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Cartões de crédito, relacionamento com bancos e parcelamento: Indra faz o raio x do futuro dos meios de pagamento no Brasil

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Karina Souza
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
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Em estudo, companhia aponta que ecossistemas de colaboração entre bancos e Bigtechs, Fintechs e Neobancos devem ser aprimorados para desenvolver novos modelos de negócio. O Brasil é um dos principais mercados a serem explorados: em média, clientes ficam 9 anos com a mesma instituição financeira

As alianças entre os bancos e as companhias de tecnologia continuam sendo uma forte tendência para melhorar a competitividade do setor financeiro. Diante dos desafios que a chegada do Open Banking traz, novos modelos de negócio tendem a facilitar a troca de informações de clientes. Pensando nos desafios que esse novo ambiente deve trazer, a Minsait Payments, empresa de meios de pagamento do grupo Indra, elaborou a nova edição do Relatório de Tendências de Pagamento, que traz informações completas da América Latina, Reino Unido e Europa.

Ao analisar o cenário da América Latina, o relatório mostra que o Brasil tem o maior número de cartões de crédito e débito em circulação na região (mais de 513 milhões), valor consideravelmente superior ao de seus pares latino-americanos: o México é o segundo colocado, com 167.572 milhões em circulação, a Argentina vem em terceiro lugar, com 109.937 milhões e a Colômbia, em quarto, com 44.861 milhões. Em quinto lugar, está o Chile, com 40.292 milhões.

E, com tantos cartões à disposição, pagar itens à vista parece uma opção cada vez mais distante. De acordo com o estudo, 62% dos brasileiros preferem parcelar compras, um comportamento similar ao de seus pares, com exceção do Peru e da República Dominicana – países em que os consumidores optam por pagar de uma única vez.

61,8% dos consumidores já tem conta em mais de uma instituição financeira

A multibancarização também é um fator que exerce efeito sobre o brasileiro: 61,8% dos consumidores já têm conta em mais de uma instituição financeira, de acordo com o estudo. Grande parte disso se deve ao fato de que mais de 45% dos brasileiros acredita que as Big Tech podem oferecer serviços com qualidade superior à de instituições financeiras tradicionais.

Casamento longo: brasileiros permanecem com a mesma instituição financeira por mais de 9 anos

Em todos os países analisados há evidências, durante o último ano, de uma redução significativa na duração da relação entre o usuário e o banco, ainda que sejam mantidas relações longas em alguns países. No Brasil, a média de tempo de relacionamento com bancos é de 9,1anos.

Essas são apenas algumas das conclusões da pesquisa, que foi realizada com a colaboração de Analistas Financeiros Internacionais (AFI) e incluiu as opiniões de mais de 45 diretores do setor bancário e mais de 4.000 pesquisas para os clientes de bancos da América Latina, Espanha, Portugal, e Reino Unido, país que se incorpora nesta edição a ser considerado um referente neste mercado. Para mais informações ou acessar o conteúdo completo, basta clicar no https://mediosdepago.minsait.com/es.

Sobre a Minsait Payments

A Minsait Payments, com sua nova estrutura, busca aprimorar a inovação em novos produtos e num modelo de negócios especializado, ganhar escala nos negócios de emissão de pagamentos e diversificar sua oferta. A fim de promover um serviço diferenciado e de alto valor agregado, baseado em serviços métodos digitais para pagamento baseados em dados e no uso de algoritmos de aprendizado de máquina.

Com isso, a companhia busca aumentar sua liderança nos mercados da Espanha e da América Latina, além de aproveitar ao máximo o potencial do mercado de meios de pagamento e alcançar um crescimento anual de dois dígitos em sua receita nos próximos cinco anos.


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