Brasil, 17 de Junho de 2019

TOKIO MARINE SEGURADORA

Noctúria é fator determinante para perda da qualidade do sono entre adultos de qualquer idade

Caracterizado como a necessidade de acordar para urinar mais de duas vezes durante a noite, o transtorno é a causa mais comum de interrupção do sono em adultos, independentemente da idade ou sexo1,2

Os problemas relacionados ao sono constituem uma epidemia global, que ameaça até 45% da população mundial.3 Estudos apontam que até 80% das pessoas que reclamam de um distúrbio do sono reportam ter sintomas da noctúria2, a necessidade de se levantar durante a noite para esvaziar a bexiga, atrapalhando deste modo o sono. Comemorado no dia 15 de março, o Dia Mundial do Sono é um momento de conscientização sobre a importância de uma boa noite de sono para a população. O sono ininterrupto, em adultos o equivalente a cerca de 7 a 8 horas por dia3, é necessário para manter o sistema imunológico funcionando perfeitamente, regulando o bem-estar e a saúde mental e emocional.

Prevalência

Normalmente, a incidência do transtorno aumenta com a idade: um em cada 3 adultos acima de 30 anos e 3 em cada 4 adultos com mais de 65 anos acordam mais de uma vez por noite para urinar.4,5 Por esse motivo, é comum o indivíduo não procurar ajuda médica, considerando como uma condição normal do envelhecimento. A maioria dos problemas do sono possuem tratamento, inclusive a noctúria, porém menos de um terço das pessoas que sofrem com algum transtorno procuram um especialista.3 Procurar um profissional de saúde é importante, pois a noctúria pode ser um indicador de condições de saúde mais graves.

Causas da noctúria

Vários fatores podem contribuir para a ocorrência da noctúria, como o aumento da produção de urina (poliúria), a apneia do sono e doenças renais ou cardiovasculares e o uso de medicamentos diuréticos.

Impactos da noctúria na saúde e bem-estar

A noctúria influencia na perda do sono profundo e redução da produtividade e alerta. 6,7,8 Além disso, também está associada ao alto risco de quedas e lesões, especialmente nos idosos.9,10 A falta de sono profundo pode ainda aumentar o risco de obesidade, diabetes e doença cardíaca, assim como impactar a produtividade, relacionamentos e carreiras. Por isso, torna-se essencial que médicos e outros profissionais de saúde entendam os mais efetivos métodos para o tratamento da noctúria.

Sobre o Dia Mundial do Sono

O Dia Mundial do Sono, 15 de março, tem como objetivo chamar atenção para importantes problemas relacionados ao sono e é organizado pelo Comitê do Dia Mundial do Sono da Sociedade Mundial do Sono (fundada pela Associação Mundial da Medicina do Sono e Federação Mundial do Sono). Em 2019, o tema é “Sono saudável, envelhecimento saudável”. Mais informações em: www.worldsleepday.org

Referências:

1 Kerrebroeck et al. Terminology, Epidemiology, Etiology, and Pathophysiology of Nocturia. Send to Neurourol Urodyn. 2014 Apr;33 Suppl 1:S2-5. doi: 10.1002/nau.22595.

2 Benefield LE. Facilitating Aging in Place: Safe, Sound, and Secure, An Issue of Nursing Clinics. 2014.

3 Dia Mundial do Sono website. Disponível em: www.worldsleepday.org

4 National Association for Continence. Nocturia web page https://www.nafc.org/nocturia

5 Laureanno, P., Ellsworth, P., Demystifying Nocturia: Identifying the Cause and Tailoring the Treatment. Urol Nurs. 2010;30(5):276-287

6 Bliwise DL et al. J Clin Sleep Med 2015;11:53–5.

7 Bliwise DL et al. Eur Urol Suppl 2014;13:e591–e591a

8 Kobelt G, et al BJU Int 2003;91:190–5

9 Nakagawa H et al. J Urol 2010;184:1413–8.

10 Rafiq M et al. J Clin Epidemiol 2014;67:877–86.

11 Orzel-Gryglewska, J. Consequences of Sleep Deprivation. International Journal of Occupational Medicine and Environmental Health 2010; 23(1): 95-114. doi:10.2478/v10001-010-0004-9.

12 Chen FY et al. Perception of nocturia and medical consulting behavior among community-dwelling women. Int Urogynecol J Pelvic Floor Dysfunct. 2007 Apr;18(4):431-6. Epub 2006 Jul 28.

13 Wade AG, Zisapel N, Lemoine P. Prolonged-release melatonin for the treatment of insomnia: targeting quality of sleep and morning alertness. Ageing Health 2008; 4 (1): 11-12

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::