Brasil,

Fobia social: Saiba como identificar e vencer a doença

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Luana - Naves Coelho Comunicação
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Em torno de 26 milhões de brasileiros (cerca de 13%) e 7% da população mundial sofre com o transtorno de ansiedade social ou fobia social, segundo estimativas apresentadas no Congresso Brasileiro de Psiquiatria em 2017. Caracterizado pelos sintomas de ansiedade intensa e grande medo da exposição, avaliação ou julgamento de outras pessoas, a doença que também pode ser intitulada ‘antropofobia’, ainda pode provocar a sensação de boca seca, náusea, taquicardia, tensão muscular, tremor, rubor facial, sudorese e dentre outros problemas.

Ao se sentirem observadas, perseguidas ou criticadas, as pessoas que possuem o distúrbio podem apresentar os sinais da fobia a qualquer momento ou circunstância, seja em reuniões, confraternizações ou festas.

Segundo o psiquiatra da Clínica Penchel e membro da Associação Brasileira de Psiquiatria, Sebastião Arli, a fobia social pode ocorrer em indivíduos que possuem traumas de convivência familiar; sensibilidade emocional e sentimental aumentadas; e problemas físicos, doenças crônicas ou deficiências. “Pessoas nessa condição costumam ter baixa autoestima, complexo de inferioridade e serem inseguras e desconfiadas. Outras situações como a vivência de constrangimentos profundos; desilusões e frustrações em relacionamentos; e o temor em desagradar as pessoas, também podem ser estopins para a ocorrência de casos de fobia social”, aponta.

Por consequência da doença, os pacientes podem tentar se isolar cada vez mais das pessoas e com isso acarretar perdas e dificuldades na área social, profissional e pessoal. “Com o intuito de não se expor e ainda não passar por um estado de intensa angústia, a pessoa com fobia social chega a evitar e se recusar a participar de apresentações de trabalhos escolares ou palestras, pois para ela estas situações são sentidas como os piores pesadelos”, comenta.

Arli explica que na maioria das vezes, o distúrbio é acompanhado por outros transtornos de ordem mental, como por exemplo, a depressão e a dependência química. “O abuso de drogas se torna bastante comum nestas pessoas devido as propriedades desibinidoras destas substâncias”, ressalta.

De acordo com o psiquiatra, os tipos mais comuns de tratamento da fobia são os medicamentosos e os psicoterápicos. Os medicamentos proporcionam o domínio da ansiedade, e em alguns casos, também podem intervir em outros transtornos mentais relacionados a doença.

Já no âmbito psicoterápico, existem várias técnicas disponíveis e dentre elas a Psicoterapia Cognitiva Comportamental, que se mostrou como a de maior sucesso em quadros de fobia social. “Na terapia cognitiva, o paciente aprende junto a um profissional qualificado, a identificar e se desvencilhar de pensamentos negativos, por meio do desenvolvimento de habilidades que ajudam no fortalecimento da autoconfiança e autoconhecimento. Ao longo da terapia, o paciente é exposto de forma gradual a situações sociais que lhe causam ansiedade, inquietação, estresse e temor. O objetivo deste método é fazer com que estas pessoas entendam como lidar com estes sentimentos e conheçam maneiras de cultivar uma visão mais positiva e resiliente sobre os obstáculos da vida diária”, orienta.

Conforme Sebastião Arli, outras ações que podem contribuir para o combate a fobia social é a prática da auto-observação, automotivação, autovalorização e autoaceitação; o reconhecimento de suas limitações, problemas emocionais e psicológicos; a busca pelo conhecimento sobre a enfermidade e as formas superá-la; e a adoção de atividades interativas, recreativas e expressivas como a música, dança, teatro, poesia ou filantropia. “Algo que é preciso deixar claro, é a importância de que o paciente busque pelo auxílio médico o mais rápido possível, assim que notar os sinais da doença”, conclui.

Dr. Sebastião Arli - CRM MG 75.477

- Residência Médica pelo Centro Psiquiátrico Eduardo Ribeiro (CPER/AM)

- Membro da Associação Brasileira de Psiquiatria

- Atua em psiquiatria clínica geral e urgências psiquiátricas, transtornos de humor, ansiedade e alimentar, dependência química, TDAH, entre outros.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar