Brasil,

Como a hiperpersonalização no Open Finance transforma a experiência bancária

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Stefani Pereira
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

Imagem: Freepik Imagem: Freepik

A personalização eficaz aumenta a fidelidade do cliente em até 78%, sugerindo um potencial similar para instituições financeiras.

O Open Finance no Brasil mostra um crescimento notável desde seu lançamento há três anos. Com mais de 800 instituições participantes e cerca de 46 milhões de usuários ativos em fevereiro de 2024, o país conquistou o título de maior Open Finance do mundo, registrando mais de 1 bilhão de chamadas de APIs semanais. Esse sucesso é uma evidência clara do potencial extraordinário que esse sistema tem para oferecer.

Apesar desses números impressionantes, ainda há um vasto espaço para crescimento, como indicado pela pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária 2023, que revelou que apenas cerca de 10% da base de clientes aderiu ao compartilhamento de dados até o momento. Para ampliar essa adesão, é essencial que os clientes reconheçam o valor do Open Finance, e uma das maneiras mais eficazes de demonstrar isso, é através da melhoria da experiência do cliente.

A hiperpersonalização é uma das áreas onde o Open Finance pode causar um impacto significativo. Com a capacidade de processar grande quantidade de dados, o sistema pode oferecer aos clientes uma experiência altamente personalizada, adaptada às suas necessidades individuais. Isso inclui propostas e atendimentos que correspondem melhor ao perfil de cada cliente, proporcionando uma relação mais próxima e satisfatória com as instituições financeiras.

O mercado em geral vem implementando a hiperpersonalização em várias áreas. Para se ter uma ideia, de acordo com relatório do Opinion Box, 72% dos consumidores esperam que as empresas os reconheçam como indivíduos únicos e identifiquem seus interesses, e 73% preferem comprar com as marcas com que já tiveram experiências personalizadas e positivas. Um estudo da Deloitte aponta que 90% dos consumidores preferem ser impactados por campanhas de marketing hiperpersonalizadas. Da mesma forma, a McKinsey constatou que 78% dos consumidores têm maior probabilidade de comprar novamente de uma marca quando seu conteúdo é hiperpersonalizado. O Open Finance pode ter este mesmo impacto no mercado de produtos e serviços financeiros. .

O Open Finance permite que os clientes tenham uma visão mais ampla do mercado, podendo comparar facilmente as diferentes opções disponíveis entre os prestadores de serviços financeiros. Essa transparência facilita a escolha da opção que melhor se adequa às preferências e possibilidades de cada cliente.

Inteligência Artificial e outras tecnologias são benéficas para o Open Finance

A integração com outras tecnologias, como a inteligência artificial (IA), promete elevar ainda mais esses benefícios. A IA pode ajudar a analisar os dados coletados pelo Open Finance de maneira mais eficiente, proporcionando insights valiosos que podem melhorar ainda mais a experiência do cliente.

Outra tendência impulsionada pelo Open Finance é a do embedded finance, que permite que instituições não financeiras ofereçam diretamente serviços bancários aos clientes, com o respaldo de uma instituição financeira parceira. Esse modelo de negócio tende a se expandir com a digitalização e a interoperabilidade promovidas pelo Open Finance, integrando completamente a experiência do cliente com o setor financeiro à sua rotina diária.

Em resumo, o Open Finance não apenas estimula a competição e a inovação no setor financeiro, mas também promete melhorar significativamente a experiência do cliente, tornando o acesso ao sistema financeiro mais fácil, ágil e eficiente. Com o potencial de hiperpersonalização, transparência e integração com outras tecnologias, o Open Finance está preparado para transformar radicalmente a maneira como os brasileiros interagem com as instituições financeiras.

Lina Open

A Lina nasceu com o objetivo de construir soluções tecnológicas para apoiar instituições financeiras e seguradoras brasileiras em todas as necessidades relacionadas ao ecossistema de compartilhamento de dados e serviços do Open Finance. A empresa, que começou seus trabalhos no Open Banking, já é líder no Open Insurance e se consolidou como um dos mais importantes provedores de Open Finance do mercado brasileiro, sendo o parceiro estratégico de importantes instituições como B3, RTM e TecBan.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar