Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Programas de fidelidade ganham relevância em um cenário econômico instável

Durante e após o período de isolamento social, consumidores devem estar mais atentos, buscando alternativas para economizar

Diante de tantas incertezas provocadas pela evolução da pandemia do novo coronavírus no mundo, há apenas uma convicção: os impactos econômicos virão. Em menor ou maior intensidade, dependendo do mercado, eles devem reduzir rendas, mudar hábitos e padrões de consumo e exigir das mais diversas companhias estratégias assertivas para a manutenção de seus negócios, conquista e retenção de clientes.

Nesse cenário, os programas de fidelidade, que já vêm há tempos auxiliando empresas de diferentes segmentos a melhorar seu relacionamento com clientes, são uma ferramenta que ganha ainda mais relevância. Por um lado, eles possibilitam às marcas conhecer o cliente mais de perto, construir vínculos com base na oferta de boas experiências e acompanhar as mudanças nas necessidades das pessoas com o objetivo de atendê-las, gerando fidelização. Por outro, são uma oportunidade que o consumidor pode aproveitar para ampliar seu poder de compra, garantir descontos e produtos.

De acordo com o presidente da ABEMF - Associação Brasileira das Empresas de Fidelização -, João Pedro Paro Neto, as novas tecnologias é que vão possibilitar tudo isso. "As mídias digitais facilitam o processo de resgate de produtos, serviços e descontos. Hoje, trocar pontos/milhas é muito mais simples, o que é bastante positivo para os participantes, principalmente nesse período em que boa parte deles está dentro de casa, há muitos comércios físicos fechados e as viagens foram adiadas", ele explica.

Por isso, os consumidores devem estar atentos. Pesquisar todas as opções de resgate e acompanhar as novidades dos programas de fidelidade são boas estratégias para não perder oportunidades. Os programas evoluíram muito nos últimos anos e já oferecem milhões de opções de produtos e serviços, muito além das passagens aéreas. "E as boas ofertas não surgem somente na hora do resgate, o consumidor precisa ter em mente que escolher bem onde fazer suas compras, optando por estabelecimentos que possibilitam o acúmulo de pontos/milhas é algo que pode ser feito agora, sem a necessidade de esperar o período de isolamento social passar. Isso pode significar um bom saldo futuro", diz o presidente da ABEMF.

Para ele, a mesma tecnologia que leva vantagens aos consumidores vai possibilitar boas estratégias às marcas. Por meio da geração e análise de dados, empresas podem evoluir no sentido de conhecer esses participantes e personalizar ofertas, construindo relações mais duradouras e próximas com os clientes. "No fim do dia, o consumidor vai valorizar e priorizar as marcas que estão ao seu lado em todos os momentos, que ofereçam aquilo que ele realmente deseja e precisa, no instante em que ele precisa", afirma o presidente. "As empresas precisam estar preparadas para isso", conclui.

Números do mercado

As empresas de fidelidade associadas à ABEMF faturaram R$ 7,7 bilhões em 2019, representando um crescimento de 11,6% na comparação anual. A quantidade de pontos/milhas emitidos em 2019 somou 308,2 bilhões, número 7,5% maior que o registrado em 2018, e foram trocados 265,1 bilhões de pontos/milhas, 8,2% a mais que a soma do ano anterior.

A taxa de breakage, que representa a quantidade de pontos/milhas expirados no período, ficou em 16,8%, uma queda de 1,3 ponto percentual em relação a 2018. Vale ressaltar o valor do último trimestre do ano: 15,2%, 2,2 pontos percentuais abaixo do 3T19 e o menor já registrado pelo histórico da ABEMF.

Sobre a ABEMF

A Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização nasceu em 2014 com o objetivo de debater questões institucionais e regulatórias do setor, representar os interesses de empresas e profissionais, além de fomentar ações para o fortalecimento e aperfeiçoamento contínuo do mercado brasileiro de fidelização.

Fazem parte da entidade onze das maiores companhias do segmento no país: Dotz, Elo, GPA, Juntos Somos Mais, LTM, Mastercard, Multiplus, Orbia, Smiles, TudoAzul e Visa. Entre as atividades desenvolvidas pela ABEMF estão a divulgação de dados do setor, obtidos por meio de estudos e pesquisas, e a busca por incentivos que beneficiem o mercado e seus associados.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS