+ F O N T E -

Turismo: paisagens milenares se tornam novo destino turístico uruguaio

Para quem busca realizar atividades físicas de baixo impacto e desfrutar ao mesmo tempo de ambientes naturais interessantes o vizinho tem novidades

Montevidéu/ São Paulo – fevereiro de 2019 - No Uruguai ainda existem lugares virgens e quase inexplorados, para aqueles que buscam por excursões ecológicas as “Carcavas de Punta Rubia” ou Barrancos de Punta Rubia, situado na Costa de Rocha, são o destino ideal para isso, formações rochosas com ravinas pronunciadas e solos erodidos existem há mais de 140 mil anos no departamento de Rocha.

As “Carcavas”, que ficam a apenas dois quilómetros de La Pedrera, representam uma paisagem antiga com valores históricos e naturais que tem atraído turistas de todo o mundo. Nesta paisagem peculiar de formação natural, em que ravinas são buracos produzidos em rochas que pertencem à formação Chuy, existem fósseis como vértebras de Gliptodonte (espécie de dinossauro que lembra um tatu gigante) e todos os tipos de itens usados ​​pelos índios – antigos habitantes da costa.

Chamado por moradores e vizinhos de “O Vale da Lua”, o acesso acontece pela rota 10 no quilômetro 230. A suntuosidade da área somado a presença de uma grande variedade de espécies animais e vegetais autóctones, torna a paisagem amplamente atraente. Para que nada desse paraíso mude, um decreto estadual de 2001 declarou o local como "áreas de exclusão de fracionamento ou construção".

As “Carcavas” milenares são uma atração turística que fica entre os balneários de Punta Rubia e Santa Isabel, balneários que ainda estão em processo de desenvolvimento. Por isso o ideal é hospedar-se em balneários mais próximos, onde existem acomodações, restaurantes e outros serviços com melhor preparo para receber ao visitante como La Pedrera (2 km) e La Paloma (11 km).

O que são as “Carcavas”?

São erosões naturais que ocorrem por um processo parecido ao que acontece após o congelamento dos polos, quando ocorre uma fusão, causando algo semelhante a um tsunami que rasga as áreas mais sensíveis da Terra.

Especificamente, essas erosões pertencem à Formação Chuy, área com barrancos íngremes e setores altamente erodidos.

O que ver

O visitante, além de apreciar a beleza da natureza, tem uma visão geral do patrimônio cultural, histórico, indígena, natural e geológico desta área e do departamento de Rocha em geral. Ao olhar de perto pode encontrar vestígios de diferentes animais, como doninhas, lebres, raposas, gambás dentre outros.

La Pedrera

La Pedrera é um pitoresco balneário situado em um penhasco rochoso, onde tudo é calmo, exceto o mar. Suas praias são escolhidas para esportes aquáticos, caminhadas, cavalgadas e pesca.

Praias como “El Desplayado”, onde uma pequena baía está entre as rochas, é ideal para diversão em família ou Del Barco. Com um perfil jovem e marcante, os surfistas se concentram para aproveitar as ondas. A