Brasil,

Morar próximo à natureza faz bem para a saúde

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Raquel Pinho
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais

Morar próximo à natureza faz bem para a saúde  Campeã em espaços verdes, Goiânia tem lugares que superam em mais de 55 vezes o índice recomendado pela ONU  Um estudo de cientistas britânicos sugere que viver em uma área urbana com espaços verdes tem um impacto positivo no bem-estar mental dos habitantes de cidades. Os pesquisadores, da Universidade de Exeter, constataram que passar a morar em um local com áreas verdes gera um efeito positivo duradouro, enquanto que aumentos de salários ou promoções no trabalho, por exemplo, fornecem apenas efeitos positivos de curto prazo. O estudo, divulgado na revista Environmental Science & Technology, também constatou queda na saúde mental em pessoas que passaram a viver em ambientes com menor contato com a natureza.  Neste 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, é importante lembrar que os benefícios da natureza em um parque, de uma fazenda ou um simples jardim também tem reconhecimento da Organização das Nações Unidas (ONU), que recomenda que uma cidade tenha pelo menos 12 m² de área verde por habitante. Goiânia supera em quase oito vezes esse índice, pois possui 94 m² de área verde por habitante.  Dentro da cidade, há redutos que elevam esse índice às alturas. O Residencial Aldeia do Vale é um deles. Com 678 m² de área verde por habitante, tem 56,5 vezes mais que o recomendado pela ONU. O condomínio horizontal possui 1.500.000 m² de área verde comum e 18 lagos. O lugar foi desenvolvido justamente com esse propósito de oferecer o contato intenso com a natureza, mesmo dentro de uma capital em desenvolvimento a passos largos.  Encanto  O residencial encanta visitantes e conquista moradores por isso. O empresário Ezequiel de Azevedo, de 40 anos, é morador de outro condomínio na cidade, mas está prestes a construir uma residência sob medida em lote que adquiriu no Aldeia do Vale Lado Alto. “Sou gaúcho e morei por cinco anos na China. Quando vim para Goiânia eu conheci esse lugar, tenho amigos aqui. Tive uma sensação de liberdade que me faz sentir em paz”, declara ele, que é um amante das plantas.  Ezequiel estava em busca de um local para firmar residência a longo prazo, que surpreendesse com a vista e o verde. "Tudo isso eu encontrei aqui". O empresário acredita que é preciso investir na qualidade de vida, por isso escolheu o Aldeia do Vale para morar. “Eu gosto de chegar do meu trabalho e deixar os problemas lá, ter o meu momento de relaxamento. Aqui tem muito verde, contato com a natureza, tem a hípica onde posso apreciar os cavalos e espaço para cultivar minhas plantas”, detalha ele que, antes mesmo de ter a casa pronta, deve se mudar para uma residência de aluguel dentro do condomínio para acompanhar de perto as obras de seu imóvel e já desfrutar dos benefícios do Aldeia do Vale. Morar próximo à natureza faz bem para a saúde Campeã em espaços verdes, Goiânia tem lugares que superam em mais de 55 vezes o índice recomendado pela ONU Um estudo de cientistas britânicos sugere que viver em uma área urbana com espaços verdes tem um impacto positivo no bem-estar mental dos habitantes de cidades. Os pesquisadores, da Universidade de Exeter, constataram que passar a morar em um local com áreas verdes gera um efeito positivo duradouro, enquanto que aumentos de salários ou promoções no trabalho, por exemplo, fornecem apenas efeitos positivos de curto prazo. O estudo, divulgado na revista Environmental Science & Technology, também constatou queda na saúde mental em pessoas que passaram a viver em ambientes com menor contato com a natureza. Neste 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, é importante lembrar que os benefícios da natureza em um parque, de uma fazenda ou um simples jardim também tem reconhecimento da Organização das Nações Unidas (ONU), que recomenda que uma cidade tenha pelo menos 12 m² de área verde por habitante. Goiânia supera em quase oito vezes esse índice, pois possui 94 m² de área verde por habitante. Dentro da cidade, há redutos que elevam esse índice às alturas. O Residencial Aldeia do Vale é um deles. Com 678 m² de área verde por habitante, tem 56,5 vezes mais que o recomendado pela ONU. O condomínio horizontal possui 1.500.000 m² de área verde comum e 18 lagos. O lugar foi desenvolvido justamente com esse propósito de oferecer o contato intenso com a natureza, mesmo dentro de uma capital em desenvolvimento a passos largos. Encanto O residencial encanta visitantes e conquista moradores por isso. O empresário Ezequiel de Azevedo, de 40 anos, é morador de outro condomínio na cidade, mas está prestes a construir uma residência sob medida em lote que adquiriu no Aldeia do Vale Lado Alto. “Sou gaúcho e morei por cinco anos na China. Quando vim para Goiânia eu conheci esse lugar, tenho amigos aqui. Tive uma sensação de liberdade que me faz sentir em paz”, declara ele, que é um amante das plantas. Ezequiel estava em busca de um local para firmar residência a longo prazo, que surpreendesse com a vista e o verde. "Tudo isso eu encontrei aqui". O empresário acredita que é preciso investir na qualidade de vida, por isso escolheu o Aldeia do Vale para morar. “Eu gosto de chegar do meu trabalho e deixar os problemas lá, ter o meu momento de relaxamento. Aqui tem muito verde, contato com a natureza, tem a hípica onde posso apreciar os cavalos e espaço para cultivar minhas plantas”, detalha ele que, antes mesmo de ter a casa pronta, deve se mudar para uma residência de aluguel dentro do condomínio para acompanhar de perto as obras de seu imóvel e já desfrutar dos benefícios do Aldeia do Vale.

Encanto

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Security code Atualizar