncepcionais hormonais”, destaca a especialista. “Já o pós-operatório varia conforme o porte do procedimento, mas, geralmente, as recomendações são a realização de drenagens linfáticas e ultrassons, para reduzir o inchaço, o uso de malha compressiva e evitar fazer exercícios ou esforço físico.”

- Lipoescultura: De acordo com a cirurgiã plástica, a lipoescultura é o procedimento onde, após a lipoaspiração, a gordura é enxertada novamente no corpo para dar volume em outra área, como nos glúteos ou em rugas e vincos da face, sendo que parte dessa gordura é absorvida pelo organismo após certo tempo. “Os cuidados pré e pós-operatório são os mesmos da lipoaspiração. Porém, a lipoescultura tende a durar um pouco mais que a lipoaspiração devido a aplicação do enxerto de gordura”, completa. Hoje existem métodos para a retirada desta gordura e preparo para a enxertia que melhoram a viabilidade desta gordura no local desejado, diminuindo sua reabsorção.

- Vibrolipoaspiração: “Com a mesma indicação, tempo e cuidados pré e pós-operatório da lipoaspiração, o diferencial da vibrolipoaspiração é o fato de ser realizada com a ajuda de um aparelho que causa uma vibração na cânula, fazendo com que esta penetre na gordura mais facilmente, o que auxilia na sua retirada.”, afirma a Dra. Beatriz.

- Lipoaspiração a laser: A lipoaspiração a laser é um procedimento onde, antes de se aspirar a gordura, utiliza-se uma cânula que emite um laser em sua ponta. Este laser dissolve a gordura, facilitando sua retirada, queima pequenos vasos, reduzindo o sangramento, e ainda proporciona a retração da pele, o que reduz flacidez. “Indicada para pacientes que apresentam flacidez de grau leve além da gordura localizada, a lipoaspiração a laser possui o mesmo pré e pós-operatório da lipoaspiração”, explica a médica. “Vale ainda ressaltar que a lipoaspiração ultrassônica é basicamente a mesma coisa que a lipoaspiração a laser. O único diferencial é que, no lugar do laser, a ponta da cânula libera ultrassom, que também destrói as células de gordura antes de aspirá-las.”

- Hidrolipoclasia: Diferentemente dos outros procedimentos, em que a gordura é aspirada através de cânulas, na hidrolipoclasia se injeta uma solução de soro fisiológico e água destilada na gordura seguida da aplicação de ultrassom no local que visa liquefazer a gordura, que, por sua vez, será absorvida pelo organismo. Existem ainda casos onde após o ultrassom também é realizada a lipoasaspiração. Este procedimento recebe o nome de hidrolipoclasia aspirativa (HLPA).

Por fim, a Dra. Beatriz Lassance ressalta que, independentemente do tipo, a lipoaspiração é sim um tipo de cirurgia plástica. Logo, antes de realizar qualquer um destes procedimentos você deve consultar um médico especializado e realizá-lo apenas com um cirurgião plástico para que não haja riscos a sua saúde e o procedimento corra em segurança.

Fonte: Dra. Beatriz Lassance - Cirurgiã Plástica formada na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e residência em cirurgia plástica na Faculdade de Medicina do ABC. Trabalhou no Onze Lieve Vrouwe Gusthuis – Amsterdam -NL e é Membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, da ISAPS (International Society of Aesthetic Plastic Surgery) e da American Society of Plastic Surgery. Além disso, é membro do American College of LifeStyle Medicine e do Colégio Brasileiro de Medicina do Estilo de Vida.

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo

Siga-nos ::

Notícias ::

Mais Itens ::