Westcon-Comstor premia soluções criadas por instituições de ensino

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Silvia Helena Rodrigues
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação

Ideias originais, desenvolvidas em parceria com revendedores de soluções de TI, deram a vitória ao Colégio São José, do Balneário Camboriú, e à Faculdade Pernambucana de Saúde, de Recife

A Westcon-Comstor, parte integrante da Westcon-Comstor Américas, premiou o Colégio São José, do Balneário Camboriú, e a Faculdade Pernambucana de Saúde, de Recife, que criaram soluções voltadas para instituições de ensino em parceria com revendedores de produtos de TI - respectivamente, a Big Brain, de Curitiba e a DiferenTI, com escritórios em São Paulo e Recife. As instituições premiadas ganharam a participação de um representante no Bett 2020, maior evento mundial da área de educação, que se realiza de 22 a 25 de janeiro em Londres.

O Colégio São José faz parte da Rede Santa Paulina de Educação, da Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição, que mantém unidades escolares nos estados de São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Preocupou-se com a saúde emocional dos alunos, e criou uma solução que permite serem "ouvidos, e não só "escutados", para prevenção de depressão e suicídio entre crianças e adolescentes, "um problema cada vez mais grave no Brasil e especialmente no estado de Santa Catarina", como comentam a coordenadora pedagógica do Colégio São José, Nedriane Scaratti Moreira, e o coordenador geral de TI da Rede Santa Paulina, Robson Ramos.

O aprimoramento do corpo docente foi a motivação do trabalho da Faculdade Pernambucana de Saúde, que tem como meta o desenvolvimento de um aplicativo para smartphones denominado Assistente pessoal de aprendizagem. Como piloto, o curso de Curadoria Digital e Colaboração contou com a participação de 72,2% do total de 231 docentes da Faculdade - um incremento de seis vezes em comparação à média de 10,8% dos que se engajam nos cursos presenciais promovidos pelo Comitê de Desenvolvimento Docente, aponta o professor Giliatt Falbo, coordenador acadêmico da FPS.

Edge for Education 2019

A premiação encerra o programa Edge for Education 2019, lançado em fevereiro pela Westcon-Comstor com o objetivo de trazer apoio e conteúdo dirigido às instituições de ensino e suas revendas convidadas na transformação digital.

O programa se insere na iniciativa Westcon-Comstor para a formação das revendas, classificando-as em quatro estágios (Engage, Develop, Grow, Extend) e, ainda, ao programa Next Level, criado para que as revendas possam atender com qualidade às demandas de quatro mercados verticais prioritários: educação, saúde, varejo e manufatura.

Ao longo do ano, com o apoio da Cisco e da Microsoft, foram realizadas uma série de atividades para a capacitação dos canais de vendas que se dedicam ao segmento da educação, e também a profissionais de instituições de ensino cadastrados no programa por meio das revendas com as quais trabalham.

Para formatar o programa de educação deste ano a Westcon-Comstor contou com a consultoria da Bett Educar e da Nethics Educação Digital. O Instituto Crescer contribuiu com a avaliação do nível de maturidade tecnológica e necessidades específicas das instituições de ensino participantes por meio do APEI 50, ou avaliação das práticas educacionais inovadoras a partir de 50 indicadores.

O Edge for Education 2019 encerrou-se com um hackathon que envolveu instituições de ensino com seus parceiros para solucionar, através da tecnologia, "uma dor" que a escola ou universidade detectou ao longo do projeto. "Ao longo do programa as instituições apresentaram seus problemas reais e o foco foi justamente dar apoio e mostrar como a tecnologia poderia ajudá-la", diz Renato Lovisi, diretor de Verticais e Produtos na Westcon-Comstor.

Quatro soluções foram finalistas para o prêmio. Além do Colégio São José e da Universidade Pernambucana de Saúde, chegaram à disputa final o Centro Universitário Braz Cubas, de Mogi das Cruzes que, com a Up Education, de São Paulo, criou sistema para maior engajamento dos professores às novas tecnologias, e o Colégio Presbiteriano Mackenzie São Paulo, que, com a Added Soluções em Tecnologia da Informação, ambos de São Paulo, apresentou projeto para criar uma ferramenta de comunicação para divulgar práticas pedagógicas inovadoras, utilizando a tecnologia.

Para a cerimônia de premiação a Westcon-Comstor escolheu as instalações da Athié Wohnrath Arquitetura e Construção, que além de atuar no desenvolvimento de projetos pensados especialmente para instituições de ensino, mantém o Projeto Alquimia, de educação para crianças em situação de vulnerabilidade.

Sobre a Westcon-Comstor Américas, a SYNNEX Corporation Company

A SYNNEX oferece as soluções tecnológicas mais relevantes para os mercados de TI e de eletrônica de consumo, contribuindo para que nossos parceiros possam expandir seus negócios de forma sustentável. Distribuímos mais de 30.000 produtos de tecnologia, de mais de 300 fabricantes líderes e emergentes de todo o mundo, levando soluções completas a mais de 20.000 canais e clientes de varejo nos Estados Unidos, Canadá, Japão e América Latina. Como parte dos serviços de valor agregado, a SYNNEX oferece uma série de serviços profissionais e de marketing, incluindo geração de demanda; educação e treinamento; suporte pré e pós-venda; treinamento ao usuário final; avaliação de servidores; projeto e integração; suporte ao ciclo de vida do produto; redação de contratos; e planejamento de recursos de TI. Além disso, a SYNNEX oferece uma ampla gama de opções financeiras para garantir aos parceiros os meios para fechar negócios.

A Westcon-Comstor Américas atua na América do Norte e América Latina, com foco nos segmentos de segurança, colaboração, redes e data centers. Nosso know-how e programas de canal, líderes no setor, mantêm os parceiros na vanguarda de seus mercados, impulsionando o crescimento de seus negócios. A Westcon-Comstor Américas chega ao mercado com as marcas Westcon e Comstor.