Brasil,

Combate ao coronavírus: startup brasileira disponibiliza plataforma gratuita para estudos de células do pulmão

A tecnologia permite personalizar o tipo e origem das células que vão ser estudadas, visando entender como o vírus da COVID-19 atua e como as medicações interferem na sua evolução

MatriWell™ - plataforma desenvolvida pela TissueLabs para fabricar barreiras epiteliais 3D in vitro.

Com a pandemia do coronavírus, há uma necessidade urgente da comunidade científica ampliar o seu conhecimento sobre o vírus e potenciais alvos terapêuticos, apesar dos diversos estudos sobre a eficácia de drogas já existentes. Diante deste cenário, a TissueLabs, startup da Incubadora USP/IPEN-Cietec, que atua na fabricação de órgãos e tecidos em laboratório, direcionou toda sua equipe científica para o desenvolvimento do MatriWell™, plataforma que permite estudar o COVID-19 no epitélio pulmonar, tecido afetado pelo vírus. A solução será distribuída gratuitamente aos pesquisadores que estão desenvolvendo estudos sobre a doença.

Como funciona

O MatriWell™, tecnologia tridimensional desenvolvida pela startup, possui matriz extracelular, tecido de suporte às células presentes no pulmão, permitindo que estas células fiquem expostas a um microambiente mimético, àquele encontrado no órgão dos pacientes. Além disso, a plataforma permite ao pesquisador personalizar o tipo e origem das células que serão estudadas.

Isso significa, por exemplo, que será possível utilizar células de pacientes com outras comorbidades como, asma e DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica), para criar tecidos tridimensionais personalizados, possibilitando compreender como o vírus atua nestes casos específicos e como as medicações utilizadas por esses pacientes interferem na evolução da COVID-19.

De acordo com Gabriel Liguori, CEO da TissueLabs, as atuais plataformas disponíveis para pesquisas in vitro do coronavírus no epitélio pulmonar não conseguem replicar o tecido encontrado no pulmão humano. "De maneira geral, as culturas bidimensionais, tradicionalmente utilizadas na pesquisa biomédica, submetem as células a um microambiente muito diverso daquele encontrado no organismo. Isso leva centenas de novos compostos a serem submetidos a testes pré-clínicos e clínicos com baixíssima taxa de sucesso, desperdiçando recursos que poderiam estar sendo aplicados para o desenvolvimento de compostos com maior chance de êxito", afirma o pesquisador.

Para solicitar a plataforma, o pesquisador deve acessar o site https://www.tissuelabs.com/covid-19 e preencher o formulário de requerimento.

Sobre a TissueLabs

A TissueLabs é uma startup de biotecnologia incubada no Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia (CIETEC), incubadora de empresas de base tecnológica localizada na Universidade de São Paulo (USP). Desenvolve pesquisas na área de fabricação de órgãos em laboratório e comercializa insumos e equipamentos para suporte à pesquisa nas áreas de medicina regenerativa e engenharia de tecidos. Atualmente, a TissueLabs oferece soluções em 16 diferentes tecidos e órgãos para pesquisadores trabalhando nas mais diversas áreas do setor de ciências da vida.

Sobre o Cietec

O Cietec - Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia, fundado em abril de 1998, tem como missão incentivar o empreendedorismo e a inovação tecnológica por meio da criação, fortalecimento e a consolidação de empresas de base tecnológica. O Cietec apoia a transformação de conhecimento em produtos e serviços para o mercado, a inserção no ecossistema de inovação, a capacitação técnica e de comercialização, contribuindo para o aumento da competitividade no Brasil.

O Cietec é a entidade gestora da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica USP/IPEN, onde são conduzidos processos de incubação de empresas inovadoras, em diferentes níveis de maturidade. Nesses processos, são oferecidos serviços de apoio para demandas nas áreas de gestão tecnológica, empresarial e mercadológica, aproximação com o investimento-anjo, capital semente e venture capital, recursos de fomento público, além de infraestrutura física para a instalação e operação dessas empresas.

Sobre a Trama Comunicação

Entre as 20 principais agências brasileiras de comunicação, a Trama se destaca há 24 anos por criar projetos comunicacionais inspiradores que conectam, informam e engajam diversos públicos de forma alinhada à estratégia de negócios das organizações. Com um time de 35 profissionais e atualmente com mais de 40 clientes em seu portfólio, recebeu o Prêmio Aberje de Comunicação Integrada (São Paulo), ganhou o Prêmio Internacional Lusos na categoria prata de relações públicas; foi indicada como uma das 13 agências de mais alto nível em qualidade e excelência de serviços na opinião de seus clientes, na pesquisa "Agência de Confiança", realizada pela Revista Negócios da Comunicação. É associada ao Instituto Ethos, Aberje e Abracom.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS