Brasil,

brMalls reúne especialistas para ajudar pequenas empresas a enfrentarem crise provocada pela Covid-19

Série de webinars faz parte do programa "Juntos pelo Varejo", desenvolvido pela companhia para auxiliar varejistas durante o período do novo Coronavírus no país

O cenário de isolamento social, com o comércio restrito às atividades consideradas essenciais, atingiu em cheio o varejo no Brasil. Com as lojas e centros de compras fechados, seguindo determinações do poder público, os empreendedores vêm enfrentando o desafio de manter suas operações durante a pandemia. Para colaborar com informações sobre o setor e divulgar boas práticas já adotadas no mercado, a brMalls lançou um canal de webinars com a participação de executivos e especialistas, que compartilham suas experiências e recomendações. Essa é a primeira de uma série de iniciativas do programa “Juntos pelo Varejo”, cujo objetivo é apoiar os pequenos e médios varejistas nesse momento desafiador, por meio da implementação e curadoria de conteúdos que agreguem valor aos lojistas.

Sendo um dos setores que mais emprega no país, o varejo ainda busca entender quais medidas podem implementar em relação aos seus quadros de funcionários durante o período de interrupção das operações. Por isso, na próxima segunda-feira (13), às 18h, a brMalls promove o webinar com o tema “Como conduzir as relações trabalhistas no cenário atual?”. O encontro virtual contará com a participação dos advogados Domingos Fortunato, sócio no Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr. e Quiroga Advogados; Cibelle Goldfarb, sócia no Barbosa, Müssnich & Aragão Advogados; e Renata Rouchou, Diretora de Expansão da Casa Bauducco. O debate será mediado por Claudia Lacerda, Diretora Executiva Jurídica da brMalls. Entre os assuntos a serem abordados pelos especialistas, destacam-se as Medidas Provisórias editadas pelo Governo Federal, que impactam de forma direta a relação empregador e empregado.

A sessão inaugural dos webinars foi dedicada ao tema “Gestão de Caixa em Tempos de Crise” e reuniu Donato Ramos, Diretor Executivo da Imaginarium, diretor do Grupo Uni.co, sócio da Squadra Investimentos e mentor Endeavor; e Gustavo Brigagão, sócio fundador do escritório Brigagão, Duque Estrada Advogados, e Presidente da Associação Brasileira de Direito Financeiro. Durante a transmissão ao vivo, os dois executivos compartilharam sugestões sobre como manter fluxo de caixa saudável e quais tributos priorizar ou postergar no atual momento. A mediação foi do Diretor Financeiro e de Relação com Investidores da brMalls, Derek Tang.

“Sabemos o quanto o negócio dos nossos parceiros está sendo impactado e acreditamos que, por meio da união e da colaboração, será possível superarmos esses desafios”, avaliou Tang.

Durante o webinar, Gustavo Brigagão fez um alerta aos lojistas para não deixarem - em qualquer circunstância - de efetuar o pagamento do imposto de renda na fonte, da contribuição previdenciária e do ICMS sobre a substituição tributária. Segundo o especialista, esses “são tributos onde o devedor é a pessoa de quem você retém o tributo. Quando você retém e não passa aos cofres públicos, no entendimento da legislação penal, você está se apropriando desse valor indevidamente”. Por outro lado, o advogado orientou sobre a possibilidade do adiamento da quitação de tributos já diferidos pelo governo, como aqueles associados ao Simples Nacional, contribuições do Sistema S, ICMS e ISS de acordo com o município.

A atenção às ações do governo também é estratégia para usufruir ao máximo de medidas que possibilitem o gerenciamento do fluxo de caixa nesse período de atividade comercial limitada. Para Donato Ramos, quem puder deve antecipar recebíveis e negociar com fornecedores e bancos para postergar pagamentos e obter recursos. A medida pode contribuir para superar a crise e criar uma estratégia de retomada gradual. “Os varejistas devem ter como foco principal a manutenção de sua sustentabilidade nesse período de operação sem receita. Recomendo que preservem as relações com o time, fornecedores e instituições financeiras para o pós-crise. É fundamental que busquem esse diálogo com transparência e honestidade”, afirmou o executivo.

Essa não é a primeira iniciativa de apoio a lojistas realizada pela brMalls. Em parceria com a Endeavor, a companhia criou há dois anos o brMalls Partners, maior programa de aceleração de empresas do varejo em atividade no país.

Para Jini Nogueira, Diretora Comercial da brMalls, ações como o Juntos pelo Varejo “reforçam o compromisso da brMalls em compreender com mais profundidade as reais dores do lojista, estando próxima para contribuir com conteúdo relevante no momento em que ele mais necessita de apoio”.

Sobre a brMalls

A brMalls é referência no setor de varejo no Brasil, com participação em 31 shoppings centers relevantes nas cinco regiões do país. Orientada pela inovação e com o propósito de transformar seus espaços em destino de felicidade e oportunidade, a companhia busca promover - com um mix diversificado - a melhor experiência ao consumidor e gerar resultados sólidos e de longo prazo para lojistas e investidores.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo