Brasil,

Tendência no Brasil, transplante capilar é a principal arma contra a alopecia androgenética

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Andreza de Paula
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Método atrai aqueles que querem melhorar a autoestima

Já se foi o tempo em que os homens não se preocupavam com o cabelo. Antigamente, era comum ver o sexo masculino ficando cada vez mais sem os fios na cabeça sem nenhuma preocupação ou qualquer rastro de vaidade. Mas a verdade é que com o passar dos anos, os interesses foram mudando e a possibilidade de ficar careca deixa qualquer um de cabelo em pé. No entanto, para as mulheres, num ponto de vista histórico e social, os cabelos sempre foram características de personalidade e também de feminilidade, acompanhando até mesmo as principais tendências de moda pelo mundo.

Também surgiu nos últimos anos um forte movimento de beleza paras aquelas que querem assumir seus cachos, passando por um momento de transição deixando as químicas de lado. Ou seja, os cabelos sempre são foco na vida das pessoas e estão diretamente ligados a autoestima. Por isso, a alopecia androgenética, popularmente conhecida como calvície, tem causado uma certa preocupação, especialmente nos homens, que estão mais propensos a sofrer com esta patologia. E de acordo com especialistas, muitas pessoas que estão passando por este tipo de problema, estão buscando soluções, entre elas, está o transplante capilar, que vem ganhando cada vez mais adeptos, pela sua eficácia e pelos bons resultados que traz aos pacientes.
Tendência entre os brasileiros

No ranking de países que mais fazem cirurgias plásticas no mundo, o Brasil está em segundo lugar, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. Fatores como auto aceitação do corpo e de personalidade junto com padrões incentivados pela sociedade, são os que mais influenciam os brasileiros a procurarem tais procedimentos cirúrgicos.

Em consequência disso, o setor de estética também abriu espaço paras as clinicas de transplantes capilares, devido a alopecia androgenética. “A busca por este tipo de procedimento aumentou porque as pessoas passaram a cuidar mais da aparência e elas entendem que o cabelo faz parte do que ela é. Entretanto, para a mulheres essa preocupação já era algo existente na realidade delas, mas, os homens também passaram a se importar cada vez mais com a aparência, afinal, autoestima é algo importante para todo mundo”, explica o médico cirurgião especialista em transplante capilar, Alan Wells.
Mas, o que causa alopecia androgenética?

Esse tipo de alopecia é passado de forma hereditária, embora, seja mais comum entre os homens por causa da testosterona que é o principal fator que estimula a queda de cabelos. No sexo masculino, começam a surgir as entradas e os fios também caem no topo da cabeça, nas mulheres a queda acontece na linha divisória do cabelo. De acordo com o Dr. Wells, quando a calvície já se estabilizou no paciente, o único método eficaz para voltar a ser como era antes é o transplante capilar. “Existem alguns tratamentos com base em remédios, mas para quem já está em fase avançada, a cirurgia de transplante é o único método que terá bons resultados”, explica.
Como perceber?

Claro que evitar a queda de forma expressiva é importante. Se tiver histórico familiar de pessoas com alopecia, já é o suficiente para ficar atento. Mas é necessário entender que os fios não caem de repente. “A testosterona enfraquece os fios, então, eles vão definhando aos poucos. Pode acontecer de você pentear o cabelo um dia e vários fios caírem ou quando acordar, perceber que alguns ficaram no travesseiro. Obviamente, existe uma queda natural de cabelo, mas quando há mais do que o normal, o ideal é procurar um especialista para entender o que acontece e como proceder a partir disso. O segredo é sempre ficar de olho no espelho para analisar a saúde capilar”, conta Wells.

Entre alguns sinais perceptíveis, estão:

Couro cabeludo em evidência depois de um banho ou mergulho;
Dificuldade em arrumar o cabelo, porque o couro cabeludo fica muito visível;
As famosas entradas começam aparecer;
Em fase mais avançada o couro cabeludo fica totalmente exposto.

Vaidade X Necessidade

A queda de cabelo pode acontecer antes mesmo de iniciar a vida adulta, mas cada caso é muito específico. Algumas pessoas só passam por isso depois dos 40 anos, já outras, podem sofrer com a calvície durante a juventude. “É a predisposição genética de cada um que vai definir isso, não é sempre igual para todo mundo, pode vir de forma muito agressiva para alguns e para outros não. Para um jovem, certamente, é algo devastador, ainda mais num tempo em que a autoimagem é supervalorizada, mas os mais velhos também se sentem muito incomodados, pois, ficar sem cabelo por causa de uma patologia e não por vontade própria interfere na autoestima, na forma como a pessoa se apresenta ao mundo a sua volta”, explica Wells.
Diferença entre transplante e implante

Muitas pessoas se confundem com os termos transplantes e implantes. Até porque os dois nomes são utilizados erroneamente para definir apenas um método. Dr. Wells explica que o implante capilar é proibido, pois, esse procedimento trabalha com material sintético causando um alto índice de rejeição do organismo, por isso essa técnica foi abandonada pelos profissionais.

Já o transplante é o termo correto que deve ser usado. Nesta cirurgia, são extraídos fios de regiões que não foram atingidas pela calvície, uma vez que, a queda de cabelos não acontece em todo o couro cabeludo. Esse procedimento é feito com instrumentos milimétricos e a quantidade de unidades foliculares retiradas depende muito de cada paciente, pois, varia de acordo com a necessidade de cada um.
Técnica FUE

Procedimentos cirúrgicos avançaram muito com a evolução da tecnologia na medicina e um resultado disso é a técnica Folicular Unit Extraction (FUE) é uma das mais procuradas pelos pacientes para a realização de transplante capilar, pois, ela consiste na extração de unidades foliculares uma a uma. Cada unidade é retirada com um aparelho que possui em média 0.8 mm a 0,9 mm de diâmetro. “Com esse método conseguimos fazer uma retirada mais precisa, fazendo com que as cicatrizes sejam muito pequenas. É uma cirurgia que dura em média, oito horas, porque exige muita delicadeza durante, pois se traumatizarmos os fios, eles podem não crescer, mas é um método muito eficiente e no mesmo dia o paciente tem alta.”, finaliza Wells.

Fonte: Alan Wells - Cirurgião Plástico


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar