Brasil,

Roche Farma Brasil faz Roda Viva que fomenta a conscientização sobre a Esclerose Múltipla

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Marina Gil Bedani
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Edição especial do Roda Viva, disponibilizada exclusivamente nas plataformas digitais da farmacêutica, visa alertar sociedade sobre a principal doença incapacitante, que atinge geralmente mulheres na faixa etária mais ativa da vida

A esclerose múltipla acomete cerca de 35 mil jovens no Brasil, segundo a Associação Brasileira de Esclerose Múltipla – ABEM. Entre os diagnosticados, a maioria é mulher e, geralmente, na faixa etária mais ativa da vida, entre 20 e 40 anos. As pessoas que convivem com essa condição ainda enfrentam um cenário de muito desconhecimento. Para mudar este contexto, a Roche Farma promove uma edição especial do Roda Viva, disponibilizada exclusivamente nas plataformas digitais da farmacêutica, que reúne médicos, pacientes e associações de pacientes para discutir quais ações podem melhorar a realidade da doença no país.

A ação visa incentivar o debate sobre esclerose múltipla e facilitar o acesso ao conhecimento sobre a doença. Pretende também alertar sobre a relevância do diagnóstico precoce e destacar os seus sintomas - como distúrbios visuais e a fadiga.

O conteúdo, que tem como objetivo principal promover o entendimento sobre a condição, foi dividido em dois momentos: um programa direcionado ao público, que tem como compromisso alertar e conscientizar a sociedade sobre os sinais da doença; e uma edição destinada aos profissionais de saúde, que visa fomentar discussões mais científicas acerca da importância de tratar a enfermidade da forma correta.

Impedir a progressão da doença, incentivar a chegada de novas tecnologias para o tratamento, reforçar o papel do cuidado multidisciplinar e importância de empoderar o paciente foram alguns dos temas abordados. Outro assunto também discutido foi a função da participação social para mudar a realidade da doença no país.

Os avanços tecnológicos e a inovação contribuem constantemente para a medicina e para o campo da saúde como um todo, e é justamente por isso que a discussão acerca deste tema deve se manter sempre em alta. “Facilitar o acesso a conteúdos cientificamente embasados e promover a troca de informações é uma responsabilidade de todos”, afirma Amanda Valeri, jornalista da TV Cultura que mediou o debate e está alinhada à visão do projeto.

Serviço

O programa tem veiculação exclusivamente online, nas plataformas da farmacêutica, e está disponível em: https://www.roche.com.br/home/farmaceutica/areas_terapeuticas/neurologia/esclerose-multipla/roda-viva-esclerose-multipla.html

A iniciativa é uma realização da farmacêutica Roche. O programa conta com a participação de Dr. Rodrigo Thomaz , coordenador médico do Centro de Esclerose Múltipla do Hospital Albert Einstein; André Biernath, jornalista da revista Saúde É Vital, especializada no setor; Bruna Rocha, paciente e representante da AME – Associação Amigos Múltiplos pela Esclerose; Camila Piccirilli Stefani, fisioterapeuta neurofuncional do Centro de Esclerose Múltipla do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (IAMSP); Antônio Carlos, presidente da Sociedade Brasileira de Clínica Médica; Juliana Aparecida Rhein Telles, fisioterapeuta e representante da ABEM. Já na edição voltada a profissionais de saúde, participam: Dra. Enedina Lobato de Oliveira, neurologista coordenadora do ambulatório de doenças desmielinizantes da UNIFESP; Dr. André Muniz, médico Neurologista do Hosp. São Rafael e da Clínica Amo; Dr. Rodrigo Thomaz, coordenador médico do Centro de Esclerose Múltipla do Hospital Albert Einstein; Dr. Rodrigo Kleinpaul, neurologista do Hospital das Clínicas da UFMG; Dra. Soniza Alves Leon, Diretora da divisão de pesquisa do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, da UFRJ, professora de Neurologia e head do programa de Pós-Graduação em Neurologia da UNIRIO e Dr. Volker Limmroth, Professor do Departamento de Neurologia da Universidade de Colônia, Alemanha. Diretor médico do Departamento de Neurologia e Medicina Paliativa do Hospital de Merheim-Colônia, Alemanha.

Sobre a Esclerose Múltipla

A EM acontece quando os revestimentos dos neurônios, conhecidos como mielina, agridem o isolamento ao redor das células nervosas no cérebro e causam danos à saúde, como fraqueza muscular, alterações cognitivas e eventualmente alguma deficiência mais grave.

Apesar de não ter cura, as manifestações da doença - fadiga intensa, depressão, fraqueza muscular, alteração do equilíbrio da coordenação motora, dores articulares e disfunção intestinal e da bexiga, podem ser controlados por meio de tratamentos que visam reduzir surtos e a atividade inflamatória ao longo do tempo, o que contribui diretamente para evitar a incapacitação do paciente. Quanto mais precoce o diagnóstico, maior a chance de evitar danos mais graves ao sistema nervoso.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar