Coronavírus pode ficar ativo por 4 dias na superfície dos carros

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Leila Santos
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais

Recentes dados divulgado pela FioCruz apontam o "tempo de contaminação" do vírus em diferentes superfícies. Higienização de automóveis devem ser feitas com frequência.

Recentes dados divulgados pela FioCruz, fundação vinculada ao Ministério da Saúde que promove o desenvolvimento social e sanitário, aponta o tempo em que o vírus COVID-19 pode ficar ativo, ou seja, transmissível, em diferentes tipos de superfície.

Os dados foram extraídos de uma pesquisa publicada no New England Journal of Medicine e revelam que, após as partículas serem liberada pela saliva, em um espirro por exemplo, o vírus podem ficar “soltos no ar” entre 40 minutos e duas horas e meia.

Ao entrar em contato com alguns tipos de superfícies, os vírus podem continuar viáveis até por dias. Em superfícies feitas de aço inoxidável, como pias e balcões, ou plásticos, comuns em mesas e cadeiras, a sobrevida é de 72 horas. Em papelão, esse tempo cai para 24 horas e enquanto que no cobre esse tempo se reduz para 4 horas.

É claro que, com o passar do tempo, a “quantidade” de vírus ativos vai diminuindo, porém é de extrema importância a higienização constante de superfícies, com álcool, desinfetantes e sabão, principalmente aquelas que ficam expostas ao maior contato de pessoas.

Um exemplo pouco tratado mas que devem ter uma atenção redobrada são os automovéis. Muitas vezes nos preocupamos apenas em higienizar ambientes internos e manter mão e bocas protegidas, e esquecemos que nosso automóvel pode sim ter sua superfície infectada.

Segundo Felipe Henrique Feltrin Boell, CEO da WOW Carro Limpo em 3 Minutos, franqueadora de car wash de Curitiba, "a pandemia nos mostra é que a limpeza do carro não é apenas uma questão estética. Manter o carro limpo e higienizado é uma das formas mais eficazes de se impedir a proliferação do vírus".

Na área externa, uma boa opção de higienização são contar com o processo automatizado, que evita aglomerações e o contato entre as pessoas, seja com o motorista e o operador, ou mesmo entre os motoristas que estão na fila de espera, já que estes permanecem dentro dos seus veículos. "Na WOW, é possível realizar uma limpeza completa do veículo em apenas 3 minutos, sem que haja a necessidade do motorista sair do veículo", exemplifica Boell.

Também é importante que medidas de higienização interna do automóvel sejam adotadas. Felipe Boel ressalta a importância de se esterilizar volantes e câmbio com álcool 70% e sempre passar um pano úmido com detergente painel, que pode ser higienizado com álcool. O cintos de segurança também devem ser limpos com um papel toalha, sempre que utilizados.

“Um carro que tenha sido contaminado pode ficar com o vírus viável por até dias, levando esses vírus de uma lado para o outro. Todos esses cuidados são vitais na contenção da pandemia”, esclarece Felipe Boell.

LAVAGENS DE GRAÇA

Operando na Rede de Postos Petrosol, em Curitiba, a WOW Carro Limpo em 3 Minutos entrou forte na luta contra o coronavírus. A empresa oferece desde o início da pandemia lavagens gratuitas para veículos da Secretaria Municipal de Saúde de Almirante Tamandaré, como oficiais e ambulâncias. Em julho iniciou a lavagem de graça de veículos próprios ou de trabalho de médicos, enfermeiros e demais profissionais da saúde que estão na linha de frente nos pronto-atendimentos e hospitais de Curitiba e Região Metropolitana.

De acordo com o CEO da WOW, esta é a forma que a empresa encontrou para auxiliar no combate à pandemia, que já dura quatro meses. Aos profissionais, basta apresentar um documento que comprove a atividade na saúde e contar com os serviços quantas vezes precisarem.

A oferta gratuita das lavagens será realizada de segunda a sexta-feira, das 07 às 22 horas, respeitando a orientação da Secretaria Estadual de Saúde de restringir a circulação de pessoas em locais públicos nos finais de semana.

"Apesar de continuarmos abertos nos finais de semana, a gratuidade nestes casos será oferecida durante os dias úteis para evitar aglomerações desnecessárias nos fins de de semana. A lavagem de carros é um serviço essencial para a população, principalmente em época de pandemia e informamos que estamos tomando todos os cuidados para atender a população", explica Felipe. Ele acrescenta que o mecanismo de lavagem da WOW é totalmente ecológico e utiliza pouca água.

A ação acontece nas quatro unidades da WOW, localizadas nos postos da Rede Petrosol: Minérios (Rua José Bajerski, 44, Abranches), Trabalhador (BR 277, 4.100), Rodovia da Uva (n. 881, Colombo) e Botânico (Rua Urbano Lopes, 483).