Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

ACSP: Vendas do varejo paulistano crescem 4,6% em dezembro

Dados do Balanço de Vendas da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) indicam que o comportamento de compras do último mês foi desigual. Enquanto houve estabilidade na procura por bens duráveis, as vendas de itens de menor valor apresentaram alta de 9,1%

As vendas do varejo paulistano cresceram 4,6% em dezembro na comparação com o mesmo período de 2018, segundo dados do Balanço de Vendas da Associação Comercial de São Paulo (ACSP).

O desempenho do último mês foi alavancado pelas vendas à vista e de menor valor, como roupas, cosméticos, calçados e brinquedos, que registraram alta de 9,1%. Nas vendas a prazo, que representam o ramo de bens duráveis, como eletrodomésticos, a variação foi de apenas 0,1% no período.

Fatores circunstanciais, como a liberação do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), a criação de mais vagas informais e a liberação do 13º salário, sustentaram o crescimento das vendas à vista, de acordo com Emílio Alfieri, economista da ACSP. Já a estabilidade (0,1%) nas vendas de eletroeletrônicos, se deve, na opinião do economista, à consolidação da Black Friday, que absorveu grande parte dessas vendas que anteriormente, aconteciam mais próximas ao Natal.

“São dados preliminares, que não levam em consideração o desempenho dos shoppings e comércio eletrônico, por exemplo, mas que refletem um comportamento sazonal de consumo”, diz. “O que fica claro é a disparidade entre os itens de maior e menor valor, muito impactados pela Black Friday”.

No balanço anual, as vendas cresceram em média 2,7%. Na comparação com o mês anterior, a alta média foi ainda maior, de 27,1% - sendo um crescimento de 57,1%, nas vendas à vista e uma queda de 3% no movimento a prazo.

O Balanço de Vendas é elaborado pelo Instituto de Economia Gastão Vidigal da ACSP com base em amostra da Boa Vista SCPC.

Série histórica do movimento das vendas:

Dezembro 2010: 14.1% de aumento

Dezembro 2011: 2,2% de aumento

Dezembro 2012: 3,7% de aumento

Dezembro 2013: 1,5% de aumento

Dezembro 2014: 1,1% de aumento

Dezembro 2015: -15.4% de queda

Dezembro 2016: -6.9% de queda

Dezembro 2017: 4.2% de aumento

Dezembro 2018: 2,5% de aumento

Série histórica dos meses - 2019

Janeiro: 2,6%

Fevereiro: 5,9%

Março: -4,4%

Abril: 3,7%

Maio: 6%

Junho: -3,2%

Julho: 4,1%

Agosto: 1%

Setembro: 2,3%

Outubro: 2,1%

Novembro: 5,8

Dezembro: 6,6%

Sobre a ACSP: A Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em seus 125 anos de história, é considerada a voz do empreendedor paulistano. A instituição atua diretamente na defesa da livre iniciativa e, ao longo de sua trajetória, esteve sempre ao lado da pequena e média empresa e dos profissionais liberais, contribuindo para o desenvolvimento do comércio, da indústria e da prestação de serviços. Além do seu prédio central, a ACSP dispõe de 15 Sedes Distritais, que mantêm os associados informados sobre assuntos do seu interesse, promovem palestras e buscam soluções para os problemas de cada região.



Publicidade



Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS