Brasil, 21 de Julho de 2019

TOKIO MARINE SEGURADORA

Hábitos saudáveis previnem o câncer colorretal

Março Azul-marinho chama a atenção para os sinais da doença que é uma das principais causas de morte por câncer no mundo

Manter hábitos como boa alimentação e prática de exercícios físicos é uma das principais recomendações para evitar doenças como o câncer. Estimular esses costumes e chamar a atenção para o câncer colorretal é o objetivo da campanha Março Azul-marinho. Um dos tipos mais frequentes no mundo, também chamado de câncer de intestino ou de cólon e reto, atinge homens e mulheres, indistintamente. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), são estimados mais de 36 mil novos casos para este ano.

O proctologista do Hospital Amaral Carvalho (HAC), Luiz Angelo Bortolai, explica que os tumores no intestino grosso, geralmente, têm origem em pólipos (pequenas elevações na parede do cólon e/ou reto), que crescem lentamente. “Através do exame de colonoscopia, eles podem ser identificados e retirados antes de se tornarem malignos. Mas a indicação de exames deve ser realizada por um médico”.

É importante ficar atento a sinais, como a presença de sangue nas fezes, dor/desconforto ou massa abdominal, perda de peso sem causa aparente e alterações do hábito intestinal (diarreia e prisão de ventre, alternados) ou no formato das fezes (muito finas e compridas). De acordo com Bortolai, os sintomas associados ao câncer colorretal são, algumas vezes, comuns aos de outras doenças, como hemorroidas e verminoses. Por isso, é necessário o acompanhamento de um especialista para receber as orientações e tratamento adequados.

Quem tem histórico familiar de câncer ou doenças inflamatórias no intestino, como retocolite, está no grupo de risco. O excesso de peso e a má alimentação também contribuem para o desenvolvimento desse tipo de câncer. O profissional do HAC ressalta que é necessário evitar o consumo de carnes processadas (salsicha, linguiça, presunto, etc.), a ingestão excessiva de carne vermelha, o consumo de bebidas alcoólicas e o tabagismo. “Basicamente, manter uma dieta composta por alimentos mais naturais ou minimamente processados, como frutas, verduras, cereais e grãos que contribuem para o bom funcionamento do intestino”, orienta.

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::