Vendas líquidas da incorporadora RNI crescem 37% na comparação trimestral

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Gustavo Coltri
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia

Mesmo durante pandemia, volume líquido comercializado pela empresa chegou a R$ 75,5 milhões, impulsionado pelo lançamento de 1,5 mil imóveis no 4º trimestre de 2019

A expansão do novo coronavírus pelo país e as medidas de afastamento social adotadas nos Estados afetaram o fluxo de lançamentos e as ações comerciais do setor imobiliário no primeiro trimestre. Nesse cenário restritivo, a incorporadora RNI registrou R$ 75,5 milhões em vendas líquidas entre janeiro e março, uma alta de 37% em relação ao resultado apurado no último trimestre de 2019 – quando a empresa teve seu maior volume de lançamentos, com 1,5 mil novas unidades. Na comparação anual, houve queda de 6%.

“A Covid-19 teve um efeito maior a partir de março. A RNI fechou temporariamente seus estandes de venda, segurou alguns lançamentos previstos para o mês e implementou o atendimento 100% digital em todas as suas operações no país. Houve um impacto na receita, mas tivemos algumas boas sinalizações nesse momento adverso. Em abril, por exemplo, tivemos um crescimento no volume bruto comercializado em relação à média dos três primeiros meses do ano. Por outro lado, estamos abertos a renegociações para evitar distratos”, diz o presidente da incorporadora, Carlos Bianconi.

A RNI lançou dois empreendimentos no trimestre: o condomínio vertical High Redentora, em São José do Rio Preto (SP), que teve 30% de suas unidades vendidas, e a quinta fase do loteamento Recanto das Emas, em Goiânia (GO). O Volume Geral de Vendas (VGV) lançado no período totalizou R$ 64,9 milhões. Mais dois projetos enquadrados no programa Minha Casa Minha Vida e inicialmente previstos para chegarem ao mercado em março entraram em pré-lançamento no mês de maio, um deles em São Paulo e outro em Goiânia.

A receita líquida da companhia de janeiro a março foi de R$ 55,8 milhões, e o resultado líquido foi negativo em R$ 7,37 milhões – uma redução de 25% na comparação anual. A companhia, que é o braço imobiliário do grupo Rodobens, iniciou um novo ciclo de crescimento em 2019 e obteve lucro líquido no acumulado do ano passado.

Margem

A margem bruta ajustada da RNI foi de 24,8% no primeiro trimestre, o que representa uma expansão de 6,1 pontos percentuais em relação a igual período do ano passado. Já a margem bruta do Resultado do Exercício Futuro (REF) rompeu a barreira dos 30,3%, uma expansão de 4,5 pontos percentuais na comparação anual. “Esse percentual demonstra que as vendas dos produtos lançados na nova estratégia são efetivadas com a rentabilidade esperada e ilustra a tendência de resultado futuro da RNI”, diz Bianconi.

O resultado financeiro da empresa foi de R$ 6,8 milhões, influenciado pelas correções de carteira própria, que é indexada ao Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M), e pela redução das despesas financeiras da companhia após renegociações e portabilidades. Medidas como essas também garantiram uma redução de 2,0 pontos percentuais na taxa média da dívida de produção da incorporadora.

A dívida líquida da RNI fechou o trimestre em 344,8 milhões. Já a relação Dívida Líquida sobre Patrimônio Líquido da empresa ficou em 56,0%, e a Dívida Líquida excluída a Dívida de Produção sobre Patrimônio Líquido foi de -1,1%.

Terrenos

A incorporadora expandiu seu banco de terrenos no início de 2020, acumulando um montante de R$ 5 bilhões. Mais de 70% das áreas serão destinadas a futuros lançamentos enquadrados no programa Minha Casa Minha Vida. Esse segmento está no centro do planejamento estratégico da RNI no atual ciclo de investimentos.

SOBRE A RNI

Fundada em São José do Rio Preto há 28 anos, a construtora e incorporadora tem 182 empreendimentos lançados em todo o Brasil e atuação em 55 cidades de 12 estados brasileiros. Com capital aberto desde 2007, lançou mais de 69 mil unidades, somando 6,5 milhões de m² construídos, e faz parte das Empresas Rodobens, um dos maiores grupos empresariais do país, com atuação nos segmentos financeiro e de varejo automotivo – Banco, Consórcio, Corretora de Seguros, Leasing & Locação, Automóveis e Veículos Comerciais. Com atuação nacional, o grupo tem tradição de mais de 69 anos.